Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Com o tema “Rozê energia de erê, feira artística feminista homenageia a infância na abertura do mês das crianças, nos dias 4 e 5 de outubro, no Museu de Arte da Bahia – MAB

6 - 8 minutos de leituraModo Leitura

A programação reúne circo, oficinas, contação de história, shows, além de moda, arte, decoração e gastronomia no Museu de Arte da Bahia (corredor da vitória), nos dias 4 e 5 de outubro (sábado e domingo), das 13h às 20h. A entrada é gratuita

Mesmo voltado para pessoas de todas as idades, o BaZá RoZê – projeto de empoderamento feminino que reúne arte, cultura e empreendedorismo, desde que surgiu há 07 anos em Salvador, vem sendo um espaço queridinho pelas infâncias. O público infantil se diverte de montão com as brincadeiras e apresentações propostas pelo RoZê que acontece sempre em lugares seguros e históricos da capital baiana, seja em museus, bibliotecas, instituições de línguas estrangeiras, casas de arte e eventos, festivais entre outros. E neste mês de outubro, crianças de todas as idades terão oportunidade de brincar através de uma programação pensada especialmente para elas com circo, contação de histórias, oficinas, shows e comidinhas que irão agradar também o paladar da gurizada. Com o tema “RoZê Energia de Erê, a edição do mês das crianças acontece no Museu de Arte da Bahia MAB, nos dias 4 e 5 de outubro, das 13h às 20h, com entrada gratuita.

Quem abre essa festa lúdica no sábado (4.10), às 14h30 é a escritora, professora e expositora do RoZê, Palmira Heine que estará acompanhada do mascote Lápis Mágico para fazer a contação do livro infantil “A lebre e a tartaruga: peripécias na Bahia”, oferecendo literatura, diversão e história para o público. Nesse mesmo horário, o público de qualquer idade (crianças abaixo de sete anos, devem estar acompanhada pelos responsáveis) poderá participar da oficina de Argila Livre, nos dias 4 e 5 de outubro – sábado e domingo. As vagas são limitadas. A oficina de Argila Livre irá proporcionar uma vivência de modelagem de barro, explorando a criatividade em um processo lúdico e artístico. A atividade tem o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado da Bahia. E também tem circo no primeiro dia de feira com “Malabares da Chispita”, no dia 4 de outubro, em duas apresentações às 15h30 e 16h30 realizadas pela artista circense equatoriana Gabriela Stefania, recém chegada em Salvador com sua personagem Chispita com seus números de malabarismo com as clavis, bola de futebol e os aros.

No domingo (5.10), das 13h30 às 15h30, a programação continua com a “Palhaça Kuia e as brincadeiras de circo” trazendo vivências com uma variedade de brinquedos circenses, como bolinhas, claves, swing poi e muito mais. Um encontro que mistura brincadeiras e um momento de contação de história com o brinquedo popular de madeira traca-traca, conhecido também como o brinquedo das mil formas. E as chances de brincar ainda continuam na oficina de “Brinquedos Criativos, conduzida pela pedagoga Luciene Pereira, no dia 5.10, às 14h30, com vagas limitadas. Ainda no domingo, a partir das 16h começa a contação de história do livro infantil “O Dia em que as Mães Entraram em Greve”. A escritora e jornalista Carla Bittencourt fará a contação da história seguida de um ato em forma de passeata envolvendo a temática da obra – mobilizando crianças e famílias em torno da questão: e se um dia todas as mães resolvessem parar? Uma reflexão voltada para toda a família pensar e partilhar das responsabilidades sobre maternidade e cuidado. Para Carla, mãe de Joaquim, de 8 anos, o livro é uma convocação desde a infância para pensar em outras formas de cuidar. “Já aprendemos que é preciso uma aldeia para educar uma criança, mas ainda falta que as pessoas assumam esse compromisso coletivo”, afirma. A ilustração é da artista Aline Terranova, mãe de Ian, de 11 anos e foi publicado pela editora Caramurê.

E ao fim de cada dia de evento, o RoZê encerra com os shows musicais. No sábado, 4.10 é a vez da estreia da cantora Bruna Barreto, ao lado de Peu Souza (guitarra baiana e bandolim), que imprime a sonoridade da Bahia e melodias clássicas da música brasileira e Tarci Miranda (percuteria), trazendo ritmos pulsantes que remetem às nossas raízes culturais. Baiana de coração e de raízes, Bruna Barreto ficou conhecida nacionalmente em 2013, ao integrar o time de Lulu Santos no The Voice Brasil. A artista tem sua carreira marcada pela potência de sua voz, pela diversidade de gêneros e pela capacidade de transitar com autenticidade entre estilos. Para esta edição do BaZá RoZê, a cantora apresenta um repertório eclético que perpassa pela MPB, samba, música baiana e pop rock, criando um espetáculo que é, ao mesmo tempo, intimista e contagiante.

No domingo 5.10, a celebração passa também por uma homenagem ao eterno Raul Seixas trazendo pela primeira vez também ao RoZê, o cantor cover de Raul, Marcos Clement. Cantor, compositor, instrumentista, produtor cultural e ativista ambiental, Clement passeia pelo universo litorâneo urbano do rock soteropolitano ao mundo agreste da cantoria regional do sertão da Bahia, em uma fusão inebriante que não se prende a rótulos. Considerado um dos melhores intérpretes da obra de Raul Seixas da atualidade, em paralelo ao seu trabalho autoral, o artista mantém seus projetos em homenagem ao eterno Maluco Beleza, desde 2004, realizando shows em diversos espaços e eventos na Bahia, como Concha Acústica, Teatro Castro Alves, Flipelo, projeto TAMAR, além de várias participações no Carnaval de Salvador, entre outros. Marcos promete não deixar de fora deste tributo a Raul, um repertório com grandes clássicos que marcaram a trajetória de Raul como “Gita”, “Maluco Beleza” e “Ouro de tolo” além de algumas canções do seu álbum In Natura.

Desde 2023, a Feira Artística Feminista lançou o ROZÊ OCUPA – projeto de ampliação com o objetivo de atrair a população de Salvador para conhecer melhor a cidade onde mora e lugares em quer o público possa conciliar ocupação empreendedora, artística, gastronômica, afetiva, através das visitas em espaços históricos e equipamentos culturais, como museus, bibliotecas, instituições, casas de arte e eventos, etc. Há quase uma década, o RoZê vem reforçando a economia criativa da capital baiana de maneira independente e autônoma mobilizando ao longo desses anos cerca de 500 empreendedores/as,  buscando e ocupando espaços (mais de 10 espaços na capital baiana e diversos festivais de música), unindo arte, cultura e empreendedorismo com protagonismo feminino.

HISTÓRICO ROZÊ

Fundado na Casa Rosada dos Barris (2018), o RoZê já realizou ocupações em museus e instituições culturais – Palacete das Artes, MAC – BA (Museu de Arte Contemporânea da Bahia), MAM – BA (Museu de Arte Moderna da Bahia), MAB ( Museu de Arte da Bahia), Aliança Francesa de Salvador, Goethe-Institut SSA, Biblioteca Central da Bahia. Participou também do Verão da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia, Casa Ninja Bahia,Virada Sustentável SSA e dos Festivais: Sangue Novo, Radioca, Novíssimos Labs, além de ter promovido festivais próprios na Casa Rosa e na Casa Pia de São Joaquim.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – ROZÊ ENERGIA DE ERÊ

MUSEU DE ARTE DABHIA – MAB

4 E 5 DE OUTUBRO/13H ÀS 20H/ ENTRADA GRATUITA

 SÁBADO (4.10)

Show

Bruna Barreto

Sáb, 17h

Circo

Malabares com Chispita

Sáb 15h30 e 16h30

Contação de história com Palmira Heine e o Lápis Mágico

“A lebre e a tartaruga: peripécias na Bahia”

Sáb 14h30

Oficinas – Vagas Limitadas

Sábado e Domingo

Argila livre do MAB

Sáb e Dom

14h30

DOMINGO (5.10) 

SHOW

Marcos Clement – canta Raul

Dom, 17h

Circo

Brincadeiras com palhaça Kuia

13h30 às 15h30

Contação de história com passeata

.”O Dia em que as Mães entraram em Greve” com Carla Bittencourt

Dom 15h30

Oficinas – Vagas Limitadas

Argila livre do MAB

Sáb e Dom

14h30

Brinquedos criativos com Lu Pereira – Vagas Limitadas

Sáb e Dom

14h30

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *