As comunidades de Valéria e Cidade Baixa vão “Soltar o Verbo” sobre cultura, arte e educação
Solte o Verbo Boca de Brasa faz parte das ações das Escolas Criativas Boca de Brasa, promovida pela ONG Pontos Diversos e Fundação Gregório de Mattos (FGM)
A temporada de escutas das Escolas Criativas Boca de Brasa segue movimentando os territórios de atuação do projeto em Salvador. Após uma roda potente no bairro da Liberdade com artistas e instituições locais, o projeto agora convida as comunidades de Valéria e Cidade Baixa para “Soltar o Verbo” sobre cultura, arte e educação. As rodas de escuta são promovidas pela ONG Pontos Diversos, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM).
A proposta das rodas é fortalecer o diálogo com mobilizadores sociais, artistas, agentes culturais e moradores. Além de apresentar a proposta da Escola Criativa Boca de Brasa, os encontros servem para ouvir os desejos e ideias de quem vive e constrói o território, divulgar os cursos previstos e explicar como funcionará o processo de inscrição.
Após conversa com mobilizadores no bairro da liberdade, em 02 de agosto, os encontros seguem acontecendo sempre aos sábados, às 15h, em : Valéria dia 9 de agosto, no CEU Valéria e no polo cidade baixa, em 16 de agosto, no ICBIE , no bairro da Ribeira.
“Acho que a gente realmente precisa fazer essa escuta para que as políticas públicas e as ações afirmativas sejam realmente implementadas dentro das nossas comunidades. Quando a gente vem pra essa escuta, a gente leva para o bairro aquilo que os jovens daqueles bairros, as pessoas desses bairros, estão realmente querendo ter enquanto ferramenta de poder”, contou o Mestre Tonho Matéria da Associação Cultural de Capoeira Mangangá que esteve presente no evento.
A etapa de escuta popular integra o processo de mobilização da Escola Criativa e antecede a fase de inscrições, que disponibilizará 100 vagas por polo. A escuta ativa tem papel fundamental na construção dos percursos formativos, conectando a iniciativa às realidades e potências locais.
A Escola Criativa Boca de Brasa – Polos Cidade Baixa, Valéria, Liberdade e São Caetano é uma realização da Pontos Diversos e da Fundação Gregório de Mattos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
SERVIÇO –
O QUE: Solte o Verbo Valéria
ONDE: Valéria – CEU Valéria (Rua B, Nova Brasília de Valéria)
QUANDO: 9/8 (sábado), às 15h
PARA QUEM: Todas as pessoas interessadas que compreende moradores dos bairros da Moradas da Lagoa, Palestina, Pirajá e Valéria.
O QUE: Solte o Verbo Cidade Baixa
ONDE: Cidade Baixa – ICBIE (Rua Júlio David, 57 – Ribeira)
QUANDO: 16/8 (sábado), às 15h
PARA QUEM: Todas as pessoas interessadas que compreende moradores dos bairros da Boa Viagem, Bonfim, Calçada, Caminho de Areia, Lobato, Mangueira, Mares, Massaranduba, Monte Serrat, Ribeira, Roma, Santa Luzia, Uruguai, Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro.
Sobre a Pontos Diversos
A Pontos Diversos é uma organização da sociedade civil que atua com foco em formação, mobilização e desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de arte, cultura e direitos humanos. Com práticas voltadas para a escuta ativa e o fortalecimento de territórios, a ONG desenvolve projetos que valorizam as potências locais e promovem o protagonismo comunitário.
