Salvador, 19 de July de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Confira o que entra no catálogo de julho no Belas Artes À La Carte
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 04 de Julho de 2024 01:08

Confira_o_que_entra_no_catalogo_de_julho_no_Belas_Artes_a_La_CarteO mês de julho está repleto de novidades para os amantes da sétima arte no À LA CARTE! Marcando a chegada do clássico “Uma Lição de Amor”, filme de Ingmar Bergman! Outro clássico que chega na plataforma é um dos primeiros trabalhos do cineasta Billy Wilder, “Semente do Mal”. Além da nova temporada de "Endeavour”, série de mistério policial  britânica. 

Abaixo você confere as estreias semanais e também as novidades que chegam ao À La Carte este mês.

 

ESTREIA 04 DE JULHO

O Partisan com a Câmera Leica (The Partisan with the Leica Camera)

Israel, 2022, Documentário, 54 min, 14 anos

Direção: Ruth Walk

Sinopse: A história de Mundek Lukawiecki e sua esposa Hannah Bern, que lutaram contra os nazistas com os guerrilheiros poloneses e se esconderam nas florestas. Mundek não só empregou a sua bravura e astúcia, mas também a sua câmara Leica, dando-nos um raro vislumbre da vida dos guerrilheiros.

Curiosidades: Vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival du Cinéma Israélien de Paris 2023. O filme participou também das seguintes competições: Festival de Cinema Judaico de Miami 2023; Festival Internacional de Cinema Judaico da Austrália 2022; Festival Internacional de Cinema de Jerusalém 2022. A produtora deste filme, Yael Perlov, é filha do renomado documentarista David Perlov, nascido no Rio de Janeiro e realizador de "Em Jerusalém" (1963), considerado um dos mais importantes documentários israelenses.

 

O Olhar da Inocência (Les Enfants Du Marais)

França, 1999, Comédia, Drama, 115 min, 12 anos

Direção: Jean Becker

Elenco: Jacques Villeret; Jacques Gamblin; André Dussollier

Sinopse: França, início da década de 1930. Riton, um homem simples, mora próximo a um pântano com a segunda esposa e três filhos. Incapaz de esquecer seu primeiro amor, muitas vezes refugia-se em porres de vinho. Felizmente ele pode contar com seu vizinho, o bonitão Garris, ex-combatente da Primeira Guerra. Esses dois amigos ganham a vida com biscates, vendendo lírios do vale e escargots no mercado da cidade. É lá que conhecem mais um amigo, Amédée, e onde Garris vê a bela governanta Marie, por quem se apaixona. O animado grupo inclui ainda Pépé, um ex-caçador de escargots que enriqueceu; e o gentil Amédée, um sonhador apaixonado por literatura. Entre o trabalho sazonal, encontros divertidos e algumas brigas, há também tempo para sonhar, amar e recomeçar.

Curiosidades: “Les Enfants du Marais”, o livro de Georges Montforez que inspirou este filme, foi publicado em 1958 e ganhou o Prix de la Ville de Paris em 1959. O livro narra as memórias da juventude do autor, passadas nas regiões francesas de Riorges, Grands Marais e Faubourg Mulsant. Georges Montforez, cujo nome verdadeiro era Georges Montardre, nasceu em 1921 em Chaû Dôc, na Cochinchina, então colônia francesa (hoje Vietnã). Sébastien Japrisot, corroteirista deste filme, era também cineasta e romancista, autor do livro "L'Été meurtrier" que deu origem ao filme de grande sucesso "Verão Assassino" (1983), estrelado por Isabelle Adjani, e também dirigido por Jean Becker.

 

Um Homem e Dez Destinos (Executive suite)

Estados Unidos, 1954, Drama, Romance, 104 min, 12 anos

Direção: Robert Wise

Elenco: William Holden, Barbara Stanwyck, Shelley Winters e June Allyson

Sinopse: O presidente de uma empresa morre repentinamente e ninguém sabe quem será o seu sucessor. Cabe aos sete membros do conselho escolher a pessoa mais adequada. No entanto, aquele que parece ser o melhor candidato é um homem frio, que só pensa nos lucros, sem ligar para a qualidade.

Curiosidades: Indicado ao Oscar 1955 em 4 categorias: Melhor Atriz Coadjuvante (Nina Foch), Melhor Fotografia em Preto e Branco e Melhor Direção de Arte. Este foi um dos poucos filmes de Hollywood da época que não teve trilha sonora. Os créditos iniciais são apresentados acompanhados de ruídos de trânsito e do toque de uma campainha. A história inteira se passa durante o período de 24 horas, desde a tarde de sexta-feira, 19 de junho de 1953, até a tarde de sábado, 20 de junho de 1953. A atriz Barbara Stanwyck trabalhou menos de sete dias nas filmagens. O elenco do filme inclui quatro vencedores do Oscar: William Holden, Fredric March, Dean Jagger e Shelley Winters; e quatro indicados ao Oscar: Barbara Stanwyck, Walter Pidgeon, Nina Foch e Louis Calhern.

 

ESTREIAS 11 DE JULHO

 

Luisa Sanfelice (Luisa Sanfelice)

Itália, 2003, Drama, História, 200 min, 14 anos

Direção: Paolo Taviani e Vittorio Taviani

Elenco: Laetitia Casta Adriano Giannini e Cecilia Roth

Sinopse: Uma história verídica do século XVIII sobre um rebelde e a tentativa de sua amante de derrubar a monarquia italiana.

Curiosidades: Roteiro escrito pelos próprios diretores, em adaptação do livro homônimo de Alexandre Dumas que, por sua vez, foi inspirado em uma história real. Os diretores, os Irmãos Taviani, receberam mais de 50 prêmios internacionais por obras diversas, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes 1977 pelo grande clássico "Pai Patrão". Dois dos maiores nomes do cinema italiano, os irmãos Paolo e Vittorio Taviani dirigiram juntos mais de 20 longas-metragens, em mais de 60 anos de carreira. Vittorio faleceu em 2018, aos 88 anos, e Paolo em 2024, aos 92 anos. A francesa Laetitia Casta, que interpreta o papel-título desta adaptação, antes de estrear como atriz em 1999, na comédia "Asterix e Obelix contra César", de Claude Zidi, já era mundialmente famosa como uma das principais supermodelos de sua geração, e teve seu primeiro destaque como protagonista no filme "As Almas Fortes" (2001), do prestigiado diretor Raúl Ruiz.

 

O Canto e a Fúria

Brasil, 1994, Documentário, 55 min, Livre

Direção: Zelito Viana

Elenco: Ferreira Gullar

Sinopse: O Canto e a Fúria documentário em vídeo com depoimentos de Ferreira Gullar, direção de Zelito Viana, 1996. Sempre no mesmo cenário, Gullar fala de todas as fases de sua obra: conta casos engraçados como o fracasso do "poema enterrado", criado com Hélio Oiticica; explica a opção que fez pela poesia política no início dos anos 60; e ainda lê alguns de seus poemas preferidos.

Curiosidades: O cineasta Zelito Viana e o poeta Ferreira Gullar foram amigos de longa data, e Zelito foi o realizador de dos dois principais retratos cinematográficos de Gullar, este "O Canto e A Fúria" (1994) e "Ferreira Gullar – A Necessidade da Arte" (2005).

 

A Filha de D'Artagnan (La Fille De D’artagnan)

França, 1994, Aventura, Ação, 125 min, 16 anos

Direção: Bertrand Tavernier

Elenco: Sophie Marceau; Philippe Noiret; Claude Rich

Sinopse: França, 1654: Eloïse, a filha de D'Artagnan cresce em um convento. Quando a madre superiora é assassinada, ela suspeita de um plano para assassinar o rei. Antes que isso aconteça, a jovem espera vingar o assassinato encontrando seu pai e os três mosqueteiros.

Curiosidades: A trama do filme se passa em 1654. Sophie Marceau treinou com espadas por dois meses antes das filmagens. Ela também fez 90% de todas as suas próprias acrobacias. O filme é uma releitura livre de "O Filho de D'Artagnan" (1950) escrito e dirigido por Riccardo Freda. Este seria o primeiro filme em 14 anos dirigido  por Riccardo Freda . Freda, então com 84 anos, foi demitido do projeto e seu crédito foi retirado. Foi sua última missão de direção.

 

Noites de Circo (Gycklarnas afton)

Suécia, 1953, Drama, 93 min, 14 anos

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Åke Grönberg, Harriet Andersson, Hasse Ekman e Gunnar Björnstrand

Sinopse: As complicadas relações entre um diretor de circo, sua ex-esposa e o amante dela.

Curiosidades: Primeira parceria artística entre Ingmar Bergman e o diretor de fotografia Sven Nykvist. O filme foi lançado comercialmente nos Estados Unidos com apelo sexual e recebendo o título de "The Naked Night". Bergman sobre o roteiro; "Eu o escrevi em um pequeno hotel na Praça Mosebacke, em Estocolmo. Meu quarto possuía uma vista magnífica da cidade. Havia uma escada em caracol do hotel até o teatro. À noite, ouvia-se música no palco do vaudeville, e os atores e seus estranhos convidados bebiam e jantavam no restaurante do hotel. Nesse ambiente, 'Noites de Circo' foi criado em menos de três semanas".

 

ESTREIAS 18 DE JULHO

 

Os Alunos da Umberto Primo (The Students of Umberto Primo)

Grécia, 2022, 74 min, Documentário, 12 anos

Direção: Alessandra Maioletti

Elenco: Dimitra Derzekou; Dinos Gelameris; Kostas Kaloudiotis

Sinopse: Em Salónica, na Grécia, sob ocupação nazi, 96 por cento da população judaica foi enviada para Auschwitz. Este filme documenta as histórias não contadas de alguns dos muitos jovens estudantes judeus que frequentam a escola italiana Umberto Primo, que devem colocar as suas esperanças e sonhos em espera e concentrar-se apenas em como irão sobreviver. Recriamos as histórias, esperanças, sonhos e destinos finais de nove desses estudantes judeus. Ao recriar as suas histórias, contamos também a história do Holocausto na Grécia. O filme é baseado em material de arquivo até então desconhecido, encontrado por um professor italiano, e nos testemunhos de protagonistas sobreviventes.

Curiosidades: Nascida em Atenas e criada em Roma, Alessandra Maioletti, realizadora deste filme, trabalhou como diretora de elenco e assistente de direção em produtoras francesas, italianas, gregas e americanas, e como diretora de produção de documentários. Ela colaborou com muitos diretores gregos, incluindo Nikos Koundouros, Tasos Boulmetis, Michael Marmarinos, Menelaos Karamagiilis, Stelios Pavlidis e Dimitris lndares. 2022, Festival de Documentários de Salónica 2022, Festival de Cinema Grego de São Francisco.

 

Libertino (Le Libertin)

França, 2000, Comédia, História,  100 min, 16 anos

Direção: Gabriel Aghion

Elenco: Vincent Perez; Fanny Ardant; Josiane Balasko

Sinopse: França, final do século XVIII. O Estado, em aliança com a Igreja, proibiu a publicação e distribuição da "Enciclopédia" do filósofo e escritor Denis Diderot. Enquanto isso, ele e sua família estão escondidos com alguns amigos no castelo do Barão Holbach, supervisionando a impressão clandestina de seu trabalho. Lutando para concluir o capítulo "Moralidade" da obra ilícita, Diderot faz malabarismos entre suas amantes, as suspeitas de sua esposa e as tendências libertárias da filha. No entanto, a chegada da sensual e misteriosa Madame Therbouche e do irmão dela, um Cardeal conservador, aumentará ainda mais as tensões do filósofo libertino.

Curiosidades: A "Encyclopédie, ou Dictionnaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers" foi publicada na França entre 1751 e 1772, editada por Denis Diderot, até 1759. A publicação é mais famosa por representar o pensamento do Iluminismo. Segundo Denis Diderot, o objetivo da "Enciclopédia" era "mudar a forma de pensar das pessoas" e que todos pudessem informar-se e saber das coisas. Por causa de seu ocasional conteúdo radical, a "Enciclopédia" causou muita controvérsia nos círculos conservadores e, após a publicação do segundo volume, ela foi brevemente suspensa por decreto real de 1752. Joly de Fleury acusou-a de "destruir a autoridade real, fomentando um espírito de independência e revolta, contribuir para a corrupção da moral e da religião, e para a promoção da incredulidade."

 

Uma Lição de Amor (En lektion i karlek)

Suécia, 1954, Romance, Comédia, 96 min, 12 anos

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Eva Dahlbeck, Gunnar Björnstrand, Harriet Andersson e Yvonne Lombard

Sinopse: Após 15 anos de casado, David e Marianne decidem se separar. Ele teve um caso com uma paciente, enquanto ela o traiu com o ex-namorado. Quando Marianne decide ir para Copenhagen encontrar com o outro, David pega o mesmo trem e finge ser coincidência. Nessa viagem, eles começam a relembrar o passado e os momentos que passaram juntos, e têm uma última oportunidade para se reconciliarem.

Curiosidades: Filme narrado pelo diretor Ingmar Bergman (função não creditada). Quando o médico (Gunnar Björnstrand) entra no trem, um homem alto e magro, de boina, lendo um jornal está parado na porta. Este é ninguém menos que o próprio Ingmar Bergman. Ingmar Bergman afirmou que o roteiro deste filme foi o mais rápido que ele já escreveu, levando apenas uma semana.

 

ESTREIAS 25 DE JULHO

 

Semente do Mal (Mauvaise graine)

França, 1934, 86 min, Comédia, Romance, 12 anos

Direção: Billy Wilder e Alexander

Elenco: Danielle Darrieux, Pierre Mingand, Raymond Galle e Paul Escoffier

Sinopse: Depois que o pai de Henri vende seu carro, o rapaz “pega emprestado” o carro de um estranho para marcar um encontro com uma jovem. Este ato o faz cair em desgraça com uma gangue de ladrões de automóveis, mas depois de alguma discussão ele acaba se juntando ao grupo.

Curiosidades: Estreia de Billy Wilder na direção. Embora Billy Wilder e Alexander Esway compartilharem os créditos de direção, anos mais tarde a protagonista Danielle Darrieux afirmou que Esway esteve envolvido com o projeto de alguma forma, mas lembrou claramente que nunca o tinha visto no set. Na cena em que Henri sequestra o Buick conversível e é perseguido pelas ruas de Paris, a perseguição passa pelo túnel Pont de l'Alma, hoje famoso por ser o local do acidente de carro de 1997 que matou a princesa Diana. "Semente do Mal" foi refilmado na Grã-Bretanha com o título "The First Offense" (1936), estrelado por Sir John Mills e Lilli Palmer; e posteriormente ganhou outra versão na FRança, chamada "La Voyageuse Inattendue" (1950).

 

Correio Sentimental (Egg)

Holanda, 1988, Comédia, Drama, 58 min, 14 anos

Direção: Danniel Danniel

Elenco: Johan Leysen; Marijke Veugelers; Coby Timp

Sinopse: Um romance improvável floresce entre um padeiro introspectivo e analfabeto e uma mulher que ele conheceu através de anúncios de relacionamentos.

