Salvador, 10 de May de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Oficina de luz para cena Exclusiva para mulheres da Bahia Com: Milena Pitombo, Maria Carla e Larissa Lacerda
Segunda-feira 25 Janeiro 2021, 08:00 - 23:59

Acessos : 772

Propondo um processo formativo em iluminação para mulheres, o projeto “iluMINA!”, realizado pela Dimenti Produções Culturais, abre inscrições para oficina de luz para cena, coordenada pelas iluminadoras Milena Pitombo, Maria Carla e Larissa Lacerda. Sessenta vagas gratuitas são oferecidas para mulheres da Bahia que desejem se instrumentalizar nesta área, desenvolver um olhar sensível para a arte de iluminar e construir seus projetos de luz em diversas circunstâncias: em casa, para uma câmera ou dentro de um teatro. Interessadas devem preencher o formulário online disponível em https://tinyurl.com/oficinailumina, até o dia 29 de janeiro. A lista de inscritas será divulgada no dia 1º de fevereiro e as aulas se realizarão, em formato online, de 2 a 20 de fevereiro, às terças e quintas, das 18h30 às 21h, e aos sábados, das 9h30 às 12h, totalizando uma carga horária de 20 horas.

Na oficina, serão abordados conteúdos como a história da iluminação (dando enfoque à participação de mulheres importantes para a área), os fundamentos básicos para luz, como cor, intensidade, ângulo, direção, qualidade etc., e noções técnicas que envolvem reconhecer equipamentos, lâmpadas e lentes, além de noções de eletricidade básica.

Neste percurso, será proposto que cada participante escreva um miniprojeto artístico, com foco na conceituação de um projeto de luz de sua autoria, para ser avaliado pelas instrutoras. A partir disso, 12 alunas serão selecionadas para uma segunda etapa de orientação individualizada, com 8 horas de acompanhamento de seus processos criativos, com oferta de uma bolsa-auxílio de criação no valor de R$ 800. Os resultados artísticos desta etapa serão apresentados ao público no final do mês de março.

O projeto “ilumina!” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SOBRE AS MINISTRANTES

Milena Pitombo – Atriz e iluminadora. Trabalha com iluminação desde 2006. Já atuou ao lado de iluminadores como Telma Fernandes, Rodrigo Marçal, Bruno Cerezoli, Marina Arthuzzi, Alexandre Galvão, Vladimir Medeiros e Bruno Magalhães. Criou luz para os espetáculos “Solo para coisas não esquecidas”, de Julia Branco; “Sobre Nós”, com a UMA COMPANHIA; e “Falância”, de Marcelo do Vale, com Paulo Vitor. Foi coordenadora técnica do Festival Internacional de Improvisação (FIMPRO), nas edições I e II, e do Festival de Solo de Mulheres Pretas – ÌYÁ’S. No México, criou luz para “Batrácio”, de Maurício Galaz, “Debotas al Votox” e outros espetáculos de teatro de improvisação, onde improvisava luz em tempo real. Foi técnica e operadora de luz de “Passaredo Passarinholas”, do Grupo Vilavox; “OXUM”, no Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA); “Pele Negra, Máscaras Brancas”, com direção de Onisajé e Licko Turle; e “Medeia Negra”, de Márcia Limma.

Maria Carla – Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atua nas artes cênicas como iluminadora, produtora e atriz. Trabalhou no Teatro Castro Alves (TCA) e ministrou aulas no projeto de extensão “Faça-se luz” (UFBA). Trabalhou como iluminadora e operadora de luz dos espetáculos “As Centenárias” (2018) e “Relatos sentimentais para corações juvenis” (2017), de Leandro Santolli; “Apareceu a Margarida” (2017), de Vinicius Martins; e “E contar tristes histórias das mortes das bonecas” (2017), de Queila Queiroz. Também dos shows “Cais e Sais” (2017) e do lançamento do CD “Um corpo no mundo” (2018), ambos de Luedji Luna. Realizou ainda a coordenação técnica e a operação de luz da “Caravana As Três Marias” (2017/2018), composta pelas encenações “Solo Almodóvar”, “Benedita” e “Amanheceu”. Atualmente, desenvolve o projeto “Vão”, do qual é realizadora.

Larissa Lacerda – Com olhar múltiplo para as artes e técnicas da cena, atua como iluminadora, diretora teatral, atriz, cantora e coordenadora técnica (IC Encontro de Artes e Jornada de Dança da Bahia, 2018 e 2019). É mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), bacharel em Direção Teatral (UFBA) e licenciada em Letras Vernáculas (UFBA). Pesquisa tensões entre performatividade e teatralidade no teatro contemporâneo, que resultou no espetáculo “...nenhuma carta” (2016), com o qual participou de diversos festivais. Trabalhou ao lado de diretores como Márcio Meirelles, Hebe Alves, Fábio Espírito Santo, Rino Carvalho e Paula Lice. Foi coordenadora artística do “Projeto Diário Rosa”, ação artística multilinguagem em torno do tema da violência sexual contra mulheres, que ocupou o Teatro Gamboa Nova (2017). Fez o projeto de luz do Festival Concha Negra (2019). Assina a luz e a assistência de direção do espetáculo “Vermelho Melodrama”, de Jorge Alencar, vencedor na categoria Melhor Espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro 2019.

iluMINA!

Oficina de luz para cena

Exclusiva para mulheres da Bahia

Com: Milena Pitombo, Maria Carla e Larissa Lacerda

Inscrições: 19 a 29 de janeiro de 2021

Em: https://tinyurl.com/oficinailumina

Número de vagas: 60 vagas

Carga horária total: 20 horas

Aulas online ao vivo: 2 a 20 de fevereiro de 2021

Terças e quintas, das 18h30 às 21h; sábados, das 9h30 às 12h

Quanto: Gratuito

Contato  Inscdrições em: https://tinyurl.com/oficinailumina

Valor Gratís

Inscrições: 19 a 29 de janeiro de 2021/Número de vagas: 60 vagas/Carga horária total: 20 horas/Aulas online ao vivo: 2 a 20 de fevereiro/Terças e quintas, das 18h30 às 21h; sábados, das 9h30 às 12h

 

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.473Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.332Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.193Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.001Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.190Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.012Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Sumário_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: