Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Teatro Vila Velha abre inscrições gratuitas para seleção  de  espetáculos do Interior da Bahia na 6ª edição da Mostra Teatro de Cabo a Rabo

3 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Integrando a programação do projeto O Vila Ocupa o MAB, as apresentações serão no mês de abril, no Museu de Arte da Bahia 

Artistas, grupos e coletivos artísticos oriundos do Interior da Bahia têm até o dia 08 de fevereiro para inscrever propostas de apresentações de espetáculos teatrais na  6ª edição da Mostra Teatro de Cabo a Rabo, realizada pelo Teatro Vila, desde 2002, com o objetivo de  promover o intercâmbio com a produção contemporânea dos diversos territórios de identidade do estado.  

Na edição do ano passado, o projeto homenageou os 30 anos do Teatro Popular de Ilhéus, que apresentou o espetáculo “Borépeteĩ.Uno”, e também montagens das cidades de Vitória da Conquista (Grupo Finos Trapos), Feira de Santana (Cia. ÚNICA de Teatro) e Vale do Capão (Oca das Artes/Ninha Almeida). A Mostra também é um espaço formativo e de debates sobre o fomento, a difusão e valorização da cena teatral interiorana. 

A proposta seleciona 04 grupos/coletivos de teatro sediados há mais de 2 anos no interior do estado da Bahia, de outros municípios que não sejam a capital Salvador. O grupo/coletivo selecionado deverá ter disponibilidade para participar da mostra entre os dias 08 e 12 de abril de 2026. A permanência será de até 6 dias. O regulamento completo com todas as informações pode ser acessado no link: http://bit.ly/4k5SyB7.

As inscrições acontecem virtualmente, por meio do formulário eletrônico disponível em http://bit.ly/4qYBdfS  . 

Pessoas interessadas em descobrir e pesquisar mais sobre a história da Mostra Teatro de Cabo a Rabo, podem acessar a página do Vila na plataforma Issuu https://issuu.com/teatrovilavelha, lá estão disponíveis livros e publicações sobre este projeto e muitos outros. São mais de 60 anos de história! 

A sede do teatro encontra-se em fase de requalificação para criação de acessibilidade arquitetônica. A obra é realizada pela Prefeitura de Salvador/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com supervisão da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop) e da Fundação Mário Leal Ferreira. O projeto arquitetônico é assinado pela A+P Arquitetos Associados.

Para seguir a programação e o seu movimento de conexão, o Teatro Vila Velha ocupa o Museu de Arte da Bahia com o apoio financeiro do IPAC, fortalecendo os espaços culturais da cidade.

Para ficar atualizado e bem informado sobre todos os eventos e projetos, acesse o instagram @teatrovilavelha e acompanhe as novidades da programação. 

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

+ SOBRE  A MOSTRA TEATRO DE CABO A RABO 

O projeto Teatro de Cabo a Rabo já circulou por grande parte do interior da Bahia, em diferentes edições. Apenas no primeiro ano, realizou oficinas diversas e apresentou espetáculos em Madre de Deus, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Camaçari, Alagoinhas, São Francisco do Conde, Feira de Santana, Rio de Contas e Bom Jesus dos Pobres. E, mais importante, conectando grupos dessas cidades entre si, numa mostra no Teatro Vila Velha. Muitos deles criaram circuitos entre suas cidades e voltaram a Salvador, cumprindo temporadas no Vila ou em outros teatros, como o Teatro Popular de Ilhéus e o grupo NATA, de Alagoinhas.

SOBRE O TEATRO VILA VELHA

Com mais de 60 anos de história (completados em 31 de julho de 2024), o Teatro Vila Velha é um dos mais importantes e inovadores espaços de difusão artística do Brasil. Fundado em 1964 pela Sociedade Teatro dos Novos, está localizado no Centro de Salvador BA. Tem como missão fomentar a criação artística coletiva e comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. O Vila mantém intensa programação presencial e virtual, tem seus próprios programas de formação artística – a universidade LIVRE, que já revelou grandes nomes da arte nacional, e o Pé de Feijão que inicia crianças, adolescentes e professores no universo das artes da cena – e recebe espetáculos e artistas do mundo inteiro. Atualmente, o Vila começa a passar por uma reforma financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, deu início ao programa ‘O Vila Ocupa a Cidade’, uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha atuante e presente, ao longo de 2024 e 2025, em diversos outros teatros e espaços culturais. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *