Academia de Letras da Bahia recebe Seminário Afrânio Peixoto, em homenagem ao escritor baiano
Realizado em parceria com FPC e UEFS, evento gratuito acontece nesta quinta-feira, 11 de dezembro
Nesta quinta-feira (11), às 14h, a Academia de Letras da Bahia (ALB) sediará o II Seminário Afrânio Peixoto. O evento presencial também será transmitido ao vivo pelo YouTube da ALB @AcademiadeLetrasdaBahia
A iniciativa é fruto de um convênio entre a Fundação Pedro Calmon (Casa e Memorial Afrânio Peixoto /Lençóis-BA) e o Centro de Pesquisa de Acervos do Departamento de Letras e Artes da UEFS.
Esta segunda edição conta com a parceria da ALB, que se junta aos esforços de preservação e difusão do legado de Afrânio Peixoto. Estarão presentes pesquisadores, gestores culturais, estudantes e demais interessados na obra e legado do autor, reafirmando o compromisso institucional com a preservação e difusão do patrimônio intelectual baiano.
Presidente da ALB, Aleilton Fonseca destaca a importância da parceria: “Afrânio Peixoto precisa ser lido e estudado, pois seus romances são representações dos nossos espaços e culturas interioranas, da Chapada Diamantina ao sul da Bahia, ampliando a nossa geografia física e humana na literatura brasileira da primeira metade do século 20”.
O II Seminário Afrânio Peixoto marca uma etapa preparatória para um evento de maior porte, programado para 2026, em homenagem aos 150 anos de nascimento do escritor. A entrada é gratuita. Haverá entrega de certificado, mas é necessário se inscrever presencial ou virtualmente no dia do evento.
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) e Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
_PROGRAMAÇÃO_
14h às 14h30 — Mesa de Abertura
Com representantes da UEFS, da Fundação Pedro Calmon / Casa e Memorial Afrânio Peixoto, da Academia de Letras da Bahia e de instituições convidadas.
14h30 às 15h30 — Mesa 1
• Arquivos de Escritores e Memória Literária no Projeto Acervos do Semiárido Baiano: A obra de Afrânio Peixoto — Patrício Nunes Barreiros (UEFS/CNPq)
• Acervos da Academia de Letras da Bahia — Mabel Meira Mota (UFBA/UEFS)
15h30 às 16h — Intervalo
16h às 17h30 — Mesa 2
• A correspondência ativa de Afrânio Peixoto em acervos de Portugal — Jean Márcio de Oliveira (UEFS/CAPES)
• Afrânio Peixoto, editor de Castro Alves – Lorena Costa Moura (CAPES-UEFS)
• Cartas de editores e escritores portugueses para Afrânio Peixoto – Paloma Alves Aquino
