Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Coleção Eu Vim da Bahia Mirim ganha contação de histórias musicada no mês das crianças

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

A iniciativa realizada pela Caramurê Publicações com patrocínio da Braskem, terá apresentações gratuitas nos dias 20 e 27 de outubro

No mês dedicado às crianças, a Braskem e editora Caramurê realizam uma série de contação de histórias musicadas em dois domingos de outubro. As apresentações, baseadas nos livros da coleção Eu Vim da Bahia Mirim, serão comandadas por Luciana Ávila e Marcos Bezerra, na Caramurê – Café, Arte e Livros no Comércio, em Salvador, de forma gratuita, nos dias 20 e 27/10, às 11h e às 16h. A iniciativa é uma realização da Caramurê Publicações, com patrocínio da Braskem e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, por meio do FazCultura.

Nos livros da coleção, o ficcional sobrepõe o biográfico, que é apresentado apenas para fazer as merecidas homenagens. Com a contação de histórias isso se mantém e a música e a interpretação são agregadas ao projeto que tem como escritoras as baianas Carla Bitencourt, Jane Palma, Mariana Paiva, Renata Rocha e Vania Abreu. “A contação de histórias do ‘Eu Vim da Bahia Mirim’ é extremamente importante, porque traz o incentivo a criatividade e a leitura, e principalmente, resgata e homenageia personalidades baianas que tanto contribuíram, ou contribuem, para a Bahia nos mais diversos aspectos”, ressalta Márzia Lima, sócia da editora.

A coleção Eu Vim da Bahia Mirim busca conquistar os corações e mentes das crianças com uma abordagem pedagógica, linguagem acessível e ilustrações atraentes. Diferentemente das abordagens biográficas, os livros desta coleção oferecem histórias ficcionais inspiradas em figuras baianas de destaque, com a intenção de despertar nas crianças a valorização da cultura e da contribuição de cada personagem para a sociedade.

– Uma outra característica dessa coleção é a impressão em Vitopaper, um papel sintético proveniente da reciclagem de plásticos, conferindo um caráter de economia circular às publicações, que se tornam mais resistentes e impermeáveis, ideais para crianças fazerem da leitura uma brincadeira em qualquer ambiente. “Essa iniciativa promove a educação por meio do uso sustentável do plástico que, nesse projeto, é transformado em livro, reforçando ainda mais o nosso compromisso com a Economia Circular”, destaca Laís Campos, responsável pelo Marketing e Comunicação da Braskem na Bahia.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países.

Sobre a Caramurê

A paixão pela leitura, a riqueza da nossa história e o talento dos nossos autores fizeram da Caramurê Publicações uma editora que aposta na cultura local. Trabalhando quase 100% com autores baianos, a Caramurê se consolidou no mercado editorial pela qualidade e design arrojados dos seus livros, como exemplo nas publicações de arte.

Sobre o FazCultura – O FazCultura é o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural da Bahia, instituído pela Lei Nº 7.015/1996, executado pela Secretaria de Cultura – SecultBa em parceria com a Secretaria da Fazenda – Sefaz, que contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. O Governo da Bahia assegurou, em 2024, R$15 milhões para o Programa que promove ações de patrocínio tendo como base a renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. É uma ação do Estado que une fazedores de cultura, empresas patrocinadoras de interesse social e cultural e toda a população, em diversos eventos e projetos artísticos-culturais de diversas linguagens e está disponível para ser acessado pelo Campo Cultural em todo o território baiano. A principal finalidade do programa é patrocinar financeiramente projetos e atividades que se enquadrem na Política Cultural do Estado, a partir da Lei Orgânica de Cultura da Bahia (Lei de nº 12.365/2011).

Contação de Histórias – Eu Vim da Bahia Mirim

Dia 20/10 (domingo)

11h – Livros “Manhã” e “O olhar mágico de Frans”

16h – Livros “O menino que ouvia tudo que havia” e “A voz da doçura”

Dia 27/10 (domingo)

11h – Livros “A poeta que rimou o mar” e “O menino que ouvia tudo que havia”

16h – Livros “Manhã” e “A voz da doçura”

Local: Caramurê – Café, Arte e Livros no Comércio (Doca 1 – Av. da França, S/N, Comércio – entre o Terminal Turístico Náutico e o Hub Salvador)

Quanto: entrada gratuita

Compartilhar:

Mais lidas