Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Lançamento do livro Samba-Chula

Sexta-feira, 11/12/2015 às 21:00
| |
100 100 pessoas já visualizaram este evento
Lançamento do livro  Samba-Chula

O compositor baiano Roque Ferreira, 68 anos, é conhecido nacionalmente pelas mais de 400 canções gravadas por grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), mas há outra atividade que o artista exerce que poucos sabem: a de escritor. Em dezembro, ele lança um dos seus seis livros, Terreiros de Samba-Chula – uma abordagem etnográfica, histórica e social da música que os negros faziam nos partidos e engenhos de cana-de-açúcar do Recôncavo Baiano. A obra será lançada em um coquetel para convidados no dia 11, às 19h, na loja especializada em música brasileira Pérola Negra, nos Barris. Ao final, o artista promoverá uma roda de samba.

Para produzir o trabalho, iniciado em 2003, o autor pesquisou a origem do gênero por quatro anos, três deles enfurnado em cidades do Recôncavo – Cachoeira, Santo Amaro e São Francisco do Conde -, onde pesquisou o ritmo característico da região. “Foram quatro anos de produção e oito anos à espera de alguém que tivesse interesse em lançar o livro. Ele é resultado de uma imersão profunda no universo do samba-chula e da cultura negra baiana”, conta Roque Ferreira.

Foi o amigo e produtor cultural, Luis Claudio Nunes, que resolveu investir no projeto. “Sou um admirador antigo de Roque, morei no Recôncavo e já tinha interesse pelo tema. Tentei conseguir parcerias para editar e lançar o livro, mas não deu certo e resolvi bancar sozinho. As pessoas precisam ter acesso a esse material riquíssimo. O leitor terá em mãos uma verdadeira aula sobre a história do samba na Bahia”, diz Luis Claudio.

O livro chega ao mercado com preço médio de R$ 50 e traz ainda um cd com 70 sambas-chula característicos do Recôncavo, todas de domínio público. Segundo o compositor, inicialmente, a proposta era realizar uma pesquisa de campo, tendo como foco os principais grupos de samba e algumas sambadeiras da região.

“Buscava reunir o maior número possível de composições lítero-musicais de autoria anônima, obras que expressam a mais genuína poesia popular. No decorrer da pesquisa, no entanto, percebi que o samba-chula era muito maior. Trata-se de uma expressão cultural-religiosa-profana integrada não só ao candomblé e à cultura negra, mas resultado da convergência cultural de diversos povos”, explica.

Além deste trabalho, Roque Ferreira escreveu outros cinco livros, ainda não publicados. “Tenho três romances e dois livros de conto, mas a minha paixão mesmo é pesquisar a história do samba e da música popular. Estou sempre mergulhado em temas que possam render bons sambas e, por meio deles, divulgar a cultura da Bahia, o meu principal propósito como artista”, afirma.

Carreira

Natural do município de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo Baiano, Roque Ferreira já teve suas canções gravadas por grandes nomes da música brasileira como Clara Nunes, Maria Bethânia, João Nogueira, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Roberta Sá, Zélia Duncan e Teresa Cristina. Influenciado por grandes nomes como Ataulfo Alves, Noel Rosa, Pixinguinha, João da Baiana, Cartola e Candeia, o compositor passeia por diferentes ritmos como coco, maxixe, maracatu, ijexá, afoxé, samba-choro e samba de roda.

Suas letras retratam o modo de vida dos baianos (Encrespou o mar, Clementina, Garaximbola, Doce de Cajá), as festas populares (Festa de Reis, Abre Caminho) as comidas e a religiosidade (Oxóssi, Águas de Oxum, Cortejo, O Cavalo de São Jorge, Auto de Fé).

Apesar de se definir, essencialmente, como um compositor, Roque também já produziu dois álbuns em que, além de compor, assumiu os vocais. Em 2004, no cd solo Tem Samba no Mar, lançado pela gravadora Biscoito Fino. E em abril de 2015, quando lançou o cd Terreiros. Neste trabalho mais recente, que tem 13 canções inéditas, o compositor homenageia os terreiros de samba, capoeira e candomblé e busca resgatar a tradição do samba de roda produzido nos terreiros do Recôncavo Baiano. 

Informações adicionais

Valor - Não Informado

Contato -

Horário

Sexta-feira, 11/12/2015 das 21:00 às 01:59
 

Local

 

Categoria do evento

Compartilhar com amigos