Salvador, 18 de May de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Oficina Cena Solitária– Os Múltiplos Personagens
Quarta-feira 16 Outubro 2019, 14:00

Acessos : 99

A oficina gratuita de teatro CENA SOLITÁRIA–  OS MÚLTIPLOS PERSONAGENS  acontece no dia 16/10, às 14h, no Museu de Arte da Bahia, e visa trabalhar o intérprete inserido no contexto da criação solo e interpretação de múltiplos personagens que contracenam entre si. A atividade é oferecida através do Edital de Mobilidade Cultural 2019 do Governo do Estado da Bahia e será ministrada pela equipe do espetáculo As Três Irmãs do Sertão, como contrapartida da proposta contemplada para turnê comemorativa de 10 anos do projeto em três cidade de Portugal.

Tendo como referência do processo criativo do espetáculo, durante 04 horas, atores, estudantes de teatro e não atores serão provocados através de exercícios a pensar e construir a cena com o intuito de preenchê-la com diversos personagens, mesmo estando só e apenas tendo como recurso o seu próprio corpo.  Para se inscrever, os interessados devem enviar nome, idade e carta de motivação para o e-mail entresirmasdosertao@gmail.com . 

As vagas são limitadas.

 

O Projeto

Com o apoio da Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Governo no Estado da Bahia, o espetáculo brasileiro As Três Irmãs do Sertão atravessou o Oceano Atlântico e retornou a Portugal, terra onde estreou, para comemorar o aniversário de 10 anos com turnê em três cidades portuguesas. No dia 19/09, o grupo baiano foi recebido pela Companhia Teatro da Garagem, no Teatro Taborda, em Lisboa, onde o espetáculo foi apresentado em 2009 como atividade do Mestrado em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa/Portugal da atriz Sara Galvão.

No dia 20/09, foi a vez da cidade de Moita, com apresentação no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo e, no dia 21/09, no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Oeiras, com acolhimento da Cia de Actores. "A receptividade do público português e dos grupos que nos acolheram foi muito especial. O retorno deles ao final de cada apresentação foi a melhor recompensa que poderíamos ter. Já esperávamos que seria bom, mas superou nossas expectativas. Foi um sucesso!", se emociona Sara.

Baseado na cultural popular do nordeste brasileiro e inspirado no clássico moderno do russo Anton Tchecov, nas poesias de Patativa do Assaré e nas músicas de Luiz Gonzaga, o texto escrito em cordel transporta a história do autor russo para o sertão brasileiro para contar a trajetória das irmãs Irina, Macha e Olga que sonham em abandonar a seca e o calor escaldante que aflige o nordeste e partir para São Paulo em busca de uma vida melhor.

No Brasil, o espetáculo foi apresentado pela primeira vez, à convite do diretor Jorge Farjala, na Mostra Caleidoscópio no Teatro Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, em 2011. A partir daí, cumpriu temporada no teatro Gamboa Nova, em Salvador nos meses de fevereiro e março de 2013, foi selecionado para fazer parte do Festival de Culturas Populares do Governo do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Identitárias – CCPI, em 2014, e integrou a grade da programação da maior festa junina da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, no mesmo ano. Em 2017, o espetáculo foi remontado e reformulado e cumpriu temporadas no Teatro Sesi Rio Vermelho, Espaço Xisto Bahia e Museu de Arte da Bahia, em Salvador, e compôs programação da Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2017.

Com ritmo e dinâmica apoiados em referências da cultura popular da região Nordeste do Brasil, em As Três Irmãs do Sertão, a atriz Sara Galvão (que também é responsável pelo texto e encenação) dá vida às três personagens e é acompanhada pelo sanfoneiro e maestro Estevam Dantas.  O solo musical ainda conta com a voz em off de Harildo Deda, Alisson de Sá na direção de cena e iluminação, videografismo de João Lins e participação em vídeo do ator Daniel Rabelo. A produção é da Zum Zum Zum Arte Cultura e Afins.

SERVIÇO

OFICINA CENA SOLITÁRIA–  OS MÚLTIPLOS PERSONAGENS

DATA: 16/10/2019

HORÁRIO: 14H

CARGA HORÁRIA: 4HORAS

LOCAL: MUSEU DE ARTE DA BAHIA

VALOR: GRATUITO

INSCRIÇÃO: ENVIAR NOME, IDADE E CARTA DE MOTIVAÇÃO PARA O E-MAIL   entresirmasdosertao@gmail.com

 

VAGAS LIMITADAS.

Mais informações sobre o espetáculo:

http://www.facebook.com/astresirmasdosertao

 

Valor Gratuito

A oficina gratuita de teatro Cena Solitária – Os Múltiplos Personagens acontece no dia 16/10, às 14h, no Museu de Arte da Bahia, e visa trabalhar o intérprete inserido no contexto da criação solo e interpretação de múltiplos personagens que

Localização  Museu de Arte da Bahia - MAB
Av. Sete de Setembro 2340- Corredor da Vitória
Brasil/Bahia/Salvador
41730-101

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.452Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.314Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.238Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.092Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.173Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.088Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Lava Jato_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: