Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Gratuito: Nariz de Cogumelo leva Arte e Alegria para praças do Subúrbio Ferroviário de Salvador

3 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Grupo de palhaçaria se apresenta neste sábado e domingo (02 e 03 de maio) na Praça São Braz, em Plataforma, com os espetáculos “Clássicos: o filme” e “É das palhaças que eles gostam mais”

O grupo Nariz de Cogumelo (@narizdecogumelo) realiza, uma nova circulação de espetáculos em praças e espaços públicos do Subúrbio Ferroviário de Salvador todos os Sábadose Domingos até dia 17 de Maio. A programação integra o projeto “Nariz de Cogumelo no Subúrbio Ferroviário” e leva ao público apresentações gratuitas de palhaçaria, reafirmando o compromisso do grupo com a democratização do acesso à arte e a ocupação dos espaços públicos da cidade.

Ao longo de cinco finais de semana consecutivos, o grupo apresenta os espetáculos “Clássicos: o filme”, aos sábados, e “É das palhaças que eles gostam mais”, aos domingos, sempre às 16h. A circulação passa por bairros como Paripe, Periperi, Plataforma, São João do Cabrito e Coutos, ampliando o acesso à produção artística e promovendo encontros diretos entre artistas e público.

Em cena, o Nariz de Cogumelo reúne Diogo Flórez, Laili Flórez e Luiza Bocca, que conduzem as apresentações com a linguagem da palhaçaria e da comicidade promovendo interação com o público. A circulação conta ainda com a participação de artistas convidados, como o músico Estevam Dantas, presente em ambos os espetáculos, além de Geovane Nascimento, que integra “Clássicos: o filme”, e Diana Ramos e Milena Pitombo, que participam de “É das palhaças que eles gostam mais”.

Além das apresentações, o projeto também incorpora ações de acessibilidade em duas datas da programação, com recursos de audiodescrição e tradução em Libras, ampliando o acesso de pessoas com deficiência às atividades culturais.

CLÁSSICOS: o filme

No espetáculo “Clássicos: o filme”, o picadeiro se transforma em um set de cinema, onde três palhaços enfrentam o desafio de realizar seu primeiro filme. Entre improvisos, erros e acertos, a montagem revisita números clássicos do circo a partir de uma linguagem contemporânea, explorando o humor físico e a relação direta com o público.

É DAS PALHAÇAS QUE ELES GOSTAM MAIS

Já em “É das palhaças que eles gostam mais”, o grupo apresenta uma comédia que reúne números tradicionais de circo e cenas autorais, destacando o protagonismo feminino na palhaçaria. Com humor leve e irreverente, o espetáculo constrói uma relação de proximidade com o público e reafirma a potência das mulheres na comicidade.

O projeto “Nariz de Cogumelo no Subúrbio Ferroviário” foi contemplado pelo edital Chamadão das Artes Cênicas, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Salvador.

SERVIÇO:

Projeto Nariz de Cogumelo no Subúrbio Ferroviário – circulação de espetáculos
De 18 de abril a 17 de maio de 2026
Horário: 16h
Onde: Praças e espaços públicos do Subúrbio Ferroviário de Salvador
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuito

——————-

Programação

Plataforma

Local: Praça São Braz
02/05 (sábado) – Clássicos: o filme
03/05 (domingo) – É das palhaças que eles gostam mais
Acessibilidade: Audiodescrição e Libras (02/05)

São João do Cabrito
Local: Quadra Av. Beira Mar (Rua Sá de Oliveira, 653)
09/05 (sábado) – Clássicos: o filme
10/05 (domingo) – É das palhaças que eles gostam mais

Coutos
Local: Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360°
16/05 (sábado) – Clássicos: o filme
17/05 (domingo) – É das palhaças que eles gostam mais
Acessibilidade: Audiodescrição e Libras (17/05)

——————-

SOBRE: O Grupo Nariz de Cogumelo nasceu em novembro de 2006 com o intuito de pesquisar a arte da palhaçaria. No início de 2008, o grupo decidiu aventurar-se no campo da arte de rua, levando para praças públicas números tradicionais de palhaçaria e circo. Com o aprendizado na técnica e a recepção do público, o Nariz de Cogumelo passou a desenvolver releituras particulares de cenas clássicas e números próprios, que resultaram em cinco espetáculos para rua e três para Cabarés. Hoje, o grupo é composto por duas palhaças e dois músicos e consolida-se como uma das referências na palhaçaria em Salvador. O Nariz de Cogumelo apresentou em festivais de circo e teatro na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina (2013), Portugal (2016) e Chile (2024) e já foi contemplado com cinco prêmios FUNARTE, sete editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, dois editais da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador) e um edital do Ministério da Cultura.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *