Bazá Rozê celebra 07 anos em mais uma ocupação no Goethe-Institut Ssa, dias 13 e 14 de setembro
A feira artística feminista de S alvador,Bazá Rozê, comemora seu aniversário de 07 anos, no Goethe Institut- Ssa com práticas de alongamento (sáb, 11h30) e yoga (dom,11h30), vivências brincantes (sáb/dom, 14h30), oficinas de realidade virtual, jogos tecnológicos e reaproveitamento de garrafas pet (sáb/dom,14h), shows dos cantores Priscila Magalhães “canta Gal Costa” (sáb,17h30) e Pedro de Rosa Morais com clássicos do samba (dom, 17h30), entrada gratuita
Com o tema “Um sonho em bando, um bando de sonhos “, o BaZá RoZê celebra 07 anos de vida e história ao lado de expositores/as, artesã/ãos, músicos, cantores/as, brincantes, artistas das artes integradas, profissionais autônomos e do público chamado carinhosamente de “Povo RoZê”. A comemoração acontece no Goethe Institut- Salvador nos dias 13 e 14 de setembro, das 13h às 20h, com entrada excepcionalmente, às 11h30, para quem vai participar da abertura inaugural com as aulas de alongamento e yoga, na Praça do Cacau, na própria instituição.
Durante a programação acontece Oficinas de Realidade Virtual e Jogos Tecnológicos do Projeto Portas Abertas do Goethe (Caneta 3D; Arena de Robôs; Crie seu Bottons; Jogos virtuais com óculos VR; Vivência no espaço Maker; Jardim de projetos interativos; Projeto Viver Melhor com oficina de borboletas com garrafas pet ), Vivências Brincantes com brinquedos sustentáveis com Lu Pereira (Sáb e Dom/14h30), shows da cantora e compositora Priscila Magalhães – tributo à Gal Costa (Sáb/13.09/17h30) e Pedro de Rosa Morais cantando clássico do samba (Dom/14.09/17h/30). As atividades são gratuitas e abertas para todas as idades.
A Feira Artística Feminista de Salvador vem, há quase uma década, reforçando a economia criativa da capital baiana de maneira independente e autônoma mobilizando ao longo desses anos cerca de 500 empreendedores/as, buscando e ocupando espaços (mais de 10 espaços na capital baiana e diversos festivais de música), como museus, bibliotecas, instituições, casas de evento e equipamentos históricos, para unir arte, cultura e empreendedorismo com protagonismo feminino sempre pensando, agindo e andando em “bando” tecendo, pintando, cozinhando, costurando e sonhando nessa rede de afetos criativos.
Segundo Brenda Medeiros, jornalista, produtora e idealizadora do BaZá RoZê, o sonho de montar a feira/evento surgiu e contagiou um bando de mulheres que se juntou a pessoas de todos os gêneros e de muitas idades para levar adiante um bando de sonhos ligados às conquistas da independência financeira, autonomia nos projetos, autoconfiança e respeito pelas diversidade e liberdade de expressão para ser quem se é. “Aqui vivemos uma história de um bando que se multiplica, que cria novas formas a cada edição que existe, resiste e sobrevive, mantendo a coragem e alegria como guias dessa jornada que não seria tão forte e bonita se não estivéssemos em bando”, pontua.
O BaZá RoZê chega pela terceira vez no Goethe fortalecendo a economia criativa com cultura, inovação, tecnologia, sustentabilidade, e empreendedorismo com protagonismo feminino. Com uma rede de 151 unidades em 98 países de todos os continentes, o instituto alemão em Salvador, funciona desde 1962 como um espaço de aprendizagem da língua alemã, mas também da cidadania com colaborações locais, nacionais e internacionais, tendo como destaque o Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul-, interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério sul com a participação de artistas de todo o mundo, interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais, desta parte do planeta.
HISTÓRICO ROZÊ
Fundado na Casa Rosada dos Barris (2018), o RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais – Palacete das Artes, MAC – BA (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), MAM – BA (Museu de Arte Moderna da Bahia), MAB ( Museu de Arte da Bahia), Aliança Francesa de Salvador, Goethe-Institut SSA, Biblioteca Central da Bahia. Participou também do Verão da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia, Casa Ninja Bahia,Virada Sustentável SSA e dos Festivais: Sangue Novo, Radioca, Novíssimos Labs, além de ter promovido festivais próprios na Casa Rosa e na Casa Pia de São Joaquim.
Desde 2023, a Feira Artística Feminista lançou o ROZÊ OCUPA – projeto de ampliação com o objetivo de atrair a população de Salvador para conhecer melhor a cidade onde mora e lugares em quer o público possa conciliar ocupação empreendedora, artística, gastronômica, afetiva, através das visitas em espaços históricos e equipamentos culturais, como museus, bibliotecas, instituições, casas de arte e eventos, etc. A missão é também juntar diversão com aprendizado, ao lado de toda a família e amigos/as, desfrutando de lugares seguros, confortáveis e acessíveis para os visitantes da feira e artesãs/ãos,
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – 07 ANOS DO BAZÁ ROZÊ
SETEMBRO – GOETHE INSTITUT – SSA
13 E 14/09/ 13H ÀS 20H/ ENTRADA GRATUITA
ENTRADA 11h30 PARA QUEM VAI PARTICIPAR DAS AULAS DE ALONGAMENTO E YOGA, NA PRAÇA DO CACAU, GOETHE.
SÁBADO E DOMINGO
– ALONGAMENTO PARA ACORDAR O CORPO E SER FELIZ – COM MELISSA RIOS (SÁBADO/11H30) – TRAZER TAPETINHOS
– CORPO-JARDIM – YOGA PARA CULTIVAR PRESENÇA – COM JU BARRENA
(DOM/11H30) – TRAZER TAPETINHOS
– OFICINAS GOETHE – PORTAS ABERTAS (14H ÀS 18H)
(QUARTO KAFKA; ARENA DE ROBÔS; CRIE SEU BROCHE; JARDIM DE PROJETOS; PROJETO VIVER MELHOR E INSETO ROBÔ)
–VIVÊNCIAS BRINCANTES – ATIVIDADES LÚDICAS COM BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS COM LU PEREIRA (A PARTIR DAS 14H30)
–SHOWS – PRISCILA MAGALHÃES CANTA GAL COSTA (SÁB/17H30) E PEDRO DE ROSA MORAIS COM CLÁSSICOS DO SAMBA (DOM/17H30)
