Academia de Letras da Bahia discute preparativos para o Centenário de Roberto Santos
Filha do médico e político baiano, Cristiana Santos estará presente na Sessão das Quintas, dia 30 de outubro
Na próxima Sessão das Quintas, dia 30 de outubro, às 17h, a Academia de Letras da Bahia (ALB) recebe a advogada e professora da UFBA, Cristiana Santos. Filha do Acadêmico, professor, médico e político baiano Roberto Santos (1926-2021), Cristiana Santos vai falar sobre os preparativos para o centenário do pai, a ser comemorado pela Casa em setembro do próximo ano.
Também estarão presentes Heloísa Prazeres, membro da ALB que sucedeu o confrade, e Edvaldo Brito, vice-presidente da ALB, grande amigo de Roberto Santos.
Eleito em 18 de junho de 1970, Roberto Figueira Santos tomou posse em 10 de agosto de 1971, no salão nobre da Faculdade de Medicina, sendo saudado pelo ilustre médico baiano Adriano de Azevedo Pondé. A partir de então, passou a ocupar a Cadeira nº 26.
Filho de Edgar Rego Santos e Carmen Figueira Santos, Roberto Santos nasceu em Salvador, em 15 de setembro de 1926. Médico, professor e político, foi governador da Bahia entre 1975 e 1979 e ministro da Saúde entre 1986 e 1987.
Em seu governo destacam-se a criação do Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Centec), atual Instituto Federal da Bahia (IFBA), e o Museu de Ciência e Tecnologia, primeiro do gênero na América Latina. Promoveu a criação dos Centros Sociais Urbanos, e em 1976, publicou decreto garantindo a liberdade de culto das religiões afro-brasileiras na Bahia.
Também foi reitor da UFBA (1967-1971), presidente da Academia de Ciências da Bahia e presidente de honra do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
A Sessão das Quintas é um evento aberto ao público.
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) e Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
