Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Teatro infantil, brincadeiras do Tio Paulinho, ensaio do Olodum, banda Didá e O GRINGO: domingo (18), no Pelô, com programação para todas as idades

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DESTA SEGUNDA (19):

O domingo (18) no Pelourinho envolveu um público numeroso em torno  do projeto Verão na Bahia: Um Estado de Alegria, que promoveu uma programação diversa e pensada para todas as idades. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), movimentou o Centro Histórico com atividades para crianças e seus familiares – conduzidas por Tio Paulinho, o espetáculo infantil “Menino Rei”, do projeto Pelô em Cena, além das apresentações musicais da banda Didá, do bloco Olodum, e de O Gringo.

A força percussiva dos tambores do Olodum, legado do Mestre Neguinho do Samba, tomou conta do Largo do Pelourinho, que ficou lotado durante o ensaio de verão. Em 2026, a banda leva para o Carnaval o tema “Máscaras Africanas: Magia e Beleza”, celebrando a ancestralidade e a diversidade e riqueza da cultura de matriz africana. O presidente do Olodum, Jorge Rodrigues, ressaltou a paixão e lealdade do público que acompanhou o movimento ao longo do tempo e avaliou “o tema desse ano aborda a magia, a alegria e as diferentes histórias dos povos africanos”.

Os tambores também ecoaram no Largo Tereza Batista com a apresentação da banda Didá, que encantou o público com a sua potência musical e por ser uma orquestra percussiva executada por mulheres. Baiana e moradora da Austrália, Maiana Sena falou da emoção em acompanhar de perto a apresentação: “É um prazer estar aqui no Pelourinho. Sou bailarina e moro há 15 anos na Austrália. Poder estar de volta à Bahia e assistir à Didá é um presente divino. Ver mulheres que representam a cultura da Bahia para o mundo inteiro é emocionante”, destacou.

MENINO-REI – Com muita brincadeira, ludicidade e interação, o Pelourinho também abriu espaço para o público infantil aproveitar o verão. Com jogos, gincanas e distribuição de brindes, Tio Paulinho comandou a festa no Largo Pedro Archanjo.

Já o espetáculo infantil “Menino Rei”, sob direção de Matheus Ambrozi, foi apresentado no Largo Pedro Archanjo. Com uma dramaturgia que se desenvolve por meio de danças e narrativas afrorreferenciadas, levou ao palco uma jornada de pertencimento e autoafirmação, apresentando de forma poética sonhos, símbolos e elementos da mitologia afro-brasileira relacionados ao orixá Omolu. A peça enfocou temas como maternidade, adoção e identidade.

O artista Alexsandro Palmeira, integrante do elenco, destacou a alegria da troca com o público infantil: “Trocar com as crianças é uma preciosidade, inspira um afeto muito grande. ‘Menino Rei’ traz essa grandiosidade das crianças em muitos aspectos. Agradeço à Secult pelo espaço  e pela difusão de diversas linguagens artísticas por meio do Pelô em Cena”.

É O GRINGO DO PISEIRO! – Vindo do município de Conde, integrante do território de identidade cultural Litoral Norte e Agreste baiano, O Gringo animou o Largo Pedro Archanjo com um repertório que valoriza tradições nordestinas, como a cultura do vaqueiro. O artista comentou sobre a alegria de realizar seu primeiro show-solo no Pelourinho: “Estar aqui representando a nossa cultura é motivo de muita alegria, com muito ‘desmantelo’, piseiro, toada e vaquejada pra animar nosso público e vamos pra cima pronto, preparado e querendo”, declarou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DESTA SEGUNDA (19):

  • RUAS DO PELOURINHO

Atração: Gal do Beco
Convidado: Lado C do Samba
19h
Gratuita

  • LARGO TEREZA BATISTA

Atração: Vem Dançar Verão – Aula de Pagode baiano
Com os professores Hainer Souza e Ian Peterson
18h30
Gratuita

  • LARGO PEDRO ARCHANJO

Atração: Orquestra Sisaleira
19h
Gratuita

  • PRAÇA DAS ARTES MESTRE NEGUINHO DO SAMBA

Atração: Cortejo Afro
21h
Meu Bilhete

_

Imagens: Lucas Santa Bárbara

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *