Abertura do projeto Aniversariando Biblioteca Betty Coelho
A Biblioteca Infantojuvenil Betty Coelho completa 20 anos e comemora, promovendo de 28 de março a 24 de abril, o projeto Aniversariando Biblioteca Betty Coelho, atividade de formação com três oficinas artísticas para crianças moradoras do bairro Boca do Rio, onde está sediada.
O projeto Aniversariando Biblioteca Betty Coelho, selecionado no Edital Caminhos da Leitura, da Fundação Gregório de Mattos, terá sua Abertura dia 28 de março com uma palestra do escritor Aleilton Fonseca, presidente da Academia de Letras da Bahia, e visa comemorar os 20 anos da Biblioteca Betty Coelho – criada em 12 de março de 2005 – com a proposta dos estudantes das escolas parceiras e usuários da biblioteca, neste período festivo, não sejam apenas, público e sim protagonistas.
Dia 28 haverá uma Exposição de fotografias, banners, e estandartes das atividades realizadas nas duas décadas da Biblioteca. Completando a programação da Abertura haverá uma apresentação das contadoras de histórias Jeane Sánchez e Rosana Paulo, e um recital com os poetas (PCD) Everton Lima e Domingos Sávio.
Abertura do projeto Aniversariando Biblioteca Betty Coelho
– Exposição, contação de histórias, inscrição de oficinas artísticas
28 de março (sexta-feira) de 2026, 9 horas
Biblioteca Infantojuvenil Betty Coelho
Rua Edmundo Guimarães 1, Boca do Rio, Salvador
Informações; (71) 98123-0873
ANIVERSARIANDO BIBLIOTECA BETTY COELHO
O projeto Aniversariando Biblioteca Betty Coelho, visa promover, utilizando metodologias da arte-educação, uma atividade de formação com três oficinas artísticas, com os resultados a serem apresentados no dia 24 de abril, data de aniversário de nascimento da escritora Betty Coelho -– que empresta seu nome à biblioteca.
As oficinas de poesia, narrativa, e desenho, terão como temática a rica história do bairro Boca do Rio onde foi criada e está sediada a Biblioteca, no início uma Colônia de pescadores, depois local de veraneio, e nos anos 1970, por se tratar de um local paradisíaco, com rio, mar, dunas, transformou-se num ponto da Contracultura, do Movimento Hippie, com artistas e intelectuais de diversas partes do país vindo morar no bairro como Luiz Melodia, José Possi Neto, além do grupo Novos Baianos.
Os resultados esperados são a criação de histórias e poemas que serão apresentados tendo como cenário as gravuras também por eles criadas
Com duração de três semanas, as oficinas serão realizadas durante dois dias na semana, com 02 horas diárias, totalizando uma carga horaria de 20 horas, incluindo a apresentação dos resultados para a comunidade da Boca do Rio, na perspectiva de resgatar essa história para valorização e preservação da memória do bairro, e consequentemente a autoestima dos seus moradores.
As instituições escolares participantes são, Escola Municipal Agnelo de Brito, Instituto Municipal de Educação José Arapiraca, com as quais a Biblioteca Betty já realiza um trabalho. O restante dos integrantes serão crianças usuárias da Biblioteca Betty Coelho
Projeto Aniversariando Biblioteca Betty Coelho
Coordenação: Sidney Rocha e Edilson Dias
Oficineiros: Douglas de Almeida, Jeane Sánchez, Mauro Júnior
Assistentes: Paulo David e Ramon Melo

Biblioteca Infantojuvenil Betty Coelho
Criada em 12 de março de 2005, é uma biblioteca comunitária especializada em literatura e no universo infantil. Além do serviço usual de bibliotecas – consulta e empréstimo de livros – promove atividades como palestras, miini cursos, oficinas artísticas, e dá ênfase à oralidade através dos recitais de poemas e contações de histórias.
Realiza diversas atividades de extensão como o Cortejo Dia Nacional da Poesia, desde 2005 no dia 14 de março, data de aniversário do poeta Castro Alves, e a performance Boca de Brasa nos circuitos Batatinha e Riachão do Carnaval de Salvador. É responsável também pelo Sarau Viva à Poesia Viva, que ocorre em diversos espaços como o Centro Cultural da Barroquinha e a Biblioteca Pública do Estrado da Bahia.
A Biblioteca Betty Coelho, sempre sediada no bairro da Boca do Rio, foi criada e ainda hoje é coordenada pelo poeta Douglas de Almeida, a atriz Jeane Sánchez e o músico de reggae raiz, Sidney Rocha.
Programação do Aniversariando Biblioteca Betty Coelho A programação será anunciada na íntegra, na Abertura, e irá contar, além das três oficinas artísticas, com outras atividades como a exibição do filme Boca do Rio: Beleza Pura (direção: Yerko Haupt) e com um Sarau com nomes importantes da literatura baiana como Ametista Nunes e Carlos Verçosa