Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
No Curta!: A musicalidade paraense + A história do filme que provou crimes nazistas
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dom, 20 de Fevereiro de 2022 00:59

No_Curta_A_musicalidade_paraenseO cantor e instrumentista Felipe Cordeiro navega pelos rios do Pará para ir ao encontro de artistas que representam toda a diversidade rítmica daquele estado. Assim se desenrola o documentário “Ventos Que Sopram — Pará”, dirigido por Renato Barbieri, a ser exibido no Curta!, que está com sinal aberto através de seu site até o fim de fevereiro.

“O Pará é como se fosse um grande rio, muito caudaloso, cheio de vertentes sinuosas (...). A nossa música é exatamente isso”, introduz Felipe logo na primeira cena. O filme mostra a exuberância musical, natural, arquitetônica e histórica do estado, enquanto passeia por ritmos como o carimbó, o brega e o tecnobrega.

As raízes africanas, indígenas e sul-americanas — devido à proximidade de países como o Suriname e a Guiana Francesa — se mostram nesse “raio-x” da música paraense. O filme também relembra canções antigas e chega até uma nova geração de artistas que se utiliza da internet para divulgar seu trabalho e chegar a várias partes do mundo.

Além da apresentação de Felipe Cordeiro, a narrativa é conduzida também pelo historiador e professor Aldrin Figueiredo e por diversos artistas locais, como Gaby Amarantos, Dona Onete, Jaloo, Chimbinha, Pinduca, Curica e Manoel Cordeiro. Eles exaltam, sobretudo, o orgulho de pertencer àquela cultura e àquele pedaço às vezes esquecido do Brasil.

“Ventos Que Sopram — Pará” é uma produção da GAYA Filmes e da Olho Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também está disponível no Curta!On, streaming do Curta! no NOW (da Claro/Net) e no Tamanduá.TV.  A exibição é na Segunda da Música, 21 de fevereiro, às 22h30.

‘O Filme Perdido de Nuremberg’: o documentário usado como prova contra os nazistas

A cidade alemã de Nuremberg foi escolhida para sediar um tribunal que seria decisivo para a história do século XX. Ali, foram julgados alguns dos principais nomes do partido nazista, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Mas a justiça talvez não tivesse sido feita se não fosse pela exibição de imagens que mostraram ao júri os horrores praticados por Hitler e seus acólitos. Mais de 75 anos depois, o Curta! apresenta um documentário que conta uma parte dessa história: “O Filme Perdido de Nuremberg”, uma produção da ARTE France, com direção de Jean-Christophe Klotz.

Através de imagens coletadas pelos irmãos norte-americanos Stuart e Budd Schulberg entre os escombros de uma Alemanha destruída, foi possível identificar e provar a ligação de suspeitos com o partido nazista, além de se ter uma dimensão mais exata do terror promovido por eles, fundamentando as acusações que lhes pesavam. Essas imagens se uniram às do próprio julgamento e compuseram outro filme, chamado “Nuremberg: Uma Lição Para o Mundo de Hoje”, dirigido por Stuart Schulberg. O longa seria lançado nos cinemas dos Estados Unidos, mas foi cancelado por decisão de Washington e se perdeu até ser restaurado pela filha de Stuart, Sandra Schulberg, em um árduo trabalho realizado muitos anos depois. A exibição é na Sexta da Sociedade, 25 de fevereiro, às 23h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 21/02

22h30 – “Ventos Que Sopram - Pará”
O músico Felipe Cordeiro nos leva a conhecer um rico quadro da cena musical do Pará, promovendo o encontro dos artistas mais representativos das cenas musicais “de raiz” e contemporânea. Com Dona Onete, Jaloo, Chimbinha, Pinduca, Curica, Manoel Cordeiro e Gaby Amarantos, “Ventos que Sopram - Pará" constrói um registro antológico da cena musical paraense. Direção: Renato Barbieri. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de fevereiro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 23 de fevereiro, quarta, às 10h30; 26 de fevereiro, sábado, às 22h30; 27 de fevereiro, domingo, às 13h.

https://youtu.be/8PaaIuqUrbU

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 22/02

20h30 - “Instantes Cruzados” (Série) – Ep.: “Helenbar - A fotografia e a realidade”
No final do século XIX, surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com essa técnica no Brasil. Helena de Barros é a convidada que debate com Milton Guran sobre a evolução no processo de manipulação de imagens.  Direção: Sergio Bloch. Duração: 24 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de fevereiro, quarta-feira, à 0h30 e às 14h30; 24 de fevereiro, quinta-feira, às 8h30; 27 de fevereiro, sábado, à 1h30.

https://youtu.be/foMBwP1ouyU

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 23/02

22h30 – “Cidades Fantasmas” (Documentário)
Deserto chileno, Amazônia brasileira, Andes colombianos e Pampa argentino. Quatro destinos na América Latina onde as ruínas e o silêncio são o pano de fundo da nossa jornada. Alguns de seus antigos moradores ainda guardam na memória o que viveram ali e, através de relatos intimistas, evocam lembranças de um passado que não querem esquecer. Com um olhar contemplativo sobre o que restou, refletimos sobre o que deixamos e podemos deixar do nosso legado, entendendo que tudo pode ter um fim e que nada está livre da luta contra o esquecimento. Diretor: Tyrell Spencer.  Duração: 71min. Classificação: 16 anos. Horários Alternativos: 24 de fevereiro, quinta-feira, às 2h30 e 16h30; 25 de fevereiro, sexta-feira, às 10h30; 26 de fevereiro, sábado, às 13h; 27 de fevereiro, domingo, às 21h.

https://youtu.be/DZ3agKioCgo

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 24/02

23h30 – “Incertezas Críticas” (Série) – Episódio: “Jean-Luc Nancy”
Jean-Luc Nancy foi um grande filósofo francês. Autor de uma bibliografia extensa, ele concedeu um depoimento em Estrasburgo para explicar como a filosofia pode nos ajudar a compreender a vida, a arte e o amor no mundo contemporâneo. Diretor: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 25 de fevereiro, sexta-feira, às 03h30 e às 17h30; 26 de fevereiro, sábado, às 19h35; 27 de fevereiro, domingo, às 08h; 28 de fevereiro, segunda-feira, às 11h30.

https://youtu.be/T4YEiJFCQ6I

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 25/02

23h –O Filme Perdido de Nuremberg” (Documentário)
O diretor Jean-Christophe Klotz sai em busca do filme “Nuremberg: Uma Lição Para o Mundo de Hoje”, registro histórico do julgamento de Nuremberg feito pelos irmãos Schulberg. Ele foi retirado de circulação nos Estados Unidos no pós-guerra, por razões geopolíticas, e desapareceu. Klotz conta a história por trás daquele filme e narra o incrível trabalho de busca por evidências dos crimes nazistas levado a cabo por Budd e Stuart Schulberg na Alemanha devastada pela guerra. As evidências encontradas pelos dois foram exibidas no Tribunal de Nuremberg e foram decisivas para a condenação dos criminosos. Foi a primeira vez que uma tela de cinema foi usada num tribunal. Diretora: Jean-Christophe Klotz. Duração: 94 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 26 de fevereiro, sábado, às 3h; 27 de fevereiro, domingo, às 20h; 28 de fevereiro, segunda-feira, às 4h45 e às 17h; 1 de março, terça-feira, às 11h.

https://youtu.be/T3JoAt5O87A

Sábado – 26/02

18h35 –Luz e Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” (Série) - Episódio: “O Adorável Lauro Escorel”
Lauro Escorel é um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros. Como cineasta, dirigiu o longa-metragem “Sonho Sem fim” (1985), prêmio especial do júri no Festival de Gramado, além de curtas e documentários. Seu trabalho em “Ironweed” (1987), de Hector Babenco, filmado nos EUA, lhe abriu as portas para o mercado norte-americano. No exterior, assinou a direção de fotografia de “Indecency” (1992), de Marisa Silver, “Dangerous Heart” (1993), de Michael Scott, e “Amelia Earhart: The Final Flight” (1994), de Yves Simoneau, entre outros. Em 1998, com Babenco, atuou na direção de fotografia de “Coração Iluminado”, que representou o Brasil no Festival de Cannes. É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Direção: Betse de Paula, Jacques Cheuiche. Duração: 52 min. Classificação: Livre.

https://drive.google.com/drive/folders/13HE4VdMpH2TwlGuMOJQonrPAsFwC32bS?usp=sharing

Domingo – 27/02

22h25 – "Som, Sol e Surf - Saquarema” (Documentário)
Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de Itaúna, em Saquarema. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee, Ângela Ro Ro (sua primeira apresentação) e Raul Seixas, entre outros. São imagens raras com shows antológicos, assim como os costumes e práticas sociais da juventude daquela época em um país regido pela ditadura militar. O diretor Helio Pitanga resgata esses dias de rock and roll e de surf. Direção: Helio Pitanga. Duração: 80 min. Classificação: Livre.

https://youtu.be/Ur_yexvqTEU

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-096Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-008Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-089Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-134Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-232Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-364Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0917Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1077Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1417Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1513Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?