Coletivo de mulheres do samba realiza Ensaio Aberto nesta sexta, em Feira de Santana
“Clementinas”: Coletivo de mulheres do samba realiza Ensaio Aberto nesta sexta (28), em Feira de Santana
Roda de samba, que acontece na Varandinha Fraga Maia, reúne diversas artistas da cena feirense, como Karol Freitas, Denise Fersan, Jô Chagas e Kareen Mendes.
Com o objetivo de fortalecer e fomentar o samba feito por mulheres em Feira de Santana e região, o Coletivo Clementinas, que reúne diversas artistas do samba local, realiza um Ensaio Aberto nesta sexta-feira (28), a partir das 20h30. A apresentação acontece na Varandinha Bar e Petiscaria, na Avenida Fraga Maia, a partir das 20h30.
Criado há pouco mais de três meses, o Coletivo parte de um convite especial para todas as mulheres do samba: cantoras, compositoras, instrumentistas, dançarinas e outras profissionais da cultura, arte e educação, que se identificam com a manifestação cultural e com os objetivos do grupo.
Além de contar com a presença das cantoras Karol Freitas, Denise Fersan e Jô Chagas, idealizadoras da proposta, a roda de samba recebe as artistas Amanda Novais; Beth Reis; Duda Lacerda; Islena Carolina; Jemima Silva; Kareen Mendes; Letícia Alexandra; Luana Reis; Vanessa Batista; e Victória Marques. O grupo conta, ainda, com Mari Falcão na produção e Isabely Seixas na fotografia e direção de arte.
No repertório escolhido para a noite desta sexta-feira, as artistas, que privilegiam canções escritas ou imortalizadas na voz de mulheres do samba, como Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Teresa Cristina e Mariene de Castro, ainda trazem músicas de Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa, Caetano Veloso e Geraldo Pereira.
Segundo Karol Freitas, é um privilégio finalizar o Mês da Mulher com uma roda de samba totalmente feminina: “é extremamente significativo participar desse evento entre mulheres, em uma cidade em que as rodas e mesas de samba são compostas majoritariamente por homens”, afirma a cantora que reforça que, apesar de se tratar de uma roda de samba feminina, são bem-vindos públicos de todos gêneros e idades.
Show “Pérolas do Samba”
Primeiro ensaio aberto do coletivo, a roda também serve como prévia para o primeiro espetáculo do grupo, que acontece na próxima semana (05/04), no Teatro do Centro Cultural SESC Feira de Santana – o show “Pérolas do Samba”, que homenageia veteranas do samba nacional e mestras do samba de roda da Bahia. A roda se destina, ainda, a arrecadar fundos para que as artistas possam custear gastos de produção do show mencionado.
Os ingressos antecipados para o show “Pérolas do Samba” já estão à venda na Bilheteria do Teatro e na plataforma Sympla. Para o Ensaio desta sexta-feira (28), na Varandinha, somente haverá cobrança do couvert artístico de R$ 10,00.
SERVIÇO
1° Ensaio Aberto do Coletivo Clementinas
Quando: 28 de março (sexta-feira), às 20h30
Onde: Varandinha Bar e Petiscaria – Av. Fraga Maia, n° 5355, Cidade Nova, Feira de Santana/BA
Quanto: R$ 10,00 (couvert artístico)
Acompanhe em: instagram: @coletivoclementinas
COLETIVO CLEMENTINAS
Idealizado no final de 2024 por Karol Freitas, Jô Chagas e Denise Fersan, as Clementinas tem como objetivo principal fortalecer e fomentar o samba feito por mulheres em Feira de Santana e região.
Mesmo tendo feito parte ativamente do surgimento do samba e sendo essenciais para sua manutenção como patrimônio cultural imaterial, as mulheres muitas vezes sofrem uma espécie de apagamento histórico ou não têm o devido reconhecimento de sua real importância para o gênero musical. Em Feira de Santana, isso não acontece de forma diferente, onde o destaque nas mesas e rodas de samba quase sempre é dado aos homens e a participação feminina ainda é incipiente.
Com o objetivo de buscar essa retomada do protagonismo feminino no samba local, o coletivo traz em seu nome uma alusão à cantora Clementina de Jesus, a Rainha Quelé, que tanto contribuiu para a popularização do gênero em nosso país. O grupo também tem a finalidade de homenagear e reverenciar outras mulheres, sambistas e sambadeiras, que, no decorrer dos anos, foram e ainda são tão importantes para escrever a história do samba.
Além das idealizadoras Karol Freitas, Jô Chagas e Denise Fersan, que atuam nos vocais, as Clementinas são Amanda Braga (percussão); Amanda Novais (percussão e violão); Beth Reis (percussão); Duda Lacerda (cavaquinho e voz); Iasmin Maria (percussão); Islena Carolina (voz); Jemima Silva (percussão e voz); Juliana Oliveira (voz); Kareen Mendes (voz); Letícia Alexandra (baixo e voz); Luana Reis (voz, violão e percussão); Maria Struduth (percussão e voz); Vanessa Batista (voz); e Victória Marques (violão, percussão e voz); Isabely Seixas (fotografia e direção de arte); Lucy Fagundes (produção); e Mari Falcão (dança e produção).