Curiosidades: O diretor, roteirista e montador de cinema Danniel Danniel nasceu em Israel, em 1950, e em 1980 passou a morar em Amsterdã, capital da Holanda, onde faleceu no dia 4 de maio de 2017. Filme apresentado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 1988, onde foi vencedor do Prêmio do Público. O ator protagonista, o belga Johan Leysen, falecido em 2023, aos 73 anos, deixando uma filmografia repleta de participações importantes em filmes como "A Rainha Margot" (1994), de Patrice Chéreau; "Trem da Vida" (1998), de Radu Mihaileanu;"Um Homem Misterioso" (2010), com George Clooney; e "Souvenir" (2016), estrelado por Isabelle Huppert.

 

Ninguém é Perfeito (Bonne Pomme)

França, 2017, Comédia, 101 min, 12 anos

Direção: Florence Quentin

Elenco: Gérard Depardieu; Catherine Deneuve; Chantal Ladesou; Guillaume de Tonquédec e Benjamin Voisin

Sinopse: Cansado de ser tomado por um otário pela família da mulher, Gérard deixa tudo e recomeça a vida como garagista em um confim da França. Na frente da garagem, há um lindo albergue gerido por Barbara, uma mulher magnífica, desconcertante, misteriosa e imprevisível.

Curiosidades: Décimo filme estrelado por Gerard Depardieu e Catherine Deneuve juntos. A diretora Florence Quentin começou no cinema publicitário antes de finalmente se tornar a roteirista contratada pelo diretor Étienne Chatiliez, em 1980. Seu primeiro roteiro, escrito para Étienne, foi o do filme "A Vida é um Longo Rio Tranquilo", pelo qual ganhou o César de Melhor Roteiro Original. Eles continuaram com "Tia Danielle" (1990), e "A Felicidade Está no Prado" (1994).

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: SÉRIES

 

04.07 | Endeavour - 3ª temporada, episódio 1

Inglaterra, 2016, 88 min, Mistério, Drama, 14 anos

Direção: Sandra Goldbacher

Elenco: Nick Sampson, Anton Lesser, David Oakes

Sinopse: Enquanto se recupera em uma cabana de madeira em uma floresta, Morse é atraído para a vida complexa das pessoas ricas do outro lado do lago.

 

04.07 | Endeavour - 3ª temporada, episódio 2

Inglaterra, 2016, 89 min, Mistério, Drama, 14 anos

Direção: Bryen Higgins

Elenco: Chris Larkin, Genevieve O'Reilly, Charles Babalola

Sinopse: A morte de um artista em um terrível incêndio em uma casa deixa a polícia da cidade de Oxford perplexa quanto à causa do incêndio.

 

04.07 | Endeavour - 3ª temporada, episódio 3

Inglaterra, 2016, 89 min, Mistério, Drama, 14 anos

Direção: Lawrence Gough

Elenco: Stefanie Martin, iAmy McCallum, Darrel da Silva

Sinopse: Os detetives são chamados para lidar com o caso de uma au pair desaparecida após sua aula noturna na Night School.

 

04.07 | Endeavour - 3ª temporada, episódio 4

Inglaterra, 2016, 90 min, Mistério, Drama, 14 anos

Direção: Olly Blackburn

Elenco: Tom Mothersdale, Tom McKay, Bronson Webb

Sinopse: Enquanto Endeavour Morse faz o exame de sargento, o dono de uma fábrica de roupas é morto a tiros do lado de fora de um banco durante um roubo de salário.

 

Sobre o À LA CARTE

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Outros diferenciais do À LA CARTE são as séries e as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, holandesa, suíça,  da Macedônia do Norte e da Geórgia!

 

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 12,90 | Valor assinatura anual: R$ 141,00

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/#/assine

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Compartilhe:

Última atualização em Qui, 04 de Julho de 2024 01:15
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-141Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-020Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-007Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-175Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-216Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-317Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0966Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1188Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1300Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1534Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?