Cachoeira realiza sua Festa de Yemanjá em 8 de Fevereiro
Fevereiro se aproxima e com ele uma das celebrações mais simbólicas do Recôncavo Baiano: a Festa de Yemanjá em Cachoeira.
Diferente do tradicional 2 de fevereiro em Salvador, voltado para o mar, em Cachoeira a homenagem à Mãe d’Água acontece às margens do Rio Paraguaçu. É ali que fé, ancestralidade e território se encontram, revelando uma forma própria e profunda de celebrar Iemanjá no Recôncavo Baiano.
O público acompanha a preparação dos balaios com flores, perfumes e presentes, segue em cortejo até o porto e participa da entrega das oferendas às águas do Paraguaçu, ao som de cânticos, rezas e tambores. Uma celebração marcada pela devoção, pela força feminina e pela continuidade das tradições afro religiosas da cidade.
No dia 08 de fevereiro, a Mami Wata @mamiwata.experiences, agência de turismo especializada, realiza um bate volta especial saindo de Salvador para quem deseja vivenciar esse momento de forma guiada, respeitosa e culturalmente contextualizada.
O roteiro inclui
Participação na preparação dos balaios
Entrega dos presentes para Iemanjá no Rio Paraguaçu
Almoço no Povoado do Alecrim, comunidade rural do Recôncavo Baiano ligada à cultura da mandioca e à produção tradicional de farinha
Visita à Terra Vermelha em parceria com o terreiro Ilê Axé Icimimó Aganju Didé @ileaxeicimimo, reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro
Serviço
O que: Bate e Volta: Salvador X Cachoeira BA (Recôncavo Baiano)
Quando: 08/02/2026 (Domingo)
Vagas limitadas
Informações e reservas: [www.mamiwataexperiences.com]
