Começam neste sábado de carnaval, os bailes das orquestras
Orquestras realizam oito bailes gratuitos e promovem uma viagem sonora pelos sucessos de todos os tempos
O Carnaval de Salvador 2025 será ainda mais vibrante e diverso com a participação de quatro renomadas orquestras, que, sob a regência de maestros consagrados, levarão o público a uma jornada musical pelos maiores sucessos da música brasileira e do carnaval. Serão oito bailes gratuitos nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março, nos bairros do Rio Vermelho (Largo da Mariquita) e no Pelourinho (Palco AXÉ Pelô, Largo da Tieta).
As apresentações começam sempre às 16h e serão comandadas pelos maestros Fred Dantas, Paulo Primo, Sergio Benutti e Zeca Freitas. Os espetáculos unem a sofisticação dos arranjos orquestrais à energia contagiante do axé, marchinhas e frevos, resgatando a tradição e inovando a experiência carnavalesca. Os bailes são uma promoção da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Saltur.
Programação das apresentações:
Rio Vermelho – Orquestras
- 01/03 (sábado) – Maestro Fred Dantas
- 02/03 (domingo) – Maestro Paulo Primo
- 03/03 (segunda-feira) – Maestro Sérgio Benutti
- 04/03 (terça-feira) – Maestro Zeca Freitas
Axé Pelô – Orquestras
- 01/03 (sábado) – Maestro Zeca Freitas
- 02/03 (domingo) – Maestro Sérgio Benutti
- 03/03 (segunda-feira) – Maestro Paulo Primo
- 04/03 (terça-feira) – Maestro Fred Dantas
O que cada maestro trará ao palco:
Fred Dantas – Em 2025, a Orquestra Fred Dantas celebra os 40 anos do Axé Music com o projeto Axé Orquestrado, misturando arranjos instrumentais de clássicos do gênero e composições autorais. O espetáculo trará sucessos de Ivete Sangalo, além de destaques como a Suite Cuba-Brasil, de Bira Reis, e Abertura na Levada de Fred Dantas, primeiros axés instrumentais gravados no Brasil.
Paulo Primo – A Orquestra Paulo Primo homenageia os 40 anos do Axé Music com uma viagem sonora que percorre desde Coisa Acesa (Moraes Moreira) e Patuscada de Gandhi (Gilberto Gil) até sucessos contemporâneos de Saulo Fernandes, Magary Lord e Ivete Sangalo.
Sergio Benutti – O maestro resgata as raízes do Axé Music e das marchinhas de carnaval, combinando clássicos de Daniela Mercury, Ivete Sangalo e dos Blocos Afro com arranjos especiais que evocam o início do movimento.
Zeca Freitas – Com um repertório diverso, a Orquestra Zeca Freitas apresenta uma fusão de samba-reggae, marchinhas, frevos e até reggae, criando um espetáculo dinâmico que une tradição e inovação.
Serviço:
- Datas: 01, 02, 03 e 04 de março de 2025
- Horário: 16h
- Locais: Rio Vermelho e Axé Pelô, Pelourinho
- Entrada: Gratuita
- Realização: Prefeitura Municipal de Salvador – Saltur