Chorinho para ele. Por Renato Queiróz
Quem é ouvinte histórico da Educadora FM com certeza lembra dessa!
A Rádio Educadora FM, assim como inúmeras outras emissoras brasileiras, encontrou na genialidade de Hermeto Pascoal a trilha sonora perfeita para sua programação, e Chorinho Pra Ele foi uma de suas joias mais reluzentes.
Gravada originalmente em 1970 com sua formação clássica do Grupo Vice-Versa, a música ganhou vida através dos talentos de Humberto Clayber no baixo elétrico, Waldir Silva na bateria e Maurício da Silva na percussão, com o próprio Hermeto Pascoal brilhando na flauta, piano e saxofone soprano.
Muito mais que uma música, esta composição é uma explosão de alegria genuinamente brasileira que se tornou a trilha sonora de gerações.
Composta por Hermeto como uma homenagem vibrante ao saxofonista Eduardo Sax de Binão Oliveira, essa pérola do choro instrumental captura a essência pura do ritmo e da inventividade melódica que só o Bruxo é capaz de criar.
Desde os primeiros compassos, sua flauta tece linhas melódicas irresistíveis, cheias de malandragem e humor, sobre a base rítmica precisa estabelecida por Clayber, Waldir e Maurício.
A interação entre os músicos cria uma conversa musical perfeita, onde cada instrumento encontra seu espaço nessa celebração sonora.
Era impossível não se contagiar com a energia positiva que emanava dessa gravação.
Essa combinação de virtuosismo técnico com uma alegria tão orgânica é exatamente o que fez de Chorinho Pra Ele a escolha perfeita para as rádios.
Sua melodia cativante e ritmo animado tornaram-se a voz musical ideal para momentos de descontração, vinhetas de abertura de programas e transições energéticas na programação.
O tema era o tempero sonoro que injetava ânimo instantâneo nas transmissões, uma assinatura de alegria que os ouvintes identificavam imediatamente, mesmo sem conhecer seu título ou seu genial criador.
Chorinho Pra Ele não era apenas uma música no rádio; era um personagem sonoro, um impulso de pura felicidade que ecoava pelas ondas do rádio brasileiro, solidificando-se para sempre no imaginário afetivo do país, graças à magistral interpretação do Grupo Vice-Versa.
SONZAÇO!
Renato Queiroz é professor, compositor, poeta e um apaixonado pela história da música.
