Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

“O programa fortalece as políticas de proteção ao patrimônio do estado”, diz superintendente da SecultBA, Alexandre Simões

2 minutos de leituraModo Leitura
Museu_Recolhimento_dos_Humildes

“O programa ‘Narrativas Patrimoniais’ da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) oferece mais espaço de diálogo e troca de informações, reunindo pesquisadores, estudantes, acadêmicos e produtores culturais para fortalecer as políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural baiano”. Com essas palavras, o superintendente de Promoção Cultural (Suprocult) da SecultBA, Alexandre Simões, destaca a importância do programa estadual ‘Narrativas Patrimoniais – Diálogo, Fomento e Qualificação’, que acontece amanhã (24), às 14h, no Convento dos Humildes, em Santo Amaro, no Recôncavo baiano.

O programa é coordenado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), com apoio da Suprocult, e foi aberto em Salvador no último dia 17 (maio/2016), no Palacete das Artes, um dos museus do IPAC. Depois de Santo Amaro, o programa segue para Jequié, Serrinha, Ilhéus, Palmeiras, Capim Grosso, Cachoeira e Cabaceiras do Paraguaçu. O objetivo é fornecer orientação técnica e estimular proponentes de projetos culturais. Podem participar produtores, agentes, ONG, estudantes, gestores, pesquisadores e outros profissionais interessados.

O ‘Narrativas’ auxilia os participantes a conhecerem projetos bem-sucedidos via linhas de financiamento da SecultBA/Suprocult/IPAC que contemplam os setores de museologia, arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural. “A parceria Suprocult/IPAC é fundamental já que a superintendência coordena o Sistema Estadual de Fomento e Financiamento da Cultura e as linhas de apoio do Fundo de Cultura”, diz o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, o ‘Narrativas Patrimoniais’ conta ainda com participação do ‘Bahia Criativa’, escritório público de suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, também da Suprocult.

PROGRAMÇÃONa programação de amanhã (24) em Santo Amaro, as palestras ‘O antes e o depois do tombamento e do registro especial’ com as gerentes de Patrimônio Imaterial, Nívea Santos, e a de Patrimônio Material do IPAC, Roberta Ventura. Depois, explanação sobre a restauração de bens móveis do Convento dos Humildes, com a gerente de Restauro (Cores) do IPAC, Káthia Berbert. Ao final, a apresentação de projetos bem-sucedidos do Fundo sobre ‘Samba de Roda’ com a proponente, Luciana Maria de Lima Barreto.

, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Compartilhar:

Mais lidas