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Comida di Buteco – Mulheres chefiam mais de 45% dos butecos participantes no concurso 2024, em Salvador

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A 16ª edição do Comida di Buteco está agitando Salvador e trazendo à tona um dado significativo: mais de 45% dos participantes são mulheres proprietárias de bares. Este marco não apenas reflete a crescente presença feminina no setor gastronômico, mas também destaca a importância dessas empreendedoras na valorização e desenvolvimento da cultura culinária local.

 Em um contexto onde tradicionalmente os negócios de gastronomia e bares são liderados por homens, a presença e participação ativa das mulheres no Comida di Buteco é um testemunho sobre a quebra de barreiras e a busca por uma representatividade equilibrada.

 Mulheres empreendedoras estão assumindo um papel cada vez mais relevante nos negócios, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil tem uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino do mundo, com cerca de 24 milhões de mulheres à frente de negócios no país.

 

 De acordo com Thais Nascimento, representante da Casa Sankofa Bar, que está participando do concurso pela primeira vez com ‘Bolinho Sankofa’ – bolinho com massa de aimpim e carne de sol desfiada – é importante ter estabelecimento liderado por mulheres, pois abre espaço para outras.

 “É muito importante ver estabelecimentos liderados por mulheres participando do concurso, espaços prósperos, já consolidando marcas, seguindo seus desafios diários e entregando lindamente. Isso abre caminhos e inspira outras mulheres como eu e minhas sócias, que cada vez mais estão tendo coragem de assumir essa atividade que é tida como “trabalho de homem”. Sei disso porque até hoje procuram o dono ou o gerente no meu estabelecimento”, conta Thais.

 A empreendedora do estabelecimento que fica localizado na Rua Democrata, no Edif. Chatoyanse – Dois de Julho, acrescenta que essa visibilidade do concurso faz com que as mulheres se reconheçam e vejam que é possível.  “Ver esse cenário crescente, só dá mais força e vontade de não desistir, honrando essas mulheres e também para que as próximas que virão, enfrentem desafios menores ou que não sejam ligados ao machismo e sexismo e sim às próprias atividades do negócio. É um concurso de muita visibilidade, que já é importante nesta cena, ver esse quantitativo de mulheres à frente desses bares e restaurantes é de modificar o imaginário das pessoas. As mulheres se reconhecem e compram,  elas veem que é possível”.

 Trazendo nesta edição o ‘Cercadinho pig – Corte suíno servido com farofa de maracujá e cubos de macaxeira acompanhado de barbecue artesanal de cerveja, geleia de pimenta, vinagrete e molhos especiais da casa – as veteranas que participam há 10 anos, Ana Cristina e Maria Magali, empreendedoras à frente do Crisana bar e restaurante, localizado no Espaço Comercial Paralela, na Rua Artêmio Castro Valente, nº 295 – Canabrava, reforça as oportunidades identificadas para as mulheres no ramo da gastronomia, especialmente no ambiente do concurso.

 “Através de tanta visibilidade que este concurso nos oferece, acabamos sendo reconhecidas. Com um avanço e quebra de estereótipos quanto ao nosso gênero.  A partir daí novos leques e oportunidades irão surgindo e fortalecendo o nosso negócio. E o instinto desse sexo tão forte, nos torna ainda mais competitivas e empreendedoras”, pontua Magali.

 Sobre a representatividade feminina no concurso, considerando que os dados revelam uma forte presença de mulheres liderando os bares nesta edição, a empreendedora reforça seu entusiasmo. “Nós mulheres estamos cada vez mais em busca do nosso lugar no mercado e é uma grande satisfação e alegria saber que estamos no comando em 45% de um concurso de tanta importância para o nosso setor. Ressaltando nossa criatividade e comprometimento no que fazemos, nos destacando a cada dia”.

 A edição 2024 do Comida di Buteco, consolidada como a competição nacional mais importante do segmento gastronômico, acontece em mais de 40 cidades, divididas em 25 circuitos por todo o país. No último ano, a competição atingiu marcas históricas, impactando diretamente mais de 10 milhões de pessoas nos butecos e gerando um impacto econômico de R$ 300 milhões na cadeia produtiva do ecossistema Comida di Buteco. Além disso, mais de 1 milhão de votos válidos foram registrados em cédulas de papel através das visitas e experiências nos bares.

 A expectativa para este ano é levar 35 mil entusiastas da culinária aos bairros de Salvador e Lauro de Freitas, gerando um crescimento significativo na economia local e consolidando a rentabilidade dos participantes.

 Com o lema “Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa”, o Comida di Buteco 2024 conta com o conta com a apresentação da Piraquê; Patrocínio da Santander/Getnet e Coca-Cola; Apoio da McCain, Zero Cal, Chandon e Delta; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional da Abrasel, Sebrae, NEOOH, BoxNet e Sympla; e Promoção da TV Bahia/Globo, tornando-se uma celebração nacionalmente reconhecida pela sua contribuição para a cultura gastronômica e econômica do país.

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