Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Do sertão para Salvador! Guigga Maraká chega ao Festival Sangue Novo com mistura de música brasileira e cultura popular 

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Com uma trajetória construída entre a música brasileira, a cultura popular e as referências do sertão baiano, Guigga Maraká se junta a Rachel Reis, Céu, Juliana Linhares, Bia Soull e Zé Ibarra no line-up do Festival Sangue Novo – Ano VIII. O artista se apresenta no dia 17 de outubro, no Trapiche Barnabé, em Salvador.

O cantor, compositor e multiartista Guigga Maraká é uma das atrações confirmadas do Festival Sangue Novo – Ano VIII, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Trapiche Barnabé, em Salvador. Natural de Maracás, no sertão baiano, o artista sobe ao palco no dia 17, levando para a programação uma trajetória marcada pela música, pela cultura popular e pela atuação em diferentes linguagens artísticas.

A relação de Guigga com a música começou ainda na infância, aos 7 anos, quando passou a integrar como vocalista o Bloco Afro Filhos do Quilombo. Mais tarde, dividiu os vocais da Banda Me Leva com o pai, o cantor e compositor Sebastião Silveira, experiência que se estendeu por dez anos e contribuiu para a formação de sua identidade artística.

Com três álbuns lançados em parcerias, Guigga também teve composições gravadas por nomes como Chico César, Fatel, Dandara Modesto, Bruna Moraes, Conrado Pera e Selma Fernandes. A trajetória como compositor e intérprete também rendeu ao artista duas vitórias no Festival Nacional da Canção e o Prêmio Caymmi de Música de Melhor Intérprete na Categoria Show, em 2017.

Além da música, Guigga mantém uma atuação voltada à valorização da cultura e da memória de sua comunidade. Mestre em Memória Social pela UNIRIO, ele é criador do Teatro Casa da Borracha, no Povoado do Peixe, onde desenvolve atividades culturais junto à população local.

A experiência nos palcos também ganhou novos caminhos em 2024, quando Guigga passou a integrar o elenco do musical Torto Arado, baseado na obra de Itamar Vieira Junior, interpretando o personagem Severo. O trabalho lhe rendeu dois destaques de Melhor Ator Coadjuvante, concedidos pela Arte Oito e pelo site É Sobre Musicais.

No Festival Sangue Novo, Guigga Maraká  se junta às atrações já anunciadas Getúlio Abelha, Zé Ibarra, Rachel Reis, Céu, Juliana Linhares e Bia Soull. A oitava edição do festival propõe um encontro entre diferentes sonoridades, gerações e trajetórias da música brasileira.



O projeto tem patrocínio da Tim e do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda. Apoio ProCultura, com realização da Maré Produções Culturais.

SERVIÇO:

[Festival Sangue Novo VIII]

Local: Trapiche Barnabé –  Av. Jequitaia, 5 – Comércio, Salvador – BA;

Datas: 17 e 18 de outubro;

Ingressos: via Sympla.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *