Trinca do Samba Canta o Samba da Bahia com Walmir Lima, Gabriela Lima e Belpa
O Carnaval de Salvador segue nos presenteando com encontros memoráveis e oportunidades únicas; como o projeto artístico-musical “Trinca do Samba”, composta pelo cantor, compositor e poeta do samba baiano, Walmir Lima e as cantoras Belpa e a própria filha do artista, a também cantora Gabriela Lima. O projeto nasceu no carnaval de 2025 com o intuito de homenagear em vida Sr. Walmir Lima, sambista baiano que no auge dos seus 94 anos segue marcando a memória da comunidade do samba com suas canções poéticas, viscerais e perfiladas pela ancestralidade negra e religiosa da cidade de Salvador.
Em 2026, o projeto “Trinca do Samba – Canta o Samba da Bahia”, irá reviver os clássicos do samba, homenageando não só os artistas como também as composições tanto ancestrais quanto contemporâneas que fazem da Bahia um celeiro de arte e cultura popular.
O show está marcado para o dia 16 de fevereiro (Segunda-feira de Carnaval), às 19h30min, no Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho. No auge de sua idade pujante, Walmir Lima segue encantando baianos e turistas com toda sua lucidez e alegria em integrar um projeto especial que tem dado mais sabor e significado a sua vida.
A Direção Musical do projeto é assinada pelo conhecido maestro Marcos Bezerra, a banda formada por experientes músicos e musicistas da cena cultural; Jubiraci Bastos no violão; Geovana Franco no cavaquinho; Indira Dourado no sax e flauta; Antenor Cardoso na bateria, Poliana Coelho e Yago Luis na percussão. A idealização e coordenação geral do projeto é assinada por Janaina Costa que conta com um time de assistentes e técnicos comprometidos e alinhados com o samba e suas variações rítmicas.
Sobre Walmir Lima
Oriundo de uma família musical e de uma geração de grandes mestres sambistas como Batatinha, Panela e Tião Motorista, Walmir Lima, com uma trajetória de mais de 50 anos, é conhecido nacionalmente por composições de sambas enredos para agremiações carnavalescas como Filhos do Tororó, Amaralina, Filhos da Liberdade, dentre outras. Já animou muitos Carnavais, em blocos tradicionais como Mercadores de Bagdá, Os Internacionais, Os Corujas e Alerta Mocidade, atualmente Alerta Geral. Pouco a pouco seu talento foi se disseminando por todo território nacional, levando-o até a terras estrangeiras com turnês nos Estados Unidos e Europa. Sua obra é marcada por grandes sucessos como “Ilha de Maré”, na voz de Alcione, “Dindinha Lua”, gravada por Beth Carvalho e “Samba, Canto Livre de Um Povo”, interpretada por Ederaldo Gentil.
Sobre Belpa
A artista Belpa apresenta uma proposta musical inovadora, ousada e recheada de variações rítmicas que valorizam as raízes brasileiras. Entoando em seu set list clássicos da MPB, bossa nova e samba, ela não perde de vista sua pluralidade contemporânea, que vem lhe permitindo abrir portas do mundo da música em diversas vertentes, gêneros e sensações.
Sobre Gabriela Lima
E em 2017, Gabriela fez a sua primeira participação solo puxando o Bloco Só Samba de Roda no Furdunço e Fuzuê, nas ruas do Pelourinho e no Circuito Osmar. O ano também foi de sua estreia em estúdio, quando gravou seu primeiro CD cantando sambas do compositor Osvaldo Bomfim, Alberto Fonseca, Walmir Lima, e de sua própria autoria. Desde 2020 trabalha na produção de seu terceiro álbum.
SERVIÇO
O que: Show “Trinca do Samba – Canta o Samba da Bahia”
Com Walmir Lima, Belpa e Gabriela Lima
Onde: Largo Quincas Berro D’Água (Pelourinho)
Quando: 16/02 (Segunda de Carnaval), às 19h30min | Gratuito
