Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Amanhã (15) e sexta-feira (16), Ilê Aiyê promove “Curuzu do Mundo” para discutir turismo étnico cultural

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Ile_Aiye_promove_evento_online_Silvana_Oliveira

Depois de promover o evento online “Curuzu Afrofuturista” na semana passada, o bloco Ilê Aiyê prossegue trazendo à roda temas que atravessam a luta contra o racismo e promove amanhã (15) e sexta-feira (16) a rodada de lives “Curuzu do Mundo”, que irá discutir o Turismo Étnico Cultural. Os encontros são às 20h no canal do bloco no YouTube.

As transmissões são ao vivo e debaterão o assunto a partir das experiências e potencialidades do Ilê Aiyê e sua comunidade. “O mercado turístico-cultural foi muito impactado com a pandemia da Covid-19, mas precisa se fortalecer a partir do entendimento de que o modo de vida, saberes e fazeres de grupos sociais e culturais fortalecem toda a cadeia produtiva do setor”, comenta o presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô.

 

A primeira mesa acontece quinta-feira (15), 20h, e tem como tema “Experiências Turísticas Afro Culturais”. Os convidados para o debate são Josuel Queiroz, professor da rede pública e guia de turismo, e o historiador André Luís, ambos especialistas em História e Cultura Afro-brasileira. A mediação é da jornalista Silvana Oliveira.

“Será um momento importante para refletirmos o quanto o turismo étnico, ou afro turismo, abre uma abordagem de ressignificação da história do negro a partir de outras narrativas, e essas narrativas podem ser narrativas de resistência, por exemplo, a partir do entendimento de que esse movimento do turismo abre a possibilidade de o negro ocupar o espaço de narrador da própria história”, realça o historiador André Luís.

Para a segunda mesa, cujo assunto central é “O Turismo que fortalece a Identidade Negra”, os participantes são o professor de música e percussionista Mário Pam, e o jornalista, empreendedor e idealizador do Guia Negro, Guilherme Soares, também com mediação da jornalista Silvana Oliveira. A ideia é discutir sobre como esse desenvolvimento do turismo cultural põe a cultura negra nos holofotes, quebrando estereótipos que foram disseminados por décadas no país.

O evento busca valorizar os saberes e a história de um povo como promotores de uma experiência única para os visitantes, chamando atenção para o fato de a valorização material e imaterial possibilitar transformações sociais, para os turistas e para a comunidade.

“Temos uma história de negação da participação do povo preto na construção da nossa sociedade, e encontramos nesse movimento do afro turismo a possibilidade de recontar essa trajetória, propondo uma narrativa diferente daquela que nos foi imposta”, reitera André Luís.

“Curuzu do Mundo” é uma realização do Ilê Aiyê e da produtora Polo Cultural, com patrocínio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa.

SERVIÇO:

CURUZU NO MUNDO

Mesa 1 – Experiências Turísticas Afro Culturais

Dia: 15/04 (quinta-feira)

Horário: 20h

Convidados: Josuel Queiroz e André Luís

Mediador: Silvana Oliveira

Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube

Mesa 2 – – O Turismo que Fortalece a Identidade Negra

Dia: 16/4 (sexta-feira)

Horário: 20h

Convidados: Mário Pam e Guilherme Soares

Mediador: Silvana Oliveira

Onde: Canal do Ilê Aiyê no YouTube

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *