Salvador, 17 de August de 2022
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, estreia nesta quinta (14) em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 14 de Abril de 2022 16:04

Medida_ProvisoriaMedida Provisória, primeiro longa de ficção de Lázaro Ramos, estreia em Salvador e em todo o Brasil nesta quinta-feira, 14 de abril. O filme tem como protagonistas Taís AraújoAlfred EnochSeu Jorge e conta ainda com um grande elenco de 77 atores, entre eles Adriana EstevesRenata SorrahMariana XavierEmicidaFlávio BauraquiPaulo Chun.

O enredo se passa num futuro distópico, em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem para a África como forma de reparar os tempos de escravidão. A partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís e Alfred, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.

O roteiro é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação, que também integra o elenco como ator. Escrito originalmente em 2011, o texto conquistou Lázaro, que o adaptou para o cinema em 2015, sendo ele filmado em 2019 em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro.

Para além do elenco, vale destacar a trilha sonora com direção musical de Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko de Souza, que pinça para o espectador canções nas vozes de nomes como Elza Soares, Xênia França e Liniker.

Medida Provisória passou por diversos festivais internacionais, sempre com boa recepção da crítica especializada. Ainda em 2020, no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos, o filme recebeu o troféu de Melhor Roteiro para Lázaro Ramos e Lusa Silvestre e os corroteristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr. No Pan African Film, em Los Angeles, em 2021, recebeu dois prêmios: Melhor Direção e Melhor Ator para Alfred Enoch. No Festival de Huelva, na Espanha, também recebeu os prêmios de Direção e de Melhor Ator para Alfred Enoch. Já no Festin Festival, em Lisboa, Lázaro Ramos recebeu o prêmio de Melhor Realizador.

Na imprensa, a reação não foi diferente: em sua passagem pelo renomado festival americano SXSW (South by Southwest), ganhou críticas calorosas – o Los Angeles Times disse que “o primeiro longa de Lázaro Ramos é uma ficção pungente e assustadora e mostra com firmeza a situação complexa dos afro-latinos”, enquanto o LA Weekly afirmou que é “o longa mais apaixonado, inventivo, inteligente e revigorante do ano”.

Para o diretor, o filme é um alerta sobre coisas que a gente não quer que aconteça. Ele espera sensibilizar as pessoas com entretenimento, já que tem “momentos de humor e momentos de emoção, que vão para além da compreensão racional política”. Sobre qualquer comparação com o cenário mundial, Lázaro diz que “é uma distopia, assim como tantas outras do audiovisual, como ‘The Handmaid’s Tale’‘Black Mirror’. É um texto que veio do teatro, em 2011, pensando um futuro impossível de acontecer. Infelizmente, de lá pra cá, muito se assemelha a pontos da história contemporânea e, aí, a ficção, mais uma vez, se confunde com a realidade”.

Sinopse: Num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a ‘voltarem’ para a África como forma de reparar os tempos de escravidão. O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitú (Taís Araujo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país.

Medida Provisória tem produção de Lereby e Lata Filmes e coprodução Globo Filmes e Melanina Acentuada, distribuição da Elo Company e codistribuição da H2O Films.

Em Salvador, o filme será exibido no Cinemark do Salvador Shopping, no Cinépolis do Salvador Norte, na rede UCI (Shopping Barra, Shopping da Bahia e Shopping Paralela), no Cine Metha Glauber Rocha e no Circuito Saladearte (Paseo, MAM e Cinema do Museu). Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ibicaraí são outras cidades baianas a ganharem sessões.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.410Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.312Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.167Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.050Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.183Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.138Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?