Comida di Buteco 2025: “Caravana de Imprensa” dá pontapé extraoficial pela experiência gastronômica do concurso
Jornalistas participam de circuito com 3 bares selecionados nesta quarta-feira, 9, com saída no Rio Vermelho.
O pontapé inicial da 25º edição do “Comida di Buteco” está marcado para esta quarta-feira, 9, a partir das 19 horas, com a tradicional caravana de imprensa até os bares participantes. Profissionais da imprensa baiana serão conduzidos a uma experiência única de gastronomia, história e lazer cultural pelos bairros de Canabrava (buteco Crisana); Rio Vermelho (Chão Boteco); e ao grande campeão da edição passada pelo prato ‘Delícia enroladinha’, Boteco da Mídia, em Pituaçu.
Propondo uma abordagem experimental dos “25 anos do Comida di Buteco”, antes do início oficial do concurso na sexta-feira, 11, bares e botecos selecionados entre os 60 competidores receberão a caravana de imprensa, a fim de propor discussões, fomentar as culturas boêmias, apreciar histórias e dar espaço à polos e empreendimentos criativos na cena baiana.
Coordenador regional do Comida di Buteco e organizador da caravana, Max Rogers lidera a ida dos jornalistas aos bares selecionados. “Estou muito feliz em dar início oficialmente ao Comida di Buteco aqui em Salvador, com a nossa tradicional Caravana de Imprensa. Esse momento é muito especial porque marca a abertura do concurso e apresenta, de perto, a essência do Comida di Buteco. Durante essa quarta-feira, os jornalistas vão poder tirar dúvidas diretamente comigo, conhecer mais sobre a dinâmica da competição e, claro, registrar suas experiências e expertises em redes sociais e canais de comunicação”, afirma.
A Caravana da Imprensa é um marco que antecede o evento Comida di Buteco, desta vez, em sua edição de aniversário de 25 anos. Ao percorrer o circuito de três bares, incluindo o campeão da edição passada, o evento proporcionará aos jornalistas uma degustação diversificada e um mergulho na proposta de cada um dos participantes. Este ano, o concurso continua com sua proposta de criar um cenário de valorização da gastronomia popular, que dialoga diretamente com o cotidiano dos brasileiros e os sabores autênticos de cada região.
O roteiro da caravana começa no Rio Vermelho, trazendo a atmosfera boêmia cultural de Salvador desde a partida. Uma vez dentro dos botecos, a imprensa receberá uma apresentação especial de cada estabelecimento, onde o dono do local contará a trajetória do boteco em questão, explicando o conceito e a criação do prato que estará concorrendo. Além disso, os jornalistas poderão degustar as iguarias diretamente da fonte, experimentando o que o público irá saborear durante o festival. Cada bar contará um pouco da sua história e do processo de escolha do prato que os representará no Comida di Buteco 2025.
O objetivo da experiência é proporcionar uma visão aprofundada do concurso e garantir que a avaliação dos participantes comece com a expertise da imprensa, que será a primeira a experimentar as novidades desta edição, a exemplo das delícias: “Mineirando na Bahia” e “Oferenda? Vida de pescador”, dos respectivos Crisana e Chão Boteco.
É o momento ideal para os jornalistas se conectarem com participantes do concurso, chefs e donos de bares, entendendo as propostas e compartilhando as primeiras impressões com o público, gerando conteúdo relevante sobre diversidade, cultura, fomento da economia local e a riqueza da gastronomia dos botecos.
“Mais do que uma ação de divulgação, a Caravana é uma forma de reforçar a mensagem principal do Comida di Buteco: somos o maior e mais popular concurso gastronômico do Brasil. O público degusta e elege o melhor boteco de cada cidade participante, e, no fim, o melhor boteco do país! É um orgulho imenso fazer parte disso e poder compartilhar com a imprensa tudo que o CDB representa para a cultura, gastronomia e economia local. Salvador já está no clima, e eu também!”, conclui.
Serviço
Caravana de Imprensa da 25º edição do “Comida di Buteco”
Data: 9, quarta-feira;
Local: Circuito de 3 bares (incluindo o campeão da edição passada)
Evento fechado para a imprensa