Bloco da Cidadania desfila amanhã (14/2)pelo Circuito Batatinha, Pelourinho
Com o lema “Com fome não se brinca”, o Bloco da Cidadania, principal plataforma de comunicação popular da campanha Carnaval sem Fome, sai às ruas neste sábado (14/2), a partir das 16h, unindo cultura, cidadania, sustentabilidade e inclusão produtiva. O desfile acontecerá pelas ruas do Pelourinho, no circuito conhecido como “Batatinha”, sob o som da banda do bloco afro Kizumba, que contará com 30 percussionistas e 10 sopros, além de ala de dançarinas. A concentração para o desfile se inicia às 15h na rua Porta do Carmo, 24, no Pelourinho.
Os interessados em participar podem adquirir no local camisas da campanha em troca de um Kit Cidadania, composto por um quilo de feijão, de arroz e de farinha, ou podem comprá-las por R$ 30,00, valor que será revertido em alimentos. O Bloco da Cidadania foi criado em 2008 com o objetivo de divulgar a campanha. Desde então, vem desfilando durante o Carnaval, além da festa de Iemanjá. Este ano, não ficará só no desfile no Pelourinho, sairá na Mudança do Garcia, na segunda e na terça-feira de Carnaval. As camisas adquiridas dão direito a sair no bloco em todas as suas apresentações.
“O Bloco da Cidadania é uma alternativa acessível a grande parte da população e turistas, proporcionando uma participação ativa na folia ao mesmo tempo que estimula o exercício da cidadania, por meio de doação de alimentos não perecíveis e da divulgação de outras campanhas sociais”, afirma o coordenador da campanha, Raimundo Bandeira.
“Agradecemos o patrocínio da Caixa e do governo do Brasil, que tornaram possível a realização da Carnaval sem Fome e do Bloco da Cidadania, nos oferecendo condições para garantir toda estrutura necessária”, conclui Bandeira. A campanha conta ainda com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do programa Bahia sem Fome, do Corpo de Bombeiros, além de diversos órgãos que trabalham com a promoção social.
Durante o desfile do Bloco da Cidadania, uma equipe da Associação dos Catadores de Latinhas irá atrás do grupo, recolhendo latas de cerveja e refrigerante durante o percurso. Organizações não-governamentais ecológicas também participarão, levando informações e mensagens de conscientização sobre a importância da limpeza da cidade e preservação do meio ambiente. Uma ala de cadeirantes e outra de ciclistas também comporão o bloco. A parceria da campanha com o Kizumba vem desde as primeiras saídas do bloco há 19 anos
POSTOS DE ARRECADAÇÃO DO CARNAVAL SEM FOME
Igreja da Graça (posto principal)
Av. Princesa Leopoldina, 133 – Graça
Em parceria com a ASA e a Arquidiocese de Salvador, todas as igrejas das mais de 100 paróquias da capital funcionarão como pontos de arrecadação. Os alimentos coletados serão destinados às respectivas obras sociais de cada igreja participante.
Associação de São Jorge Ebé Oxóssi – Gantois
Rua Mãe Menininha do Gantois, 23 – Federação
Fone: (71) 3359-5497
Ilê Axé Opô Afonjá
Rua São Gonçalo do Retiro, 55
Fone: (71) 3369-0884
Centro Espírita Deus, Luz e Verdade
Rua Laura Costa, 198/49 – Vila Laura
Fone: (71) 3389-2959
Associação Obras Sociais Irmã Dulce
Largo de Roma, 161 – Bonfim
Fone: (71) 3310-1282 / 3310-1104
Mosteiro de São Bento
Largo de São Bento – Barroquinha
Fone: (71) 2106-5200
Atelier Menelaw Sete
Rua João de Deus, 13 – Pelourinho
TV Pelourinho
Rua das Laranjeiras, 16 – Pelourinho
Fone: (71) 3266-5607
SERVIÇO
Desfile do Bloco da Cidadania
Data: 14 de fevereiro de 2026, às 16h
Local: Circuito Batatinha
