Confira a programação semanal dos Museus do IPAC entre os dias 10 a 15 de setembro
O destaque da semana é a abertura da exposição ‘Vila Velha, Por exemplo: 60 anos de um teatro no Brasil’, no Museu de Arte Moderna da Bahia
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), apresenta uma programação variada em seus museus, com destaque para eventos dedicados à arte e à cultura, entre os dias 10 e 15 de setembro.
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) recebe, nesta sexta-feira (13), a abertura da exposição ‘Vila Velha, Por Exemplo: 60 Anos de Um Teatro no Brasil’. A mostra destaca momentos marcantes da história do Teatro Vila Velha, fundado em 1964, por meio de um rico acervo, instalações multimídia e segmentos interativos. Além da exposição, o pátio do MAM será o cenário para a gravação do novo audiovisual do cantor Jau, que ocorrerá no domingo, na Praça Letieres Leite, com início previsto para às 16h.
No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), na próxima sexta-feira (13), das 14h às 16h, será realizado o Curso de Formação PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), com foco em orientações sobre como lidar com pessoas com deficiência. Ainda na sexta, o público poderá conferir a exibição do curta ‘Aspectos do Sebastianismo em O Encantado’. Já no domingo (15), o museu promoverá mais uma edição do programa Amanhecer no MAC, com uma relaxante aula de yoga ministrada por Carla Dantas, às 8h da manhã. À tarde, a diversão será garantida para as crianças: às 16h, haverá uma animada aula de circo com a Tia Gio.
No Museu de Arte da Bahia (MAB), na quinta-feira (12), acontece a tradicional feira agroecológica, a partir das 8h. Já às 19h, o destaque será o encontro ‘Equidade Étnico-Racial na Educação Básica: Caminhos Possíveis’.
O Centro Cultural Solar Ferrão, em sua última semana de funcionamento antes do fechamento para obras de requalificação, permanece aberto para visitação, com diversas exposições em cartaz. Já no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu, além das exposições permanentes, a programação inclui o ‘Parque de Histórias’, uma iniciativa de contação de histórias que estimula a criatividade, promove a interação social e resgata a cultura por meio de lendas africanas e indígenas, especialmente voltada para o público infantil.
Confira a programação de cada museu:
MAC_BAHIA
- Exposição coletiva INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas;
- Acervo MAC_Bahia;
- Arte Urbana.
*Dia 11/09* (Quarta-feira)
18h30 – CURSO “Gabinete de Investigação do Desenho” com Iansã Negrão Inscrições: por ordem de chegada 15 minutos antes no local *Os interessados devem levar seus materiais de desenho, como: giz de cera, piloto, lápis macio (6B, 8B, 9B), tinta carvão, pinceis.
*Dia 12/09* (Quinta-feira)
17h às 19h30 – OFICINA DE FOTOPERFORMANCE (a partir de 16 anos). Vagas limitadas. Inscrições no local por ordem de chegada com 30 minutos de antecedência.
*Dia 13/09 (Sexta-feira)*
PROJETO “O Encantado nos museus”
09h às 12h – Oficina de Confecção e Manipulação de Bonecos Articulados
14h às 16h – Curso de Formação PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) – Orientação de Como Lidar com PCD (Pessoas Com Deficiências) *Exibição do Documentário “Aspectos do Sebastianismo em O Encantado” (15 min.) em repetição contínua para o público passante.
16h30 às 18h – Apresentação da peça “O Encantado – Uma Saga Nordestina em Busca de Dom Sebastião”, seguida de bate papo com o público.
18h – OFICINA DE EDIÇÃO DE VÍDEO PARA INICIANTES (a partir de 16 anos). Vagas limitadas. Inscrições no local por ordem de chegada com 30 minutos de antecedência.
*Dia 14/09* (Sábado)
16h – PROJETO “O Encantado nos museus” *Exibição do Documentário “Aspectos do Sebastianismo em O Encantado” (15 min.) em repetição contínua para o público passante. Acessibilidade: intérprete de libras.
16h30 às 18h – Apresentação da peça “O Encantado – Uma Saga Nordestina em Busca de Dom Sebastião”, seguida de bate papo com o público.
17h – VISITA GUIADA “CIRCUITO MAC_BAHIA” (ponto de encontro mini rampa de Skate)
*Dia 15/09* (Domingo)
AMANHECER NO MAC – Programa de bem-estar
08h – Amanhecer com YOGA por Carla Dantas
10h – PROJETO FLORES DO VENTRE Aulas livres de dança com Tammy Vidal
16h – RECREAÇÃO INFANTIL Aula de Circo com Gio
17h – VISITA GUIADA “CIRCUITO MAC_BAHIA” (ponto de encontro mini rampa de Skate).
MUSEU DE ARTE DA BAHIA (MAB)
De terça a domingo das 10h às 18h:
- Armorial 50;
- Rodin;
- Sinergia e Atavismo na obra de Bel Borba.
*Dia 10/09* (Terça-feira)
10h às 12h – OFICINA DE CERÂMICA – Curso de Cerâmica Sensível – Gratuito – (Inscrições encerradas).
16h às 18h – Sessão de leitura do filme “Arroz de Hauçar” de Camila Ribeiro; GRATUITO
19h – EMUS no MAB – Concertos da Escola de Música da UFBA; GRATUITO
*Dia 11/09* (Quarta-feira)
10h – 12h – OFICINA DE CERÂMICA – Releituras da exposição Armorial – Com mestre Sérgio Centurión – Gratuito – (Inscrições encerradas)
*Dia 12/09* (Quinta-feira)
9h – ENCONTRO – Equidade Étnico-Racial na Educação Básica: Caminhos Possíveis. Produção: Mahin Consultoria Antirracista, Banco Mundial e Todos pela Educação; Gratuito.
10h às 12h – OFICINA DE CERÂMICA – Curso de Cerâmica Sensível – Gratuito – (Inscrições encerradas).
8h – Feira agroecológica do MAB
*Dia 13/09* (Sexta-feira)
10h – 12h – OFICINA DE CERÂMICA – Releituras da exposição Armorial – Com mestre Sérgio Centurión – Gratuito – (Inscrições encerradas)
*Dia 14/09* (Sábado)
9h – ENCONTRO – CAPOEIRA DO SÉCULO
Produção: Grupo de Capoeira do Porto da Barra
10h – 12h – OFICINA DE CERÂMICA – Releituras da exposição Armorial – Com mestre Sérgio Centurión – Gratuito – (Inscrições encerradas)
09h às 13h – OFICINA DE CERÂMICA
Releituras da exposição Armorial
Com a ceramista Olga Gomez
Dias 14, 21, 28/09 e 05/10
Gratuito (para iniciantes, Inscrições presenciais no dia 14/09)
14h30 – SARAU ENCONTRO
Escreviventes Ba e Leia Mulheres Salvador
*Dia 15/09* Domingo
16h – TEATRO – Espetáculo Missa das Setes
Companhia de Teatro as Lobas
PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES
(De terça-feira a domingo das 09h às 17h):
- Exposição de acervo do PHCA;
- Exposição Uma Casa Sertaneja;
- Exposição: “Nossas Curvas não se Curvam”.
*De terça a sexta – 10h às 15h*:
Parque de Histórias: Através de contação de histórias promovemos a exploração da biblioteca do PHCA estimulando diversas habilidades e competências como: escuta, fala, criatividade, interação social, compreensão dos próprios sentimentos, além de resgatar nossa cultura com histórias e lendas africanas e indígenas; público infantil, mediante marcação prévia.
SOLAR FERRÃO
(De terça-feira a domingo):
- Exposição HÃHÃW: Arte indígena antirracista;
- Exposição ‘O Corpo Liberto’;
- Favela em Fluxo (em destaque);
- Mostra Sesc Bahia de Artesanato.
MAM
(De terça-feira a domingo de 10h às 18h):
- Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi – Espaço expositivo permanente, núcleo de diálogo e recortes sobre o legado de Lina Bo Bardi;
- Linha do tempo com dados históricos do Solar do Unhão e Livraria Caramurê – Espaço Solar;
- Mostra de Trabalhos das Oficinas de Xilo;
- Sala Rubem Valentim (acesso pelo mirante).
- Mostra Oficina de Desenho de Observação com Olga Gomes – EXPOSIÇÃO RESULTADOS PRÁTICOS – (Galpão das Oficinas).
*Dia 13/09* (Sexta-feira)
Abertura da Exposição: “VILA VELHA, POR EXEMPLO 60 ANOS DE UM TEATRO NO BRASIL”
*Dia 14/09* (Sábado)
9h às 12h / 13h às 16h – Oficinas de Xilo (até final de novembro) – Galpão das Oficinas – Aulas iniciadas – Turmas fechadas
*Dia 15/09* (Domingo)
16h – PÔR DO JAU – Praça Letieres Leite
(71) 9 9120-2855
10h30 – 13h30 – OCUPAÇÃO DO GALPÃO AOS DOMINGOS – Oficina de Bordado Livre – Galpão das Oficinas (Inscrições encerradas)
10h30 – 14h – OCUPAÇÃO DO GALPÃO AOS DOMINGOS – XILO NO MAM – Técnicas de Impressão – Galpão das Oficinas (Inscrições encerradas)
______________
CINE MAM
http:/saladearte.art.br/
(71) 98199-2833
@saladearte_oficial
**O Museu Udo Knoff está temporariamente fechado.**
Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O IPAC é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.
Foto: Fernando Barbosa – ASCOM/IPAC