Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Biyong Djehuty (Camarões) e Glória Terra (Brasil) são os convidados do Nosso Sarau de Novembro

3 minutos de leituraModo Leitura

Escritor camaronês participa pela primeira vez do Nosso Sarau e fala de sua trajetória literária

Dentro das programações do Novembro Negro, o Nosso Sarau traz como convidados o escritor Biyong Djehuty, de Camarões, e sua tradutora no Brasil, Glória Terra, para um bate papo sobre a obra do autor camaronês.

O evento acontece nesta quarta-feira (26), às 18h, no KreativLab do Goethe-Institut Salvador, que fica situado no Corredor da Vitória, com entrada gratuita. A participação de Biyong Djetuty será virtual, com a mediação de Glória Terra (Brasil), que estará presencialmente no sarau.

A noite ainda tem recital de poemas com a participação de Ametista Nunes, Cacau Novaes, Carlos Pronzato, Fátima Gomes, Jorge Baptista Carrano, Katiana Rigaud, Mauro Lúcio, Renata Rimet, Rosana Paulo e Vitória Régia. Além disso, acontecem apresentações musicais com Pedro Mannuel e Chá Rize que completam a programação. O evento também tem um espaço para o público presente com o Microfone Aberto.

Com produção e curadoria de Cacau Novaes, o Nosso Sarau tem o apoio do Goethe-Institut Salvador, e também é transmitido ao vivo pelo Instagram @nossosarau.ssa.

Sobre os autores

BIYONG DJEHUTY

Nascido em Camarões, residente na França, Biyong Djehuty é, antes de tudo, um notável autodidata apaixonado pelo desenho, pintura e história. Inventor do conceito Kemty, nome que ele dá à animação Afro e que significa “Imagem Negra”. Seu trabalho desvela a verdadeira história de África através de HQ, um gênero literário mais acessível ao grande público. Djehuty escreveu, ilustrou e produziu uma saga de 7 livros kemtys (HQ afro), todos focados na história de África antiga. Seu trabalho foca na promoção e valorização da história e cultura africana, em sua unidade e diversidade, através dos livros, por isso escreve HQ Kemty (HQ Afro).

GLÓRIA TERRA      

Agente editorial, professora de francês, ativista cultural, tradutora de literatura francesa de origem africana. Associada da AJEB-Bahia (Associação de Escritoras e jornalistas da Bahia). Participou de coletâneas poéticas, como: Kutanga e Kimpwanza (África/Brasil); Há flores em Você! (Portugal); 100 Poetas Mais Influentes (Bahia/Portugal). Revista Òmnira- publicação de poemas e textos sobre tradução afrodiaspórica (Salvador). Criadora de pautas sobre a literatura negra no Brasil na Revista R. Magazine (Paris). É responsável pela concepção e coordenação do Entrelinhas Projeto Literário, intercâmbio entre escritores(as) brasileiros(as) e escritores(as) africanos(as) do PALOP – Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e escritores(as) de Martinica, Camarões e Benim. Fez parceria com a Editora Malê do Rio de Janeiro, Editora Òmnira de Salvador/Angola e Editora Cogito/Salvador. Atualmente está engajada nos projetos da Cogito Editora: formação de catálogo de autores(as) africanos(as) francófonos(as). Celebração do Ano da França no Brasil-Antologia Poética Bardos Baianos Especial e a Coletânea Mundo, ambas com a tradução de poemas bilíngues português-francês. Instagram @entrelinhasprojetoliterario

SERVIÇO

O quê: Nosso Sarau com Biyong Djehuty e Glória Terra

Quando: 26/11/2025 (quarta-feira), 18h às 21h30

Onde: Goethe-Institut Salvador – Avenida Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória, Salvador, Bahia

Quanto: GRATUITO

José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes)

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *