Festival Maré de Março abre inscrições para espetáculos baianos
Em comemoração ao Mês do Teatro e do Circo, o Festival Maré de Março abre inscrições para artistas baianos que desenvolvam espetáculos de rua nestas duas áreas, além de shows musicais que flertem com a linguagem teatral. Os interessados em participar da mostra devem se inscrever até a próxima quarta-feira (25), através da internet (clique aqui).
Dos 20 espetáculos que comporão a grade do festival, 11 foram convidados previamente e nove serão selecionados por meio de curadoria. Os já selecionados são: “O Segredo da Arca de Trancoso”, “O Castelo da Torre”, “Ruína de Anjos”, “O que de Você ficou em Mim”, “Dissidente”, “Rebola”, “Circocicleta”, “Bolero de 4”, “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”, “Canela Fina” e “Toada Crianceira”.
O Festival Maré de Março, reunirá 20 espetáculos, exclusivamente de rua, realizados em espaços alternativos, com foco na relação do teatro com a cidade. O festival conta com a participação de curadores de festivais nacionais e internacionais, debate e oficina de circulação nacional e internacional. Nesta edição, o festival dedica parte da sua programação ao público infantil. Nossa programação concentra-se em teatro e circo, mas poderá incluir também shows musicais que flertem com a linguagem teatral.
Trata-se de um festival voltado à produção baiana. Direitos autorais (SBAT, ECAD, etc) devem ser de responsabilidade do grupo ou artista selecionado. O Festival Maré de Março tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br