O Império. Por Arthur Andrade Leal
A Globo é mais que uma rede, é um estado paralelo. Ela é a parte visível do Império dos Marinho. O faturamento global desse monstro é maior que o PIB de 35 países. Os Estúdios Globo, antigo Projac, no Rio, é o dobro do tamanho do Vaticano. O trânsito interno é por veículos elétricos desses usados em campos de golfe.
Tem restaurantes famosos internamente e bandejão pra galera. Postos de saúde, farmácia, agências bancárias, academias, estação de tratamento de água e esgotos, 100% de energia renovável, uma cidade mais organizada que muitas brasileiras. Por ali circulam cerca de 15 mil pessoas por dia. Estive algumas vezes ali e posso dizer que é sufocante, assustador. Para entrar nem precisam tirar sua roupa, os equipamentos de segurança captam até a cor dos pentelhos.
Realmente, o país não tem ideia do que significa o conglomerado dos Marinho. São mais de 100 empresas, desde as áreas de comunicação ao agronegócio, passando por Petshops, bancos fintechs e vários satélites que deixam o PCC e o CV vermelhos de vergonha.
Esse império comanda o Rio de Janeiro e São Paulo e Minas e….a direita. O governador Claudio Castro é um dos seus office boys. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é outro, todos de joelhos para o grande patrão. Há vários ajudantes espalhados pelo país, vários presos por falcatruas e muitos soltos roubando o que podem, os velhinhos aposentados que o digam.
A Previdência do Rio, dos velhinhos cariocas, foi surrupiada por esses bandidos abençoados pelo plim plim em mais de 2,5 bilhões de reais. Outras previdências também perderam seus ativos.
Somando tudo… ninguém sabe o tamanho do rombo.
A Polícia Federal começou a desbaratar a quadrilha cheia de larápios indicados por Cláudio Castro com a bênção dela, claro! Logo outros indicados por Tarcísio, Zema, Alcolumbre, Hugo Mota, Arthur Lyra etc serão revelados pela PF.
Por isso o império está doidinho. Seus boys and girls nas peças de propaganda que chamam de jornalismo andam assanhados. Precisam mudar o cenário, encontrar formas de distrair e ampliar o número de distraídos. Usam Moraes, usam Tofoli, usam Lula, usam até Wagner Moura para distrair. Sim, o Globo de Ouro caiu como uma luva para tirar a atenção do país para as bandidagens. Logo as atenções se voltaram para o prêmio divulgado com estardalhaço pelo portal G1 e outros veículos do sistema. E o Banco Master?
Antro de lavadores profissionais, ladrões e escroques, o Banco Master entrou no campo de blindagens do império. Mestre em desvios acima dos bilhões, por isso Master, o banco recebeu todos os dinheiros dos velhinhos, de governos, de prefeituras… que subitamente, por volatilidade dos mercados, sumiram.
Volatilidade dos mercados é no popular, meteram a mão. E quem está metido até o talo nessa banca de jogo de animais gigantes (o bicho é fichinha) é ele, o sistema. Sempre ele. Por isso, precisam derrotar Lula, esse presidente indesejado, sem curso superior e com um dedo a menos que está enfrentando, com seu jeito chinês-pernambucano de ser, o império.
Arthur Andrade Leal é Jornalista e Baiano
