Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Facetas da Bahia

Sexta-feira, 05/08/2016 às 21:00
| |
7 7 pessoas já visualizaram este evento
Facetas da Bahia

Funcionando há alguns meses no Pelourinho, em “fase de preparação, de assentamento”, como diz o seu fundador, o fotógrafo internacional Alvaro Villela, a Triângulo – Galeria da Imagem abre oficialmente as suas portas na sexta-feira (5) se valendo da Bahia como principal atração.

Foi a paixão pela fotografia que levou Villela, nascido em Salvador, a fundar a Triângulo, uma espécie de empório que retrata, por via de imagens impressas, as muitas facetas de uma terra que respira história, cultura e diversidade.

O empreendimento nasceu da percepção de que Salvador precisava de um espaço que mostrasse a Bahia por vários ângulos, da gente à arquitetura, da natureza a seus muitos panos de fundo.

Não por acaso, a Triângulo encontra-se encravada no Pelourinho, um dos principais cartões postais da Bahia e que vive um processo de renascimento por conta de ações governamentais e privadas.

Como diz Vilella, quem visitar a Triângulo vai vivenciar uma experiência singular e se deparar com imagens de uma Bahia “tradicional, moderna e contemporânea”.

Na Triângulo é possível encontrar um acervo rico e diferenciado – uma verdadeira fine art photography – que traz a Bahia pelas lentes de consagrados artistas locais, nacionais e estrangeiros. Entre eles, destacam-se o próprio Alvaro Villela, Ana Lucia Mariz, Andrea Fiamenghi, Andrea Lavezzaro, Andrea Mendes, Akira Cravo, Christian Cravo, Cristina Cenciarelli, Danilo Barreto, Denise Perez, Guilherme Malaquias, Hirosuke Kitamura, Juliana Nakatani, Lu Brito, Lucia Guanaes, Marc Dumas, Marcelo Reis, Marcio Lima, Nelson de Castro, Ricardo Laba, Ricardo Sena, Ricardo Teles, Território da foto e Stephanie Foden.

Alvaro Villela, autor de livros como “A Natureza do Homem no Raso da Catarina” e “Careta, quem é você?”, acredita que a fotografia é um instrumento para expressar a visão criativa do artista, ou seja, define não só a sua preocupação estética na criação da obra, mas, também, o seu caráter artístico.

Os cuidados com as fotografias vão desde o processo produtivo, que conta com impressões em diversos tamanhos e formatos, com ou sem molduras, aos materiais com certificação de procedência. Além do mais, a Triângulo sugere que as fotos adquiridas sejam expostas em ambientes adequados com o objetivo de mantê-las preservadas.

Mais: as fotos possuem edições limitadas e fazem parte de uma apurada curadoria, assinada por Goya Cruz e Alvaro Villela, além de passarem por um processo de impressão, suporte e embalagem que atende ao mais rigoroso padrão internacional de qualidade.

Salvador, finalmente, tem uma galeria de arte retratando exclusivamente a Bahia. A Triângulo veio para ficar.

Foto: Alvaro Villela

Informações adicionais

Valor - Grátis

Contato -

Horário

Sexta-feira, 05/08/2016 das 21:00 às 02:59
 

Categoria do evento

Compartilhar com amigos