Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Aula-móvel traz os historiadores Sérgio Guerra Filho e Moisés Frutuoso sobre o Bicentenário de Independência do Brasil na Bahia

2 minutos de leituraModo Leitura
Aula_Movel

Em celebração ao Bicentenário de Independência do Brasil, o projeto “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, produzido pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), realiza aulas itinerantes nos dias 29 e 30 de junho. A lotação do ônibus é de 45 vagas para cada dia, e as inscrições seguem abertas até o dia 27 de junho.

 

Salvador foi um ponto estratégico para a Independência do Brasil, com diversas batalhas sangrentas,  em que vitimou os mártires Joana Angélica e Padre Daniel Lisboa. A cidade tem como marco vitorioso o 2 de julho, data que consagra a vitória dos baianos e que mudou a trajetória do país. Quem  debate com o público é o historiador Moisés Amado Frutuoso e Sérgio Guerra Filho, professor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

O circuito que tem como ponto de partida o Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), na Baixa de Quintas, vai deslocar por Pirajá, local onde ocorreu a batalha de 8 de novembro de 1822, durante o processo de Independência do Brasil, e segue pela Lapinha e o Largo Campo Grande, por onde passa o cortejo festivo.

Além de Salvador, o projeto “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, prevê visitar 16 municípios que colaboraram com a Independência do Brasil no Estado. As aulas itinerantes acontecem nos dias 29 e 30, das 14h às 18h,  e os interessados devem se inscrever por meio do formulário.

Serviço

Inscrições para aula móvel do projeto “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”

QUANDO: 20 a 27 de junho

https://forms.office.com/r/mhCss9McDi

Inscrições gratuitas

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *