Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Após temporada de sucesso, espetáculo A Revolta dos Pinguins retorna neste verão

3 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Unindo comédia e reflexão sobre as mazelas do sistema educacional, espetáculo fica em cartaz de 11/01 a 08/02 no Teatro Molière

Em outubro de 2025, o espetáculo “A Revolta dos Pinguins – Uma Comédia Mal educada” estreou com uma curta temporada lotada: foram três apresentações com 100% de ocupação da plateia do Teatro Molière, em Salvador. Atendendo aos pedidos de quem ficou de fora, a peça dirigida por Diogo Watanabe com texto de Luciana Comin retorna em nova temporada de verão, no mesmo teatro, se apresentando aos domingos de 11/01 a 08/02 de 2026, sempre às 18h.

O espetáculo toma seu nome emprestado de uma das suas inspirações: a revolta dos estudantes chilenos, apelidados “pingüinos” pelas fardas formais, que sacudiu aquele país em 2006. Esses protestos pelo direito à educação ecoaram no Brasil em 2015 e 2016, com as ocupações de colégios por secundaristas brasileiros de São Paulo e outros estados. Foi essa realidade que o espetáculo decidiu transformar em comédia, sem perder a ênfase na reflexão.

Ingressos: beacons.ai/pinguins  

Na trama, um grupo de professores se reúne em uma sala da escola que deveria ser de artes, mas hoje funciona como depósito. Ali, discutem um episódio grave do turno da manhã: uma confusão entre a diretora e os estudantes, sangue, polícia… A tensão cresce em meio a rumores de ocupações estudantis. No meio desse turbilhão, as perguntas: onde ficam os professores? São alvos da revolta dos alunos – ou devem estar nas barricadas com eles? Tudo isso o espetáculo convida sua plateia a pensar, claro, enquanto dá boas risadas com essas figuras que só se encontram numa sala dos professores.

O teatro vai invadir a sua praia!

Em 2026 a peça retorna aos palcos dentro da programação de verão do teatro baiano. São oito espetáculos em cartaz a partir do começo de janeiro até a chegada do carnaval: “Los Catedrásticos”, “A Revolta dos Pinguins – uma comédia mal-educada”, ‘Fanta e Pandora – Uma folia na Cidade Baixa”, “Fechadas para Balanço”, “Vou te Contar!”, “Aleluia”, “Sonho de Um Homem Ridículo” e “Cordel de Maria Cindragrela”.

Todas essas produções estão unidas sob um só lema: “no verão 2026, o teatro vai invadir a sua praia!”. São diferentes estilos, gerações e formatos de teatro – solos, sátiras, textos novos e repaginados, infantojuvenis, e muito mais. O importante é a vontade geral de fazer deste verão um sucesso para o teatro baiano. 

Com esse objetivo, os espetáculos participantes oferecem uma oportunidade especial. Quem já assistiu uma das peças pode selecionar a modalidade de ingressos promocionais com 40% de desconto, no Sympla: para validar esse desconto, basta apresentar o ingresso de qualquer um dos oito espetáculos na bilheteria dos demais.

TECA Teatro e Coletivo-Coletivo

“A Revolta dos Pinguins” é fruto do Coletivo-Coletivo, que por sua vez teve sua origem no grupo TECA Teatro e Outras Artes. O TECA é um grupo teatral baiano criado em 2003 que produz espetáculos profissionais, dirige uma escola não-formal de artes, e realiza um festival anual e o Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes. Já o Coletivo-Coletivo é uma maior de artistas de teatro que se juntou ao TECA e cresceu para além das fronteiras do grupo.

Em 2025 o Coletivo-Coletivo iniciou um projeto de pesquisa e leitura de textos teatrais focados no tema da educação. Dessas pesquisas, surgiu o Projeto 1,2,3 Salve Todos, com a montagem de três espetáculos em 2025: “Ensinando a Transgredir”, com direção de Marconi Arap, “Cartas de Gaza”, com direção de Sergio Farias, e este espetáculo, “A Revolta dos Pinguins”. Primeira direção cênica de Diogo Watanabe, “Pinguins” foi concebido em um processo coletivo e experimental: como enfatizado no nome do grupo Coletivo-Coletivo, a horizontalidade e colaboração são centrais.    

SERVIÇO

Espetáculo “A Revolta dos Pinguins”

Quando: Domingos de 11/01 a 08/02, sempre às 18h.

Onde: Teatro Molière na Aliança Francesa, Av Sete de Setembro, 401, Barra. 40130-000, Salvador

Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) através da plataforma Sympla

Professores pagam meia entrada, mediante comprovação na bilheteria.

_Site oficial: /  https://tecateatro.com.br

_Redes sociais: / Instagram: @tecateatroeoutrasartes / Youtube: @teatroparajovens

FICHA TÉCNICA:

Realização: Grupo TECA Teatro e Teatro Molière

Direção: Diogo Watanabe

Texto: Luciana Comin

Concepção cênica:  Diogo Watanabe e elenco

Elenco: Iara Colina, Igor Epifânio, Luciana Comin, mano leone, Myriam Galvão e Vanja Veridiano

Trilha sonora: Ilma Nascimento

Iluminação: Cecília Vasconcelos

Cenografia: Gabriel Nascimento e Marconi Arap

Figurinos: Lando Augusto

Programação visual: Camilo Fróes

Assistência: Fellipe França

Operação de som: Fellipe França

Operação de luz: Cecília Vasconcelos

Assessoria de imprensa: Caio Valente

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *