Artistas baianas fazem live em comemoração ao mês do teatro
Para celebrar o Mês do Teatro, o Instituto Arte na Escola promove a live “Processos de Criação Afrodiaspóricos: Provocações no teatro negro de Onisajé”, mediada pela atriz e articuladora cultural Jaqueline Vasconcellos.
Incentivar a busca pelo conhecimento e reflexão é um dos principais propósitos do teatro como ferramenta de expressão artística, para além do entretenimento. Logo, o seu valor cultural é inegável! Em março comemoramos o Mês Teatro, e para celebrar esse momento, o Instituto Arte na Escola (que qualifica, incentiva e valoriza a Arte brasileira em contextos educativos) promove a live “Processos de Criação Afrodiaspóricos: Provocações no teatro negro de Onisajé”, e será mediada por Jaqueline Vasconcellos, atriz, articuladora cultural e coordenadora de projetos IAE. O encontro virtual acontece nesta quinta-feira (31), às 17h no canal do Youtube do Instituto.
A artista baiana Onisajé (Fernanda Júlia) é dramaturga e encenadora, e fundou o Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA). Sua voz potente e vanguardista no teatro brasileiro abriu caminhos para uma geração de atrizes e atores negros em seu estado, que ganhou o Brasil com a circulação nacional do espetáculo “Exú – A boca do Universo”.
Selecionada na pré-curadoria da série Novos Artistas da Arte Contemporânea https://www.youtube.com/watch?v=ViXc9niyTqg, que estreia no Canal Futura em abril, Onisajé é uma artista cuja trajetória é altamente engajada nas artes cênicas. E pensando em como o fazer-teatro no Brasil se reverbera nos corpos negros dentro e fora do palco, o Instituto Arte na Escola convidou Onisajé para um bate-papo ao vivo ao lado de Jaqueline Vasconcellos, que além de coordenadora de projetos, também é uma artistaque utiliza o corpo e arte enquanto espaço de fricção.
SERVIÇO: Live “Processos de Criação Afrodiaspóricos: Provocações no teatro negro de Onisajé”
31 de março (quinta-feira)
17h (horário de Brasília)
Inscreva-se: bit.ly/liveIAE_onisaje
Sobre o Instituto Arte na Escola
Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e valoriza a Arte brasileira em contextos educativos, para aproximar públicos diversos do patrimônio cultural nacional. Um dos pilares centrais do IAE é estabelecer um amplo e qualificado espaço de debate sobre as tendências e desafios da Arte e da Cultura Contemporânea na formação de público.
Desde 1989, o IAE produz uma série de materiais e ações de difusão da Arte Contemporânea brasileira, sob a perspectiva de democratização de acesso, socialização e aprofundamento. O IAE articula também o Prêmio Arte na Escola Cidadã e a Rede Arte na Escola, que conecta artistas, arte-educadores e interessados no estudo da Arte e da Cultura brasileira. Ao todo, são 32 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 Estados do país.
