VIVADANÇA exibe série de seminários Brasil-África-Brasil no youtube
Com curadoria do bailarino, coreógrafo e gestor cultural Rui Moreira e da diretora e coreógrafa Cristina Castro, a série apresenta 7 encontros virtuais com artistas africanos. A programação completa está disponível no site www.festivalvivadanca.com.br. O VIVADANÇA Festival Internacional reforça em sua edição comemorativa de 15 anos a ação “Conexão África”, para visibilizar e fomentar ainda mais o diálogo e o intercâmbio com
os artistas africanos e o público baiano e brasileiro. A série de seminários Brasil/ África/Brasil compõe essa iniciativa. Com curadoria do bailarino, coreógrafo e gestor cultural Rui Moreira e da diretora e coreógrafa Cristina Castro, a série apresenta 7 encontros virtuais com artistas africanos, centros técnicos nacionais e internacionais, artistas brasileiros, teatros e universidades federais do Brasil (UFBA, Unicamp, Universidade da Flórida, UFRGS, UFPEL, UFRJ e UFRB), Escola de Dança da Funceb, Conservatorio Munch/Paris, Teatro Vila velha, Alam/Cabo Verde e Balé Baião ( CE). Tendo como tema central “As danças que africanos dançam”, a proposta é perceber e refletir sobre o que há de África em nós? Somos africanos? Nessa perspectiva, é que o Seminário lança um conjunto de conversas nas quais nos perguntamos em que medida a produção artística brasileira e africana, bem como espaços de formação em dança, tem desdobrado os aspectos ligados às africanidades.
Dia 02/05
SEMINÁRIO BRASIL-ÁFRICA-BRASIL – Mesa: Mí ?o kodzo (Ewe) – Artistas e seus rituais de geração de conhecimento. Dia 02/05, às 14h, no canal oficial do VIVADANÇA no youtube.
Dia 03/05
SEMINÁRIO BRASIL-ÁFRICA-BRASIL – Mesa: Ndeup (Lebu Wolof) – Estudo das danças afros orientadas no currículo das universidades brasileiras – Parte 1. Dia 03/05, às 14h, no canal oficial do VIVADANÇA no youtube.
Dia 04/05
SEMINÁRIO BRASIL-ÁFRICA-BRASIL – Mesa: Ndeup (Lebu Wolof) – Estudo das danças afros orientadas no currículo das universidades brasileiras – Parte 2. Dia 04/05, às 14h, no canal oficial do VIVADANÇA no youtube.
SEMINÁRIO BRASIL-ÁFRICA-BRASIL – Mesa: Ndeup (Lebu Wolof) – Estudo das danças afros orientadas no currículo das universidades brasileiras – Parte 3. Dia 04/05, às 16h, no canal oficial do VIVADANÇA no youtube.
Dia 05/05
SEMINÁRIO BRASIL-ÁFRICA-BRASIL – Mesa: Roncó – Processos plurais de formação artística e cidadã. Dia 05/05, às 14h, no canal oficial do VIVADANÇA no youtube.
Dia 06/05
SEMINÁRIO BRASIL-ÁFRICA-BRASIL – Mesa: Malê de Balê – Espaço de formação comunitária: legado e suas contribuições na formação da dança. Dia 06/05, às 14h, no canal oficial do VIVADANÇA no youtube.
SEMINÁRIO BRASIL-ÁFRICA-BRASIL – Mesa: Terreiros Urbanos – Usinas de Formação. Dia 06/05, às 16h, no canal oficial do VIVADANÇA no youtube.
O VIVADANÇA Festival Internacional é uma realização da Baobá Produções Artísticas. O projeto foi selecionado pelo Edital Eventos Calendarizados com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Em 2022 o Festival conta com a parceria institucional da Embaixada França, Consulado da França, Instituto Francês, Cine France, Embaixada da Espanha, Instituto Cervantes, Solo Tanz Theater Festival, Instituto Cultural Peruano Norteamericano (ICPNA), Cia Mangrove, MID (Movimento Internacional da Dança), Solos na Rede, Teatro Vila Velha, SESC, Casa do Benin (Fundação Gregório de Matos), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e Shopping da Bahia.
