Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Bacurau terá duas sessões gratuitas na Virada Sustentável

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Bacurau

Fenômeno de público e crítica, “Bacurau” ganha duas sessões gratuitas durante a Virada Sustentável: dia 08, na Saladearte Cinema do Museu, às 20h30; e dia 10, na Saladearte Cine MAM, às 16h. O filme de Kleber Mendonça Filho já atraiu mais de 500 mil espectadores e ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, e de Melhor Filme e Direção no Festival de Cinema de Lima.

O longa é ambientado em um futuro recente, em um povoado

do sertão de Pernambuco que some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir, mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável? No elenco, Sônia Braga, Udo Kier, Barbara Colen e Silvero Pereira.

As sessões de “Bacurau” são apresentadas pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi, dentro da Virada Sustentável integrando as ações do Novembro Negro do Governo do Estado da Bahia. “É imprescindível ter ‘Bacurau’ na programação do Festival, e gratuito, para que mais pessoas possam imergir nesse contexto e perspectiva que o filme propõe, de reflexão sobre os processos de invisibilização social e como criar estratégias e formas de resistência e enfrentamento aos sistemas de opressão, que cerceiam e limitam as possibilidades outras de ser no mundo”, pontuou a gestora da Virada, Alice Barreto.

Cultura e conexões urbanas

A Virada Sustentável será realizada de 8 a 10 de novembro, com uma programação inteiramente gratuita, reunindo palestras, paineis e rodas de conversa; oficinas diversas para adultos e crianças; feira vegana e feiras de arte, artesanato, antiguidades e economia criativa; programação infantil; espaço zen com atividades de saúde e bem estar; apresentações de teatro, dança e circo; Mostra Itinerante de Cinemas Negros; exposições de fotografia e artes plásticas. Foram mais de 570 projetos inscritos via edital e já estão confirmados mais 40 espaços como palco das atividades, a exemplo do Passeio Público, Teatro Vila Velha, Largo do Pelourinho, Praça Tereza Batista, Largo Pedro Arcanjo, Largo Quincas Berro D’Água, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Casa do Benin, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos, Praça Lord Cochrane (Garibaldi), Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia – MAB, Ladeira da Preguiça, Casa Charriot, Lálá Casa de Arte, Zungu Iyagbá (Rio Vermelho), Oliveiras, La Frida Bike (Santo Antônio Além do Carmo), Goethe Institut (Icba), Porto dos Livros e o Parque da Cidade.

Durante os três dias, serão realizadas ações específicas de descarte de resíduos sólidos, com pontos de coleta seletiva de recicláveis, eletrônicos e rejeitos, em parceria com a LEVE Consultoria Ambiental. Os chamados Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis Eletrônicos – PEV e os Pontos de Descarte de Resíduos (recicláveis e rejeitos) – PDR serão devidamente sinalizados e contarão com suporte de voluntários, orientando o público sobre o correto descarte. A ação incluirá, também, arrecadação de eletrônicos em bom estado, assim como roupas, donativos e alimentos para doação a instituições filantrópicas de Salvador. Já os descartados recicláveis serão encaminhados às cooperativas de reciclagem da cidade.

A Virada também contará com pontos de troca, doação e retirada de livros novos, usados ou restaurados, espalhados pelos principais centros pulsantes do Festival. O projeto “Sustentando a Leitura” é uma parceria com o técnico em restauro Nivaldo Macalé, criador do movimento “Livro que te quero Ler”, com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e também a sustentabilidade.

O Festival foi criado em 2011, em São Paulo. De lá pra cá, reuniu um público de mais de 7,7 milhões de pessoas em 25 edições, passando por sete estados e nove cidades, como Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre, entre outras, além de Salvador – em 2016 e no ano passado.

Em sua 3ª edição na capital baiana (a primeira foi em 2016), o Festival, via Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CMPC e Uber Eats, e o copatrocínio da Liberty Seguros. Conta também com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o apoio institucional da Prefeitura Municipal do Salvador, e a parceria do Salvador Meu Amor. A Virada Sustentável é uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Rede AMO de Comunicações Socioculturais, e realização da DaCultura Projetos e Soluções, e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil e Governo Federal.

Serviço:

Virada Sustentável Salvador 2019 – de 08 a 10 de novembro

Exibição do longa “Bacurau”

  • Dia 08, às 20h30, na Saladearte Cinema do Museu (Corredor da Vitória)
  • Dia 10, às 16h, no Saladearte Cine MAM (Av. Contorno)

Gratuito (retirada dos ingressos 2h antes das exibições, nas bilheterias)

@viradasustentavel.salvador

Compartilhar:

Mais lidas