Comunicação e imagem de empresários negros é tema de palestra no Espaço Colabore
As ideias propostas são pontos de partida para uma construção inclusiva e a valorização da pluralidade
Com o propósito de fortalecer o afroempreendedores e compartilhar uma rede de contatos entre pretos e pretas, aconteceu nesta quinta-feira (20), no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, o evento Ideia Preta com o tema Comunicação e imagem de empresários negros. A ação foi uma iniciativa do Programa Plural do Sebrae, que visa promover a diversidade e igualdade de gênero, fomentando o empreendedorismo de grupos minoritários. O programa cria uma trilha de sucesso, onde traz o empreendedorismo como centro de transformação social, promovendo o empreendedorismo feminino e de outras minorias.
A gestora do programa no território Salvador, Taiane Almeida, disse que são encontros intimistas para integrar e aproximar a comunidade negra. “O principal objetivo é fortalecer e formar uma rede de afroempreendedores que estão dispostos a contribuir com o ecossistema de empreendedorismo para torná-lo mais inclusivo e diverso. Porque a sociedade só tem a ganhar a partir do momento que ela valoriza a diversidade”, resumiu.
O palestrante, jornalista e consultor, Romero Mateus, expôs a pertinência do tema, “Comunicação e imagem de empresários negros” e ressaltou a relevância para toda comunidade negra. “A imagem hoje é um dos principais ativos de qualquer produto. E quando a gente parte de um produto para uma pessoa ou um negócio, a imagem dele é muito importante. Estamos sempre emitindo mensagens, então precisamos ter mais controle sobre isso. Quando a gente compreende a lógica de identidade versus imagem, trabalhar essa questão é uma das coisas mais valiosas no mercado,” pontuou.
Segundo a afroempreeendedora, Tuany Souza, as capacitações do Sebrae são uma via de mão dupla e isso impacta positivamente na sua caminhada. “Já fiz vários eventos voltados para venda, atendimento e planejamento, assim como já administrei curso para outras empreendedoras da área de gastronomia e fez totalmente a diferença. Tanto eu me capacitei quanto eu capacito outras pessoas,” acrescentou.
Por Cátia Lima para ML Comunicação