Comitê de Cultura da Bahia e Secult iniciam segunda etapa de assembleias virtuais de Cultura nos territórios da Bahia
Os encontros têm o objetivo de ouvir demandas das regiões e orientar as comunidades culturais sobre o papel do Comitê de Cultura
O Comitê de Cultura da Bahia, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial (SUDECULT), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-Ba), iniciaram a segunda etapa da série de Assembleias Territoriais Digitais de Cultura nos territórios de identidade da Bahia. No total, serão dez encontros que irão contemplar dezesseis regiões do estado.
As assembleias com datas marcadas e inscrições abertas são: Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina (24 de abril -18h30), Semiárido Nordeste II (26 de abril – 9h30), Bacia do Jacuípe e Piemonte do Paraguaçu (28 de abril -18h30), Velho Chico, Bacia do Paramirim e Bacia do Rio Corrente (29 de abril – 18h30), Litoral Norte e Agreste Baiano (5 de maio – 18h30), Costa do Descobrimento e Extremo Sul (6 de maio – 18h30) e Baixo Sul (7 de maio – 18h30). Já ocorreram encontros nos territórios da Chapada Diamantina, Sisal, Médio Sudoeste e Médio Rio das Contas.
Os encontros fazem parte de um processo contínuo de escuta e diálogo com o setor e sociedade geral sobre a cultura em todo o estado. Ao final, serão elaborados documentos sobre as principais questões e necessidades de cada região, servindo como referência para o aprimoramento das políticas culturais.
Caravanas do Comitê de Cultura
A partir de maio, o Comitê de Cultura da Bahia, em parceria com a SUDECULT/SECULT, irá realizar as Caravanas Territoriais de Cultura. Os encontros serão presenciais e contarão com painéis temáticos, oficinas de capacitação e apresentações artísticas. As caravanas são continuidade das assembleias virtuais.
A ação visa também realizar a escuta, ofertar formação técnica, informar sobre a cultura enquanto direito e promover a identidade cultural dos territórios da Bahia. Ao final dos encontros, serão elaborados relatórios para embasar ações de cultura futuras para cada território.
Rede de apoio e plantão de atendimento
Para ampliar o acesso popular às informações sobre as políticas públicas de cultura, formações e eventos culturais, o Comitê de Cultura da Bahia realiza um mapeamento constante da comunidade cultural de todo estado, sejam fazedores, gestores, entidades e instituições. Os interessados em fazer parte da rede, receber informações e participar das ações do Comitê de Cultura, devem preencher o formulário disponível no link https://bh.comitedecultura.org.br/cadastre-se/.
O Comitê também realiza plantão de atendimento de segunda a quinta, das 14h às 17h, via sala virtual https://meet.google.com/nvp-foeu-cvp, para tirar dúvidas sobre as políticas culturais, editais e outras ações do setor, facilitando a participação social.
Comunicação do Comitê de Cultura da Bahia – MinC
Luciana Rosa
Jornalista