Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Afroempreendedorismo em expansão: descubra como a cultura negra está remodelando o consumo no Brasil 

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Cynthia Paixão, fundadora da loja Afrocentrados Conceito, destaca a importância de oferecer produtos personalizados à comunidade negra e que respeitem a ancestralidade.

Atividade que ganha cada vez mais força no Brasil, o empreendedorismo tem sido uma alternativa atraente para brasileiros que buscam maior independência no mercado de trabalho e a possibilidade de ascensão econômica. No setor, há um destaque para o empreendedorismo negro, que de acordo com o Sebrae, movimenta quase R$ 2 trilhões por ano no país.

Além dos benefícios econômicos, a representatividade negra no empreendedorismo impacta diretamente na sociedade e nas escolhas de consumo, promovendo inclusão, justiça social e inovação. Assim, os empreendedores negros não apenas ocupam espaços antes estigmatizados, mas também desafiam padrões tradicionais, ampliando narrativas e trazendo novas perspectivas para o mercado com produtos focados na identidade e cultura negra.

Nesse contexto, a empreendedora e fundadora da loja Afrocentrados Conceito, Cynthia Paixão, destaca a importância do afroempreendedorismo e de movimentos como o Black Money na sociedade. “Além de possibilitarem uma ascensão econômica e social, por meio do empreendedorismo negro e de movimentos como o Black Money a população negra se torna mais abastecida de produtos destinados a sua identidade, seja em relação a cosméticos, moda e etc. Há, de fato, uma mudança nos hábitos de consumo, com essa população buscando negócios especializados na identidade e cultura negra“, explica.

Segundo a especialista, marcas negras frequentemente incorporam elementos culturais em seus produtos e serviços, atraindo consumidores que buscam autenticidade e conexão com suas raízes. Desse modo, negócios voltados para públicos sub-representados ampliam opções de consumo, impulsionando setores como moda, beleza e gastronomia com produtos que respeitam a diversidade.

“Na Afrocentrados, trabalhamos com mais de 100 empreendedores negros na produção de peças de roupas voltadas para a valorização da cultura negra e da ancestralidade. Nós consideramos que o empreendedorismo é uma forma de empoderar as comunidades e permitir uma ascensão e independência econômica. Por isso, temos visto cada vez mais pessoas negras buscando o empreendedorismo como uma forma de alcançar sua independência após verem exemplos concretos de pessoas que adentraram esse meio. Isso é muito positivo, uma forma de mudarmos uma realidade econômica e social marcada por desigualdades, principalmente aqui em Salvador”, reforça Cynthia Paixão.

Localizada na capital baiana, a loja consegue aproveitar tanto a cultura negra enraizada na cidade, quanto sua força econômica. Com destaque para empreendimentos ligados à música, moda e gastronomia impulsionando a economia local e regional, Salvador é um elo entre o Brasil e os países africanos, reforçando a ideia de um país conectado com suas raízes e influências externas. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, a cidade tem grande importância econômica para o Nordeste brasileiro, com um PIB de aproximadamente R$ 63 bilhões, em 2021. Segundo dados da Prefeitura de Salvador, há uma grande concentração no setor de Serviços, que responde por 74.7% do PIB da cidade.

“Salvador é uma cidade importante para o afroempreendedorismo, principalmente pela sua ligação histórica com a ancestralidade e com a cultura negra. Então, aqui é um lugar em que conseguimos produzir produtos destinados à comunidade com grande saída, afinal, a capital baiana é a cidade mais negra do mundo fora da África”, completa a empreendedora.

O empreendedorismo negro tem acompanhado uma forte tendência de crescimento para os próximos anos, sendo cada vez mais relevante para a produção nacional. Contudo, além dos aspectos econômicos, o aumento nessa representatividade também traz mudanças sociais, com alterações nos hábitos de consumo, em especial pela comunidade que agora procura produtos personalizados, antiga lacuna no mercado, e novas possibilidades de ascensão social e empoderamento da população negra.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *