Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Como nasceu o Documentário e o Livro Mandinga em Manhattan. Por Lúcia Correia Lima

2 minutos de leituraModo Leitura

A jornalista, fotojornalista e autora do livro Mandinga em Manhattan, se inicia na Capoeira aos 15 anos em São Paulo, onde chegou por ter pais militantes humanistas. Em seu “exílio”, conhece colegas do movimento estudantil secundarista, que a levam para a escola do Mestre Suassuna, onde começa sua história na Capoeira.

De volta a Bahia, quando vai morar no Centro Histórico de Salvador, a poucos metros do Centro Esportivo de Capoeira-angola, de Mestre João Pequeno de Pastinha, onde passa a conviver com alunos de vários países. Percebe que a capoeira está no mundo e na sua origem, poucos sabem ou dão importância a este fato. Pensa em um livro. Mas e então esta era uma ideia extravagante.

Tudo muda quando vai a solenidade no Barracão de Xangô, no Ilê Axé Opô Afonjá. Quando sua Mãe Stella de Oxossi, recebe a Comenda da Ordem Cultural do Ministério da Cultura, (MinC).

Lá encontra o diretor da X Filmes apresentado o trailer do documentário Cidade das Mulheres. O convida para fazer um documentário sobre a mundialização da Capoeira. Tempo depois ele aceita e sugere que Lucia faça projeto para edital do MinC. Projeto é selecionado e com o roteiro e lista de entrevistados criado pela jornalista baiana, o Mandinga em Manhattan documentário é realizado e lançado pelo MinC.

Os pioneiros Mestres que levaram a Capoeira da Bahia para o mundo estão na obra: Mestre Jelon Vieira de Santo Amaro da Purificação, Mestre Acordeom, Mestre Amém, Camisa, todos baianos. Além de estudiosos como Emília Biancardi, que colocou pioneiramente a Capoeira no palco e com o seu Viva Bahia, ganhou o mundo.
Estudiosos, como Ubiratan Castro, Mestre Decâneo, Ildázio Tavares, e o norte americano Kenneth Dossar. São personagens capazes de analisar o porquê a Capoeira está no mundo, saindo da Bahia.

As longas entrevistaras para o documentário foram transcritas e são a base do livro com o mesmo título e a ideia original de produzir uma obra literária, que também é fruto de outro edital Capoeira Viva. Está esgotando, mas pode ser comprado com Lucia nos zaps:
75 9 9195 2963
71 9 9125 8196

Compartilhar:

Mais lidas