Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

“Protesto do sorriso”: Ministereo Público saúda Yemanjá e celebra 21 anos na Praia da Paciência

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

A Orla do Rio Vermelho foi tomada pela música reggae e suas variações, vinis, caixas de som e abraços coletivos nesta segunda-feira (2), na Praia da Paciência, com mais uma edição do já tradicional “Ministereo Público Sound System Saúda Yemanjá”, que celebrou 21 anos de história. Em meio às oferendas, aos barcos no mar e ao branco predominante das roupas, o paredão de som comandado pelo coletivo Ministereo Público transformou a praia em um grande baile ao estilo jamaicano, sem perder a baianidade e a devoção à Rainha do Mar.

O evento integrou a programação do projeto Verão na Bahia. Um Estado de Alegria, realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), reafirmando o sound system como linguagem artística e ferramenta de celebração das culturas de matriz africana.

O palco montado à beira-mar recebeu uma diversidade de convidados que dialogam com a cultura sound system e com a trajetória do Ministereo Público: Russo Passapusso (BaianaSystem), Vandal, B Negão, DJ Lys Ventura, DJ Leandro Vitrola, DJ Magrão, o MC Paulo Balla, o coletivo Vidas Negras SoundSystem e os engenheiros de som Arygil e Buguinha Dub. Entre graves potentes e seleções de reggae, dancehall e dub, o baile construiu uma trilha sonora que mesclou espiritualidade, protesto, afeto e dança, em sintonia com o mar que recebia flores e pedidos.

“PROTESTO DO SORRISO”: ARTISTAS CELEBRAM 21 ANOS DE BAILE

Nos bastidores e no meio da multidão, as falas dos artistas convidados dimensionaram a força simbólica e afetiva do evento. O cantor Vandal, que tem parte de sua trajetória ligada ao coletivo, destacou o caráter de resistência e continuidade da iniciativa. “Estamos aqui, em mais um ano, ou seja, 21 anos desse evento que o Ministereo Público faz esse abraço à coletividade musical que a gente tem. E o mais importante disso tudo é que as pessoas entendam que todos os movimentos populares, que foram feitos com muito suor e muita guerra, eles se perpetuam com todo tipo de apoio possível”, comentou o músico, referindo-se à devida importância do apoio destinado pela SecultBA para realização do evento.
Vocalista do BaianaSystem, Russo Passapusso reforçou a dimensão espiritual e política do encontro entre reggae, mar e devoção. “Abrindo um portal maravilhoso dentro do calendário de festas religiosas, Ministereo Público 21 anos, 21 anos de pessoas que moram na Boca do Rio, na Liberdade e em vários bairros da cidade, que se encontram para montar as caixas de som aqui e saudar Iemanjá pela cultura do reggae, que é uma cultura que traz paz, mensagem e conscientização”, registrou Passapusso.
Em sua fala, Russo também saudou compositoras e compositores do reggae e do samba-reggae na Bahia, lembrando nomes como Lazzo, Edson Gomes e Dionorina, e definiu o espírito do evento como um “protesto do sorriso”, em que luta e alegria caminham juntas.

“PARTE DA DEVOÇÃO”: A FESTA PELOS OLHOS DO PÚBLICO

Quem acompanha o baile ano após ano sabe que a tarde da Praia da Paciência já faz parte do calendário da festa de Iemanjá. A professora Marília Fagundes, moradora da Ribeira, relaciona diretamente a celebração sonora à sua forma de adorar a Rainha do Mar. 
“Eu acompanho os meninos desde a época da Zauber, quando pouca gente em Salvador acompanhava e valorizava o sound system. Isso daqui pra mim também faz parte da devoção a Iemanjá, pois é nossa cultura produzir música, dança e afeto através da festa. O importante é sempre manter o respeito ao mar, à natureza, são esses locais que nos mantêm vivos em diversos aspectos”, ressaltou Marília Fagundes, que foi para Praia da Paciência com as amigas e o namorado.
Para quem veio de fora, o encontro entre som e fé também marca a memória, como é o caso do turista João Augusto Macedo, de Fortaleza (CE), que participou pela primeira vez do evento. “Eu já tinha vindo aos festejos de Iemanjá em outros anos, mas nunca tinha participado desse evento. A sintonia entre música, praia e dança é surreal, certamente virei em outras oportunidades, está sendo um dos dias mais especiais nessas minhas férias em Salvador” comemorou, ele que é enfermeiro em sua cidade natal.

MINISTEREO PÚBLICO SOUND SYSTEM SAÚDA YEMANJÁ

Entre famílias, grupos de amigos, adeptos de religiões de matriz africana, turistas e frequentadores assíduos da cena do reggae, o baile colocou, novamente, a Praia da Paciência como espaço de convivência, respeito às tradições e celebração da cultura de rua jamaicana.
Ao completar 21 anos, o “Ministereo Público Sound System Saúda Yemanjá” reafirma seu lugar como um dos momentos mais simbólicos da Festa de Iemanjá em Salvador, conectando o sagrado e o profano, o mar e o asfalto, a memória ancestral e a invenção sonora que segue pulsando na cultura baiana.  

Fundado em 2005, o Ministereo Público Sound System é o primeiro sound system da Bahia e um dos coletivos mais importantes do país no gênero, com trajetória marcada por eventos próprios, como o próprio “Saúda Yemanjá”, as Quintas Dancehall e o Arena Sound System , e por parcerias com artistas nacionais e internacionais.
Atualmente, o coletivo é formado por DJ Raiz, DJ Pureza e o dubmaster Regivan Santa Barbara. Ao longo desses 21 anos de baile em homenagem a Yemanjá, o projeto consolidou a Praia da Paciência como ponto de encontro de DJs, MCs, técnicos de som, colecionadores de vinil e público diverso, que reconhece no paredão uma extensão da história do reggae e do sound system na Bahia.  

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *