Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Abertas inscrições para oficinas técnicas do audiovisual para mulheres, pessoas trans e não-bináries

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Giro_Planejamento_Cultural_-_Joana_Giron_Flvia_Santana_e_Gabriela_Rocha_Foto_por_Taylla_de_Paula

Produção, roteiro, fotografia, figurino, direção de arte, som, montagem, direção: nas diversas funções do labor técnico e criativo no campo do cinema e do audiovisual, o projeto “Mostra Elas – Ações Formativas” abre inscrições para mulheres da Bahia, além de pessoas trans e não-bináries, interessadas em formação nestas áreas.

Treze oficinas se somam a um serviço de consultoria para roteiros de curtas e longas-metragens, compondo um ciclo que foca na capacitação e fomento à participação da mulher e transgêneres no mercado do audiovisual. Todas as turmas são online, gratuitas e ministradas por profissionais de reconhecida atuação, que realizam, em terras baianas, a assinatura feminina no setor cinematográfico. Para concorrer às vagas, é necessário preenchimento de formulário disponível no site www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas, onde as informações de datas, horários e minutas dos cursos, assim como os currículos das professoras, também podem ser encontradas.

A “Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres” teve sua primeira edição em 2017, em Salvador, e, desde então, vem desenvolvendo ações que têm como intuito proporcionar espaços de visibilidade, valorização, difusão e discussão a respeito da produção de filmes realizados por mulheres e da participação feminina no audiovisual. A proposta “Mostra Elas – Ações Formativas” é um desdobramento disso e vislumbra que mais mulheres possam criar e contar suas próprias narrativas através desta linguagem. Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) indicam que diretoras estão nos créditos de apenas 22% das produções brasileiras. Apesar de este registro apontar para um crescimento nos últimos anos, tal desigualdade reforça discursos e estéticas dominantes, que desprivilegiam diferenças, singularidades, desafios e transformações que constituem o mundo (re)pensado por elas.

É com este olhar que a Giro Planejamento Cultural, empresa soteropolitana gerida por um trio de produtoras culturais – Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron –, assume o desafio de estimular esta ocupação não apenas importante, mas necessária. Fortalecer o movimento social e político das mulheres também através da arte é um dos nortes da existência desta equipe. Em vista disso, o projeto, além das oficinas, vai ainda promover, até o mês de abril, cinco lives de debates sobre o tema e um mapeamento digital de mulheres profissionais do audiovisual baiano.

A “Mostra Elas – Ações Formativas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

TURMAS ABERTAS – Os períodos de inscrição das oficinas da “Mostra Elas – Ações Formativas” se dividem em quatro blocos, baseados nas datas das aulas de cada turma. Os cursos têm suas próprias rotinas e acontecem em dias e horários variados, conformando cargas horárias que variam de 6 a 20 horas. No total, 270 vagas são oferecidas, além de consultoria de roteiro para dois projetos de curtas e quatro de longas-metragens.

Até o dia 9 de fevereiro, estão abertas as inscrições para seis oficinas: “Direção de Documentário”, com Maria Carol; “Direção de Filme de Ficção”, com Viviane Ferreira; “Direção de Produção”, com Daiane Rosário; “Figurino”, com Diana Moreira; “Produção Executiva”, com Isolda Libório; e “Roteiro para Documentário”, com Tenille Bezerra.

Entre 2 e 16 de fevereiro, outras duas turmas serão lançadas: “Direção de Fotografia”, com Fanny Oliveira, e “Produção de Vídeo para Dispositivos Móveis”, com Fabíola Silva. Neste mesmo período, ficarão abertas as vagas para as consultorias de roteiro, que serão orientadas por Francine Barbosa.

Depois, de 16 de fevereiro a 2 de março, ocorrem as candidaturas para “Captação de Som para Cinema e TV”, com Ana Luiza Penna; “Direção de Arte”, com Andressa Mascarenhas; e “Montagem”, com Nin La Croix. No último lote, de 23 de fevereiro a 9 de março, será a vez das inscrições de “Assistência de Direção”, com Tais Bichara, e “Roteiro de Ficção”, com Amanda Aouad.

Mostra Elas – Ações Formativas

Ciclo de oficinas de áreas técnicas do audiovisual

Direcionadas a mulheres, pessoas trans e não-bináries da Bahia

Realização: Giro Planejamento Cultural

Curadoria: Flávia Santana, Gabriela Rocha e Joana Giron

Informações e inscrições: www.giroplanejamentocultural.com.br/mostraelas

Quanto: Gratuito

Inscrições até 9 de fevereiro

Divulgação do resultado: 19 de fevereiro

“Direção de Documentário”, com Maria Carol

“Direção de Filme de Ficção”, com Viviane Ferreira

“Direção de Produção”, com Daiane Rosário

“Figurino”, com Diana Moreira

“Produção Executiva”, com Isolda Libório

“Roteiro para Documentário”, com Tenille Bezerra

Inscrições entre 2 e 16 de fevereiro

Divulgação do resultado: 26 de fevereiro

“Direção de Fotografia”, com Fanny Oliveira

“Produção de Vídeo para Dispositivos Móveis”, com Fabíola Silva

+ Consultorias de roteiro, com Francine Barbosa

Inscrições de 16 de fevereiro a 2 de março

Divulgação do resultado: 12 de março

“Captação de Som para Cinema e TV”, com Ana Luiza Penna

“Direção de Arte”, com Andressa Mascarenhas

“Montagem”, com Nin La Croix

Inscrições de 23 de fevereiro a 9 de março

Divulgação do resultado: 19 de março

“Assistência de Direção”, com Tais Bichara

“Roteiro de Ficção”, com Amanda Aouad
Compartilhar:

Mais lidas