Salvador, 26 de May de 2022
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Canal Futura: Fabio Vidal compõe a série “Novos Artistas da Arte Contemporânea” voltada para professores
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 12 de Maio de 2022 14:52

Fabio_Vidal_FuturaA produção do Instituto Arte na Escola acompanha o processo criativo de seis artistas da nova geração da Arte Contemporânea brasileira. Neste domingo (15/5), o baiano Fabio Vidal apresenta a multiplicidade de um artista que viu nos palcos a chance de fugir dos padrões.

O Canal Futura exibe a nova produção do Instituto Arte na Escola, voltada especialmente para

professores da Educação Básica. Seis artistas da mais nova geração da Arte Contemporânea brasileira compartilham suas visões de mundo e estratégias sensíveis  de criação. Dança, Teatro, Performance, Música e Artes Visuais compõem os episódios da série “Novos Artistas da Arte Contemporânea”. Neste domingo (15/5), às 19h45, Fabio Vidal apresenta a multiplicidade de um artista que viu nos palcos a chance de fugir dos padrões, e como o processo familiar e escolar impactou sua formação artística.

 

O episódio faz um panorama da visão artística de Fabio Vidal, como ator, diretor, dramaturgo e produtor, através de relatos do início da sua experiência com o teatro, ainda na antiga Escola Técnica Federal do Estado da Bahia (atual IFBA), até o momento atual, como orientador de outros artistas e grupos. Fabio apresenta o processo de criação de alguns de seus espetáculos solo e coletivos, e mostra também o seu envolvimento com o teatro físico e a importância do corpo, do gesto e da voz no seu trabalho, assim como a problematização de elementos do cotidiano como parte do seu processo criativo.

A primeira temporada desta produção, que já está disponível também no Futura Play com recursos de acessibilidade, conta a história de artistas que trilham seus caminhos por diferentes tipos de linguagens, vindos de várias partes do país, como Bruno de Jesus (BA), Fabio Vidal (BA), Mestre Anderson Miguel (PE), Rubiane Maia (ES), Uýra Sodoma (AM) e Xadalu Tupã Jekupé (RS).

Ao refletirem sobre os seus processos de criação, eles fazem também uma ponte com a Educação, investigando como a Arte se desdobra em contextos educativos –  sejam eles formais, ou não. Ao selecioná-los para compor a série Novos Artistas da Arte Contemporânea, o IAE pensou em singularidades, territorialidade e diversidade. E o trânsito pelas periferias e grandes centros urbanos foi uma das principais motivações nesta escolha. Por isso, a inserção da palavra “novos” no título da série busca desvendar a trajetória artística de quem ainda não está em grande evidência no país.

Instituto Arte na Escola

Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE) – Organização da Sociedade Civil (OSC) de carácter cultural que está ligada diretamente à promoção da arte e à valorização de espaços culturais –, qualifica, incentiva e valoriza a Arte brasileira em contextos educativos, para aproximar públicos diversos do patrimônio cultural nacional. Um dos pilares centrais do IAE é estabelecer um amplo e qualificado espaço de debate sobre as tendências e desafios da Arte e da Cultura Contemporânea na formação de público.

O IAE produz uma série de materiais e ações de difusão da Arte Contemporânea brasileira, sob a perspectiva de democratização de acesso, socialização e aprofundamento. Por isso, articula também o Prêmio Arte na Escola Cidadã, maior prêmio do Brasil voltado para a arte-educação, e a Rede Arte na Escola, que conecta artistas, arte-educadores e interessados no estudo da Arte e da Cultura brasileira. Ao todo, são 32 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 Estados do país.

Por: Mika Mattos

Compartilhe:

Última atualização em Sex, 13 de Maio de 2022 04:59
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.374Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.352Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.126Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.062Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.201Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.111Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?