Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Terreiros do Engenho Velho da Federação marcham contra a intolerância religiosa, pelo fim da violência e pela paz

2 minutos de leituraModo Leitura
Terreiros_do_Engenho_Velho_da_Federao

Na próxima terça-feira, 15, a partir das 15 horas, as comunidades de terreiros localizados no Engenho Velho da Federação realizam a XII edição da Caminhada pelo fim da violência, da intolerância religiosa, pela paz. O ponto de concentração é o final de linha do bairro onde fica o monumento em homenagem a Mãe Ruinhó.

 Vestidos de branco, sacerdotisas e sacerdotes das diversas matrizes das religiões afro-brasileiras saem às ruas para manifestar o seu repúdio contra o desrespeito à liberdade de culto assegurada pela legislação brasileira. A caminhada começou em 2004, quando terreiros do bairro começaram a ser alvo de ataques movidos por igrejas neopentecostais

 Esse ano a caminhada faz uma homenagem aos educadores com o tema: “Professoras e professores, alicerces e pilares da educação”. A ideia é destacar a importância destes profissionais na formação de uma cidadania ampla e contrária ao racismo, sexismo e outras formas de violência contra a dignidade humana..

 “Nesta XII Caminhada, reafirmamos a nossa luta pelo fim da violência, da intolerância religiosa e pela paz, exigindo uma educação que inclua a diversidade histórica e cultural de todos os segmentos civilizatórios que formam a sociedade brasileira, assim como o respeito ao princípio constitucional de estado laico”, diz um trecho do manifesto sobre a caminhada.

SERVIÇO

O que: XII Caminhada pelo fim da violência, da intolerância religiosa, pela paz.

Quando: Terça, 15 de novembro, a partir das 15 horas

Onde: Concentração a partir das 14 horas no final de linha do Engenho Velho da Federação, onde fica o monumento em homenagem a Mãe Ruinhó

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *