Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Carnaval solidário: Quero Ver o Momo troca alimentos por abadá e homenageia Samba Junino no Carnaval do Centro Histórico

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Cortejo percorre Circuito Batatinha no domingo de Carnaval com Samba Fogueirão e Banda Recordar

Celebrando as raízes da cultura soteropolitana e a memória dos antigos carnavais, o Bloco Quero Ver o Momo desfila no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro de 2026, pelo Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador, com o tema “No Batuque do Samba Junino”. Consolidando a festa como espaço que une alegria, cultura e solidariedade, a participação no cortejo será marcada por uma ação social que transforma a folia em gesto coletivo de cuidado: para garantir o abadá oficial do bloco, o público deve realizar a troca por 2 kg de alimentos não perecíveis.

A retirada dos abadás acontece até o dia 12 de fevereiro, no Balcão Samba Vivo, localizado no Piso L4 do Shopping Piedade. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições sociais parceiras – o Lar Santo Expedito e a Instituição Beneficente Conceição Macêdo – fortalecendo ações solidárias que fazem parte da trajetória do bloco e ampliando o impacto social da festa.

Além da iniciativa solidária, o desfile de 2026 presta homenagem ao Samba Junino, ritmo nascido nas ruas e nos bairros populares de Salvador e reconhecido como Patrimônio Imaterial da cidade. O cortejo contará com a apresentação do Samba Fogueirão, grupo tradicional com raízes no bairro da Federação e referência na preservação do chamado samba duro, além da Banda Recordar, que resgata a energia e a sonoridade dos antigos carnavais.

Completam o desfile a Realeza Momesca da Melhor Idade, formada por Rainha, Princesa e Miss Simpatia, além de alas culturais, mestre-sala e porta-bandeira. A composição reforça o compromisso do Quero Ver o Momo com o protagonismo da pessoa idosa, o encontro entre gerações e a valorização das manifestações afro-baianas no Carnaval do Centro Histórico de Salvador.

A Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo é uma entidade apoiada pelo Programa Ouro Negro, iniciativa do Governo da Bahia que fortalece a cultura popular e identitária do estado. Em 2026, o Ouro Negro tem investimento recorde na valorização de blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos de índio. Com esse apoio, a tradição e a ancestralidade são protagonistas no carnaval e nas festas populares da Bahia.

SERVIÇO

O que: Bloco Quero Ver o Momo 2026

Quando: 15 de fevereiro (domingo de Carnaval), às 16h – Concentração na Rua Alaíde do Feijão, próximo ao Boteco do Viajante às 15h

Onde: Circuito Batatinha (Pelourinho – Centro Histórico de Salvador)

Atrações: Samba Fogueirão, Banda Recordar e alas culturais

Abadá solidário: 2kg de alimentos não perecíveis com troca no Balcão Samba Vivo (Shopping Piedade – L4) | Trocas até o dia 12 de fevereiro 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *