Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Carla Akotirene anuncia novo ciclo de atuação intelectual e acadêmica

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

“A prosperidade de uma mulher negra é honraria para o seu Povo”

A pesquisadora de Políticas em Raça e Gênero e intelectual militante Carla Akotirene utilizou suas redes sociais, nesta quinta-feira, 9, para anunciar um novo rumo em sua trajetória. Reconhecida como uma das principais vozes da luta antirracista, do feminismo negro e das discussões sobre interseccionalidade no Brasil, Carla comunicou aos mais de 420 mil seguidores do seu perfil no Instagram a sua exoneração da rede pública de saúde do município de Salvador, onde atuou por quase 14 anos como assistente social na UPA de Periperi, no Subúrbio da capital baiana.

A decisão, segundo a doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi “difícil, mas libertadora” e abre caminho para uma dedicação ainda maior à produção acadêmica, à revisão de livros já publicados, à elaboração de novas obras, à realização de cursos e palestras, além do atendimento a convites de instituições, organizações sociais, artistas e personalidades públicas para rodas de diálogo e formações privadas.

“Foi um período de muito crescimento para a minha caminhada intelectual e política. Mas agora quero me dedicar ao conhecimento, às minhas pesquisas e à produção acadêmica, sem abrir mão de continuar em diálogo com as redes sociais, levantando temas pertinentes e provocando conscientizações sobre as interseccionalidades de gênero, raça, classe, território e demais violações de direitos humanos”, afirmou.

No anúncio, Carla resgatou as experiências que marcaram sua atuação direta no sistema de saúde pública, vivenciando os dramas cotidianos da população.
“Eu vi o nosso povo com bicho saindo da perna. Eu vi mãe virar noite atrás de regulação. Eu vi neto pedindo: ‘não deixe meu avô morrer’. Foram dezenas, centenas de mulheres vítimas de violência, que eu atendi, notifiquei, acompanhei. A gente coloca o ego debaixo do tapete para entender a dor de quem está ali para não perder um filho baleado, um parente hospitalizado. Essa vivência me formou como intelectual política”, relatou.

A pesquisadora também denunciou a face sofisticada do racismo em Salvador, que, segundo ela, se manifesta de maneira velada em espaços institucionais. Mesmo com mestrado, doutorado e atualmente em curso de pós-doutoramento na UnB, Carla contou que não obteve êxito em seu pedido de progressão de carreira na saúde pública municipal.

“Eu me considero uma intelectual muito dedicada, mas eu não posso, aqui fora, estar falando de racismo ao mesmo tempo que eu estou vivenciando esse lugar discriminatório de maneira velada”.

Autora de obras fundamentais como Interseccionalidade (2019), Ó pa í, Prezada (2020) e “É fragrante fojado dôtor vossa excelência” (2024), Carla Akotirene é uma referência nacional e internacional nos debates sobre feminismo negro, políticas públicas e direitos humanos. Seu percurso, marcado pela experiência direta no atendimento às populações vulnerabilizadas no sistema de saúde pública, fortalece ainda mais sua atuação como intelectual comprometida com a transformação social.

Com esse novo ciclo, Carla pretende ampliar sua presença em espaços acadêmicos e culturais, reforçando o papel da pesquisa crítica e do pensamento negro na construção de uma sociedade mais justa, plural e antirracista. Ela espera contar com o apoio da rede de pessoas que acompanham e admiram a sua trajetória e consideram relevantes os seus posicionamentos.  

“Caso desejem terei tempo para preparar cursos, doar palestras e adotar providências de marketing, circulando nossa cara preta pelos algoritmos. A prosperidade de uma mulher negra é honraria para o seu Povo. Peço apoio e bênçãos”, finalizou Carla Akotirene.

Confira o vídeo completo do anuncio de Carla Akotirene: https://www.instagram.com/p/DPmk9CJEY_k/

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *