Conselho aprova moção de louvor ao organizador do Encontro de Cheganças da Bahia
O Conselho Estadual de Cultura, em Sessão Plenária, aprova moção de louvor, proposta pelo conselheiro Nilo Trindade, ao trabalho desenvolvido pelo agente cultural Rosildo Moreira do Rosário, um dos principais responsáveis pela retomada das cheganças de Saubara, no Recôncavo da Bahia. Há cerca de nove anos foi iniciada a tentativa de perpetuar essas manifestações culturais que recontam, por meio de danças e cânticos, fatos históricos marcantes à formação da cultura nacional.
As novas gerações de Saubara passavam por um processo de não inserção nas cheganças, mantidas por agentes culturais dispostos a transmitir a tradição mesmo diante das dificuldades de atrair os jovens.
Assim, Rosildo Moreira do Rosário assumiu o desafio de apresentar aos meninos e meninas da região como as relações de identidade e pertencimento são fortalecidas a partir de ações culturais como cheganças. Há quatro anos Rosildo Moreira do Rosário organiza o Encontro de Cheganças da Bahia, que acontece sempre no mês de agosto, na festa do padroeiro da cidade, São Domingos de Gusmão.
Em 2016, o evento sucedeu no dia 06 de agosto. Além dos grupos culturais locais, se apresentam entidades de outros territórios de identidade, que já reconhecem em Saubara uma referência na disseminação da cultura ligadas às cheganças. É promovido ainda o encontro com mestres do saber popular que dissipam conhecimento e fortalecem as relações culturais da comunidade.
Ações como a de Rosildo Moreira do Rosário confirmam o potencial de agentes culturais como mediadores da transformação social. Sua inserção nas atividades ligadas à cultura popular começaram aos três anos, quando ingressou no grupo Chegança dos Marujos, em Saubara. De origem humilde, sempre esteve ciente da importância da perpetuação das tradições locais.
Enveredou pelos estudos até se formar em Pedagogia, o primeiro diploma na família. Desde então, exerce a função de professor em escolas e assumiu cargos públicos voltados à gestão da cultura municipal. Entre 2005 e 2011, foi coordenador-geral da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), onde realizou importante papel no desenvolvimento da salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo baiano. O reconhecimento do seu trabalho o levou, em 2010, a ser eleito para o Colegiado Nacional de Culturas Populares, como representante da região Nordeste que pôde contribuir na elaboração do Plano Nacional de Culturas Populares.
O incentivo à formação de agentes culturais como Rosildo Moreira do Rosário é também sinônimo de visibilidade ao município, haja vista que o mesmo representou a cidade de Saubara e suas manifestações culturais em diversos estados e em países como Palácio da Aclamação (anexo) Av Sete de Setembro, 1330 – 40.080.001 Salvador – BA Fones: (71) 3117-6190/6195 – fax (071) 3117-6188 Togo, Haiti e China. Ainda no município, colaborou na elaboração e reestruturação do Sistema Municipal de Cultura e presidiu o Conselho de Educação de Saubara.
Reconhecer o talento de fazedores da Cultura é importante à manutenção da nossa sociabilidade dentro de uma perspectiva que contemple a pluralidade identitária da Bahia. Portanto, o Conselho Estadual de Cultura aplaude o trabalho e a história construída por Rosildo Moreira do Rosário, com desejo de que seu exemplo seja perpetuado não apenas em Saubara, mas em todos os territórios de identidade cultura.