Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Coletivo Das Liliths exibe videoart resultado de intercâmbio artístico com a multiartista manauara Correnteza Braba

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

A exibição do videoarte faz parte das ações do projeto Encruzilhadas Artísticas: Do dendê ao açaí que promoveu encontros entre artistas LGBT+ do Norte e Nordeste do Brasil

O Coletivo Das Liliths, coletivo baiano formado por artistas LGBT+ com mais de uma década de atuação nas Artes cênicas, realizará no dia 31 de julho de 2025 às 19 horas a exibição do Videoart intitulado “Mojubá” na Casa Gameleira no bairro do Garcia em Salvador. O vídeo é resultado de uma residência artística realizada em novembro/2024 na cidade de Manaus (AM) quando os integrantes Das Liliths intercambiaram com a multiartista manauara Correnteza Braba.

A proposta, contemplada no Edital Salvador Circula, promoveu um intercâmbio entre artistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil a partir de práticas colaborativas em torno da simbologia de Exu e das encruzilhadas como espaços de criação, memória e resistência. Durante uma semana, integrantes do Coletivo Das Liliths conduziram oficinas e laboratórios cênicos junto a Café Preto Produções Artísticas, organização manauara da qual a artista Correnteza Braba é uma das idealizadoras e se dedica à difusão da arte afro-indígena.

Como resultado do intercâmbio, foi produzido um vídeoart com direção colaborativa entre Correnteza Braba e o coletivo baiano. A obra será exibida gratuitamente em Salvador/BA, na Casa Gameleira (bairro do Garcia) no dia 31/07 às 19hrs , em um evento com bate-papo com as artistas envolvidas. A ação visa compartilhar com o público os desdobramentos do processo criativo e ampliar os diálogos entre as culturas LGBT+ do Norte e do Nordeste. O projeto também será divulgado nas redes sociais e canais digitais do coletivo, incluindo a disponibilização da vídeo-performance no YouTube, com acessibilidade em audiodescrição.

O projeto Encruzilhadas Artísticas: Do Dendê ao Açaí foi contemplado pelo edital Salvador Circula, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre o Coletivo Das Liliths

Atuando desde 2013, o Coletivo Das Liliths desenvolve pesquisas e criações cênicas a partir de perspectivas de gênero, sexualidade e dissidência. Com dez espetáculos em seu repertório, o grupo já foi contemplado por diversos editais estaduais e federais, tendo colaborado com instituições culturais e acadêmicas no Brasil e no exterior.

Sobre Correnteza Braba

Correnteza Braba é artista, arte-educadora, comunicadora social e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua obra tem como foco os atravessamentos entre arte, corpo, território, ancestralidade e espiritualidade afro-amazônida.

SERVIÇO

Exibição do vídeoart “Mojubá”

Data: 31/07/2025 às 19 horas

Local:  Casa Gameleira – Garcia, Salvador/BA

Entrada: Gratuita

Realização: Coletivo Das Liliths

Apoio Financeiro: Edital Salvador Circula – Fundação Gregório de Mattos

Contato para imprensa e entrevistas:

E-mail: da********@***il.com

Telefone de contato: (71) 99125-9125

Instagram: @dasliliths.ba

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *