“Receba!” é único filme baiano na competitiva nacional do Panorama Internacional Coisa de Cinema
Depois de ser confirmado como único longa-metragem baiano na competição do tradicional Cine PE Festival Audiovisual, evento pernambucano que chega à sua 25ª edição neste mês de novembro, o filme “Receba!”, com direção de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna, é anunciado como também único representante da Bahia na Mostra Competitiva Nacional do 17º Panorama Internacional Coisa de Cinema. De 1º a 8 de dezembro, o mais antigo cinema de Salvador, agora nomeado Cine Metha – Glauber Rocha, abrigará o ciclo de exibições, que acontecerá também online.
Inteiramente rodado em Salvador, “Receba!” é um filme policial que apresenta Amadeu, um homem que precisa de dinheiro: ele e Gina, sua namorada, estão numa enrascada com agiotas. O destino lhe sorri quando o coloca de cara com uma bolsa recheada de um conteúdo tão valioso quanto ilegal, que ele acaba escondendo. Gina procura pelo amado e pela bolsa, mas ela não é a única à caça dessa fortuna. Também estão atrás de Amadeu e da bolsa roubada o perigoso chefe do crime local e seus melhores capangas – um policial corrupto com medo de sangue e sua parceira que está parando de fumar. Fechando o quebra-cabeça, um rapaz inocente que, na hora e no lugar errados, acaba no olho do furacão.
O roteiro, de Pedro Perazzo, é adaptado do livro “A Guerra dos Bastardos” (2007), da premiada escritora Ana Paula Maia. No elenco, estão importantes nomes das artes cênicas da Bahia, como Edvana Carvalho, Jackson Costa, Evelin Buchegger, Daniel Farias, Leandro Villa, Narcival Rubens, Tania Toko e Lúcio Tranchesi.
“Nossa inspiração são os filmes policiais, mas temperados com um humor involuntário regado ao absurdo que perpassa o cotidiano em Salvador”, comenta o codiretor Rodrigo Luna. “Nosso objetivo sempre foi realizar um filme que se comunicasse bem com o público. Um enredo empolgante, com reviravoltas. Mas, também, abordar assuntos atuais e pertinentes dos nossos tempos”, completa Pedro Perazzo. Juntos, a dupla também já assinou a direção do curta “Menino da Gamboa” (2014), selecionado para mais de 30 festivais pelo mundo.
“Receba!” tem produção das produtoras baianas Giro Planejamento Cultural e Ideograma, em parceria com Vatapá Produções e BuhFu Filmes, e sua equipe é também majoritariamente da Bahia. A fotografia é de Matheus da Rocha Pereira, trilha sonora de Andrea Martins e Ronei Jorge, montagem de Renato Gaiarsa e produção executiva de Flávia Santana e Isolda Libório. A obra foi realizada com recursos do Fundo de Cultura da Bahia e do Fundo Setorial do Audiovisual, através do edital de Arranjos Regionais da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
RECEBA!
Direção: Pedro Perazzo e Rodrigo Luna
Brasil, 2021. Longa-metragem de ficção. Policial. 81 min. Classificação indicativa: 14 anos.
SINOPSE: Amadeu precisa de dinheiro, ele e Gina, sua namorada, estão numa enrascada. O destino lhe sorri quando encontra uma bolsa recheada com uma pequena fortuna, que ele acaba escondendo. Agora, Gina precisa descobrir onde Amadeu guardou a bolsa. Mas ela não é a única nesta caçada.
